segunda-feira, outubro 31, 2005
Sai um novo 25 de Abril para a mesa do canto
E CONTINUA...
E AINDA O ARTIGO DO CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS.
" ... Este triunvirato é responsável absoluto pelo miserável resultado autárquico do passado dia 9, onde, a nível distrital, não conseguiu sequer escolher um novo rosto que ganhasse uma simples Câmara Municipal, acabando mesmo por perder o concelho de Arganil. Embora o PS tivesse ganho mais duas câmaras municipais, não podemos deixar esquecer que em Mira, apenas ganhou por ter havido uma cisão no PSD, que deu lugar a duas candidaturas. E em Soure, ‘compraram’ um Presidente com maioria absoluta, que ficou agora pela vitória por maioria simples, em desvantagem para com a oposição em número de vereadores, e com o ónus político de ter humilhado e destruído as estruturas locais do partido. Que belo balanço! E ainda perdemos a Assembleia Municipal de Miranda do Corvo, onde o próprio Fausto Correia era candidato, mas já sem a noção da realidade concreta dos tempos de mudança que vão soprando, incapaz de vislumbrar quando a saída de cena deve ser consentânea com os pergaminhos políticos que ainda se pensa usufruir..."
SOCIALISTAS LIMPAM E ARRUMAM A CASA.
" ... Como cidadão de Coimbra e militante socialista, segui atentamente toda a campanha eleitoral para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Coimbra, não esquecendo as 31 Assembleias de Freguesia. Para os mais atentos, cedo se percebeu que as listas do PS à Câmara e Assembleia Municipal foram impostas por um triunvirato, Fausto Correia, Victor Baptista e Luís Vilar, que domina o partido na última dúzia de anos e é responsável pelo afastamento de muitos promissores e excelentes quadros, em detrimento da manutenção dos mesmos, que vão sendo cada vez menos, à volta de uma bem urdida teia de interesses políticos pessoais, onde ou se está de acordo e pode ser que também tenha direito a alguma coisa, ou então se é pura e simplesmente afastado..."
Quem fala assim não é gago. O artigo seria perfeito se o leitor se tivesse identificado...todavia somos capazes de compreender.
SÁBADO FINALMENTE HÁ COMISSÃO POLÍTICA DISTRITAL NAS HOSTES SOCIALISTAS.
sexta-feira, outubro 28, 2005
Nova crise para Sócrates gerir...
A diplomacia.
Mais uma vez se confirmou a ideia que tenho vindo a consolidar, bastou ver o movimento diplomático no DR – Iª-A Série, nº 208, de 28/10/2005.
Convém, pois, estar atento aos: de Mello e Castro de Mendonça Côrte-Real; de Sales Mascarenhas; Leone Zanatti; Henriques Paes; de Sousa Lorvão; de Sales Mascarenhas; de Grade Zacarias; etcetera.
Portanto, mais importante que tudo: o nome.
A CREDIBILIDADEDE DE HUMBERTO...
Que credibilidade têm aqueles que nos momentos dificeis não conseguem separar reconhecimentos pessoais, amizades, interesses, agradecimentos e sintonias, que nada têma ver com o PS, com o que é melhor para a afirmação do Partido Socialista junto dos cidadãos ?
É dessa gente que os partidos são cada vez mais constituídos.
As mais-valias políticas e pessoais dos poucos quadros que o PS, aqui e ali, vai decidindo, por obra do acaso ou por reconhecimentos pessoais de dirigentes e políticos socialistas nacionais, promover têm cada vez mais a ganhar se se afastarem da mediocridade de Coimbra. Os quadros socialistas que são ostracizados pelos dirigentes aparelhistas não devem emprestar a sua dignidade, competência, reconhecimento e boa imagem externa a este partido, no distrito de Coimbra e outros haverá nas mesmas condições.
Ai Coimbra...como mudaste!
quinta-feira, outubro 27, 2005
Depois de Batista tudo é possível...
Quem se seguirá? O Rato Mickey? O cão dos 30% de Luís Vilar? A bandeira do cão? Baptista, o alter ego de Batista?
HAJA CALMA!
Além disso, o que farão esses 13,8% quando se aperceberem que Alegre tem menos de socialista que...Cavaco Silva?
terça-feira, outubro 25, 2005
Outra vez as autárquicas...
Uma década depois, as distritais de Lisboa e Porto encontram-se em adiantado estado de decomposição, revelando-se incapazes de arranjar candidatos autárquicos que mobilizem o eleitorado dessas cidades. O PS refluiu para as pequenas urbes e, principalmente, para o meio rural."
"O que lhe sobra em esperteza, falece-lhe em cultura política. Coelho resolve os mais intrincados problemas com um dito de espírito, desfaz um conflito com uma piada, desarma um adversário com um abraço."
Assim como no Porto e em Lisboa, também em Coimbra a escolha foi...infeliz! Para ser simpático!!
domingo, outubro 23, 2005

CAVACO SILVA TEM APOIO DE RAMALHO EANES! DIRIAMOS QUE CAVACO TEVE O SEU PONTO MAIS ALTO NO DIA DA SUA APRESENTAÇÃO. AGORA É COMEÇAR A PERDER PONTOS...
E MANUEL ALEGRE TEM OU NÃO UMA PALAVRA A DIZER ? CONFIRMAR-SE-Á, MAIS UMA VEZ, OU NÃO QUE CADA VEZ MAIS AS DECISÕES DAS "CABEÇAS-PENSANTES" DO DITO "APARELHO" DO PS ESTÃO CADA VEZ MAIS LONGE DA VONTADE E DO SENTIR DOS CIDADÃOS ?

quinta-feira, outubro 20, 2005
VILAR ... POIS CLARO !
Luis Vilar, nas Beiras, hoje:
" ... Não fugindo à derrota do PS, é bom recordar que a abstenção aumentou mais de 5.000 votos e que a distância do PSD+CDS–PP diminuiu em mais de 5.000 votos em relação à candidatura apresentada pelo PS.Para terminar esta breve análise não posso deixar de referir a penalização que o PS teve nestas eleições, decorrentes das medidas que o Governo tomou para equilibrar as finanças públicas e que, infelizmente, todos os analistas consideram insuficientes.A prova cabal que estas medidas não foram populares e que o eleitorado reagiu negativamente, foram os resultados a nível nacional, em que o PS perde, entre outras, câmaras como Aveiro, Santarém e Barreiro. Faro foi a excepção para confirmar a regra..."
VILAR ACUSADO DE COAÇÃO E PRESSÃO SOBRE UMA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL PARA APOIAR PS
O Centro Social Cultural e Recreativo de Botão (CSCRB) enviou a José Sócrates uma carta em que imputa a Luís Vilar “afirmações lesivas do bom nome e honra da instituição”, apurou o nosso Jornal.
Líder da Comissão Política Concelhia de Coimbra do PS e vereador, Luís Vilar declinou comentar a atitude da Direcção do Centro Social, tendo indicado que não se reuniu com membros da mesma. ( EM NENHUM MOMENTO É DITO QUE O SR. LUISVILAR REUNIU COM A MESMA, MAS SIM COM O PS LOCAL ONDE ESTAVAM, POR COINCIDÊNCIA, MILITANTES DO PS QUE ERAM TAMBÉM DIRIGENETS DO CENTRO SOCIAL ).
A carta alude a uma reunião do Partido Socialista, presumivelmente efectuada na sede do CSCRB a 8 de Julho de 2005 e alegadamente presidida por Luís Vilar. Fontes partidárias ouvidas pelo “Campeão” precisaram que se tratou de um encontro no âmbito da escolha da lista do PS para a Assembleia de freguesia de Botão.
Segundo a missiva, o dirigente partidário “misturou política e instituições do Estado, de forma inqualificável, pressionou e chantageou, indirectamente, directores e associados” da instituição. Entre as afirmações imputadas a Luís Vilar figura a ameaça de que, se o PS não ganhasse em Botão, no âmbito das recentes eleições autárquicas, o CSCRB não teria mais qualquer apoio da Segurança Social.
A carta, enviada a José Sócrates no início de Agosto, diz que o presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra do PS ameaçou pressionar o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, e o director do Centro Distrital da Segurança Social, Mário Ruivo. “Mesmo depois de alguns dos presentes terem mostrado o seu desagrado (...), o senhor Luís Vilar reiterou as afirmações ainda de forma mais veemente”, sustenta a Direcção do Centro Social Cultural e Recreativo de Botão. Segundo a instituição, tratou-se de “afirmações radicalmente opostas aos princípios básicos de um Estado de Direito democrático”, bem como à “seriedade e isenção por que tem de pautar-se a actuação dos políticos”.
Mais uma vez...Luis Vilar ...
quarta-feira, outubro 19, 2005
RESPOSTA DOS SOCIALISTAS DE LIVRE PENSAMENTO.
ACHAM QUE SÓCRATES PROMETEU O QUE QUER QUE SEJA AO SENHOR LUIS VILAR ?
PASTAS ...PELOUROS ...
DE QUEM SE FALA ...
Horácio Pina Prata - Vice-Presidente da Câmara e mantém o pelouro da actividade económica do concelho.
Marcelo Nuno - não quer perder dinheiro, pelo que só quer meio-tempo. Deverá ocupar o mesmo lugar de Manuel Rebanda, ou seja recursos humanos e financeiro ( licenciado em economia ).
Luis Providência - ambiente, lixo, desporto e saúde pública ( delegado de informação médica ).
Mário Nunes - cultura ( licenciado em letras ).
João Rebelo - Obras ( engenheiro civil ).
amanhã há mais novidades
NO COMBATE POLÍTICO A MELHOR ARMA É MESMO A MEMÓRIA!
A Associação de Defesa do Ambiente de Souselas (ADAS) reiterou hoje a recusa da co-incineração na cimenteira desta freguesia do concelho de Coimbra, que prometeu combater "por todos os meios legais".
"Vamos defender os legítimos direitos da população de uma forma ordeira e civilizada, argumentado com suporte técnico e científico", declarou à Lusa João Pardal, presidente da ADAS.O biólogo, eleito pelo PSD nas autárquicas de 9 de Outubro para a presidência da junta de freguesia de Souselas, lamentou que o primeiro-ministro, José Sócrates, "insista em aumentar o passivo ambiental" da localidade, onde a fábrica de cimento da Cimpor labora há cerca de 30 anos.
terça-feira, outubro 18, 2005
ENCARNAÇÃO DE FÉRIAS NA MADEIRA DEIXA VEREADORES COM NERVOS EM TRAPOS.
OS CIDADÃOS QUEREM CONHECER NOVOS ROSTOS POLÍTICOS NO DISTRITO.
Ricardo Pereira Alves, o mais novo presidente de Câmara do país, com 29 anos, foi uma aposta ganha pelo PSD em Arganil. E o PS ? Não tem jovens talentos ? Não tem jovens de valor ?
Marcelo Nuno, um jovem valor que chegou à presidência do PSD/Coimbra e com isso a administrador das Águas de Coimbra e, hoje, vereador ? E Nuno Freitas, ex-vereador da Câmara de Coimbra e ex-Presidente do IDT ? E Gonçalo Capitão, ex-vice-presidente da bancada parlamentar do PSD ?
Todos quadros da JSD e, hoje, do PSD de Coimbra.
Onde estão os do PS ? Não existirão ? Será o PS tão fraco que não foi capaz de formar jovens de qualidade ? Claro que não.
Então os quadros da JS que venciam na AAC, nas faculdades e na sua Direcção-Geral, os da JSD são incapazes de ser alternativa interna no seu próprio partido ?
segunda-feira, outubro 17, 2005
MÁRIO RUIVO PREPARA-SE PARA SER CANDIDATO À CONCELHIA DE COIMBRA
FAUSTO CORREIA REGRESSA À ACTIVIDADE DE JORNALISTA...COMO DIRECTOR DE O DESPERTAR
O eurodeputado socialista Fausto Correia é a partir de hoje (sexta-feira, 14) o novo director do "O Despertar", segundo jornal regional mais antigo do distrito de Coimbra. Dar um "novo impulso" ao jornal é um dos objectivos do novo director.
" ... Durante quase nove anos, de 1983 a 1992, fez parte dos sucessivos Conselhos de Administração da RDP - Radiodifusão Portuguesa. Desde Abril de 1992 e até Outubro de 1995, foi Vice-Presidente da Direcção-Geral da Agência LUSA de Informação. Fundador e presidente da Direcção do FORUM CONIMBRIGAE, foi dirigente da Associação Académica de Coimbra, co-fundador do Clube Académico de Coimbra e vice-presidente da Assembleia Geral da Académica/Organismo Autónomo de Futebol..."
" ... Deputado à Assembleia da República, eleito pelo Círculo de Coimbra, nas IV, VII , VIII e IX Legislaturas. De Outubro de 1995 e até Outubro de 1999, exerceu as funções de Secretário de Estado da Administração Pública do XIII Governo Constitucional. Entre Outubro de 1999 e Abril de 2002 foi, sucessivamente, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado e Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro..."
" ... foi, desde Maio de 1992 e até Outubro de 2000, Secretário-Coordenador da Federação Distrital de Coimbra, cargo que já desempenhara entre 1978 e 1980 e que voltou a exercer entre Março de 2002 e Abril de 2003. .."
"...É ainda membro efectivo da Delegação às Comissões Parlamentares de Cooperação União Europeia - Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e para as Relações com o Tadjiquistão, o Turquemenistão e a Mongólia..."
O orgulho da cidade!
CONGRESSOS FEDERATIVOS EM ABRIL DE 2006. ACTUAIS PRESIDENTES TIVERAM MANDATO DE 4 ANOS.
E isto apesar de Francisco Assis e Alberto Souto, presidentes das federações do Porto e de Aveiro, já terem dito que não querem continuar no lugar.
Ontem e, na sequência dos resultados eleitorais – que o próprio primeiro-ministro e secretário-geral, José Sócrates, assumiu terem ficado “muito aquém das expectativas”– o Largo do Rato, sede partidária. No encontro, onde não participou Francisco Assis, estiveram também presentes Jorge Coelho, coordenador autárquico e presidente da Comissão Permanente, e Marcos Perestrello, secretário nacional e também da Comissão Permanente do PS.Na sequência dos resultados eleitorais, Francisco Assis, candidato derrotado à Câmara do Porto e presidente da respectiva Federação Distrital (onde os objectivos não foram alcançados), anunciou que não iria recandidatar-se ao lugar.
Também Alberto Souto, que perdeu para a coligação PSD/CDS-PP, liderada por Élio Maia, admitiu ao CM que iria colocar o lugar à disposição. As expectativas quanto ao resultado da reunião de ontem eram por isso grandes, admitindo-se a convocação imediata de eleições para a liderança das federações.
Tanto mais que o próprio secretário-geral repetiu insistentemente que não estava em causa “a avaliação do Governo”, o mesmo não se podendo dizer do PS, que em Fevereiro obteve a sua primeira maioria absoluta.
quinta-feira, outubro 13, 2005
A GUERRA DAS ROSAS
O PS já foi penalizado pelos eleitores.
Não foi só o concelho de Coimbra, foram os da maioria dos outros concelhos nacionais.
Não devemos atribuir só culpas ao candidato Victor Baptista. Apesar dos “tiros no próprio pé”que o senhor insistia em dar.
A derrota socialista foi nacional.
Se foi, ou não, recado ao governo é o que estamos para ver.
No tempo de Guterres, o mesmo Sócrates achou que era um recado (e forte) contra o Governo.
Ou, talvez achasse que era um bom argumento para” fugir do barco” como rato que é, a adivinhar naufrágio.
É claro que ao ouvir o que não lhe interessa, qualquer socialista põe o seu ar mais sério e diz que isso é não saber nada de demagogia…perdão…democracia.
Não sei mesmo nada da “democracia” inventada por alguns socialistas. Tal como não percebi a “facada nas costas” de Manuel Alegre.
As questões são estas :
- Será que é um estratagema (à maneira socialista) para arrumar com o “mexe cordelinhos” do Mário Soares?
- Será uma maneira de promover Manuel Alegre?
Por solidariedade com a vítima, os eleitores votam nele.
Bem típico do nosso espírito de portugueses a atitude de nos revermos no “desgraçadinho”.
- Será uma forma de desviar a atenção dos eleitores?
Fazendo-nos esquecer que o nosso dinheiro já não chega a meio do mês mas que os aumentos dos ordenados dos quadros do Estado continuam ao nível dos quadros dos países mais ricos do mundo?
São questões que devemos pensar.
Ou podemos estar “nas tintas” para estas coisas.
quarta-feira, outubro 12, 2005
NAS VINAGRETAS DO CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS !
E ESTA HEIM ?
LEMBRAM-SE ?
" ... Neste contexto, Baptista escusa-se a comentar palavras por ele proferidas recentemente dando conta que se aparecesse outro candidato em melhores condições seria o primeiro a incentivá-lo. O deputado invoca um estudo de opinião, depositado na Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS), segundo o qual dois em cada três munícipes de Coimbra o conhecem ou já ouviram falar dele..."
"... Luís Marinho manifestou “satisfação pessoal” pelos resultados do estudo efectuado pela EuroExpansão e Victor Baptista comentou tratar-se da “empresa que dava a vitória a João Soares em Lisboa com cerca de 10 por cento de vantagem sobre Santana Lopes”..."
aqui
MALÓ DE ABREU INCENTIVA BAPTISTA A RESISTIR ÀS PRESSÕES INTERNAS PARA SE PODER AFIRMAR COMO CANDIDATO DAQUI A 4 ANOS!
ONDE ESTÁ O EMPATE TÉCNICO DE BAPTISTA? MENTIU AO PS E A COIMBRA.
terça-feira, outubro 11, 2005
Sábias Palavras de um verdadeiro senhor...
"...o PS, não poderá deixar de ponderar bem na estranha forma como se iniciou o processo eleitoral e se foi pertinente afastar dos trabalhos da campanha alguns militantes antigos e dedicados..."
Aqui encontra a análise integral sobre as eleições na Figueira da Foz
PS atribui derrota em Coimbra "às políticas do Governo"
O presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra do PS, Luís Vilar, assumiu ontem que o seu partido "não conseguiu atingir os objectivos mínimos" que se havia proposto nestas eleições autárquicas, mas atribuiu os resultados que classifica como "insatisfatórios" às políticas do Governo. "Numa cidade de serviços, como é Coimbra, os eleitores puniram as políticas que, apesar de correctas, penalizam os funcionários públicos", afirmou, deixando claro que não se demitirá do cargo que ocupa. Citando os casos de Aveiro e de Santarém para fundamentar a sua convicção, Luís Vilar defendeu que, para o PS, a nível nacional, os resultados foram "ainda piores do que há quatro anos". "Admito que não conseguimos fazer passar a nossa mensagem, mas esse foi o factor decisivo", insistiu, considerando que "quem tem de tirar ilações são os que não se empenharam na campanha eleitoral", nomeadamente, concretizou, "os deputados eleitos por Coimbra".
Apesar de reconhecer que o PS não atingiu os objectivos mínimos - impedir a maioria absoluta da coligação PSD/CDS/PPM -, Vilar considerou como positivo o facto de o PS ter "conseguido encurtar em cerca de 6000 votos a distância que há quatro anos o separava da coligação PSD/CDS/PPM".O líder da concelhia socialista referia-se, em concreto, ao facto de, num concelho em que votaram menos cinco mil eleitores em relação a 2001, o número de votos na lista encabeçada por Carlos Encarnação ter baixado de 38.335 para 31.752, enquanto o número de votantes no PS desceu de 22.512 para 21.091. Uma situação que Marcelo Nuno, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, analisou de forma diferente. "Desta vez, muita gente não foi votar por considerar que as eleições estavam ganhas [pela coligação]. É uma situação incomparável com a de há quatro anos, quando se verificou uma profunda vontade de mudança por parte das pessoas que queriam ver-se livres de quem estava no poder", realçou, afirmando que, neste contexto, os resultados do PS representam "uma derrota escandalosa".
In Publico
ENTÃO AGORA O GOVERNO É O RESPONSÁVEL??? SERÁ QUE TAMBÉM É O RESPONSÁVEL POR TEREM GANHO A CÂMARA DE MIRA E DE SOURE???
segunda-feira, outubro 10, 2005
Os Culpados da Figueira da Foz...

Foto in Confraria das Bifanas
"...O PS, apesar de eleger mais um vereador que há quatro anos, desce 407 votos (ainda assim, longe da hecatombe que muitos por aí prevíam) mas não se safa de ter obtido o pior score eleitoral de sempre na Figueira..." - in BeiraMar
"...pois apesar do PS ter ganho mais um vereador que em 2001, e ter ganho as Juntas de Freguesia mais populosas do concelho (S. Julião, Buarcos e Tavarede), e de o PSD ter descido de 17021 votos para 15428, o Partido Socialista consegue o feito de ter menos 407 votos para a CMFF, comparativamente com 2001. Baixa tanto em percentagem como em número de votos..." - in Amicus Ficaria
BOM DIA...
Fonte: "O País Natal" Autor: Hsun , Lu
VICTOR BAPTISTA E LUIS VILAR: DEMITAM-SE
domingo, outubro 09, 2005
sábado, outubro 08, 2005
AUTÁRQUICAS: LIÇÕES.
quarta-feira, outubro 05, 2005
QUANDO SE PERDE A VERGONHA NA CARA!

Fausto, depois de fugir, faz elogio ridículo a VictorBaptisa, sobretudo depois de tudo o que disse dele em 2000.
" ... Victor Baptista, Líder da Regeneração Coimbrã ... "
"...No próximo domingo, votarei no PS e no Dr. Victor Baptista. Com razões acrescidas e ora explicitadas. Revejo-me no seu estilo: sério, transparente, inovador, realista, competente, conhecedor, autêntico, cumpridor, esforçado, respeitador, atento e empreendedor". "A campanha eleitoral prestes a findar revelou apenas um candidato com ideias novas e motivado para assumir a presidência da Câmara Municipal. Querer é poder. Para fazer o muito que falta, Victor Baptista quer mesmo ser o líder da regeneração coimbrã. E querer é, outrossim, meio caminho andado para o sucesso"."Chegados aqui, é necessário e urgente constatar que a situação chegou a níveis nunca antes atingidos. Não há ideias, não há rumo, não há norte. Reina a frustração e a indiferença, abunda a falta de auto-estima e a descrença no futuro. O quadro equivale ao DESENCANTO DA ESPERANÇA". .."
terça-feira, outubro 04, 2005
Quem não sente não é filho de boa gente...
Falou e disse...mas mais valia não ter dito!
O que é estranho, vindo de um candidato que na mesma conferência de imprensa afirmou que "Tudo o que tem a ver com apoios institucionais da Câmara à Académica será do conhecimento público em pormenor".
E mais estranho ainda vindo de um candidato que quer exactamente ocupar o lugar de Carlos Encarnação. Se a alternativa é tão válida como insistentemente nos lembram todos os dias os seus carros de campanha, porque não divulgar o que faria se estivesse no lugar que tão sofregamente cobiça?! Convinha que nos dissesse isso (e mais) para sabermos se o queremos lá.
Uns minutos antes, ainda na mesma conferência de imprensa (!!), disse que "A acumulação de cargos não é desejável"!!!??
Concluindo com esta brilhante afirmação "Não sou daqueles que, quando há fumo vêm dizer que não é nada comigo"!!
Estas foram as palavras de quem foi eleito para o Conselho Académico da Briosa na lista de José Eduardo Simões à presidência...
Pois é! A campanha não lhe está a correr bem e isso parece andar a desorientá-lo.
E concerteza que não lucrará nada em criar instabilidade num dos poucos pólos de concórdia que une esta cidade, o seu clube de futebol! Sujeita-se a perder ainda mais votos e a ter um resultado ainda mais envergonhado nestas eleições...
Sabe, é que o verdadeiro circo do povo não são os arraiais nem as bifanas, é o futebol. E com o circo do povo nem César se metia...ele, que sabia umas coisas destas lides!!
segunda-feira, outubro 03, 2005
REFORMAS
O objectivo do Governo é acelerar o actual regime transitório para que a nova fórmula, aprovada em 2001, entre em vigor rapidamente.
Segundo a edição de hoje do jornal «Público», que cita o ministro da Solidariedade Social, Vieira da Silva, o Executivo deverá primeiro promover uma discussão com os sindicatos sobre o sistema de transição para a nova fórmula de cálculo das pensões. O objectivo é «acelerar a evolução para um modelo em que se dê mais importância à totalidade dos descontos que as pessoas fizeram ao longo da vida», justificou o ministro.
Na antiga regra, o cálculo do salário de referência (usado para calcular o valor da pensão em função do número de anos de carreira contributiva) era a média dos dez anos mais bem pagos dos últimos 15.
Para determinar o valor da pensão, esse salário de referência era multiplicado por 0,02 por cada ano de carreira contributiva até ao máximo de 80 por cento.
A nova lei de 2001, feita quando o actual ministro era secretário de Estado da Segurança Social, vem alterar esse cálculo. O salário de referência é calculado com base em toda a carreira contributiva e o valor já não é multiplicado por 0,02, mas por um ponderador que varia em função do montante do salário de referência. Os salários mais altos são multiplicados por um ponderador mais baixo e os mais baixos por um ponderador mais alto. »
09:53 3 Outubro 2005 in Expresso
Cada um deve julgar por si as acções deste governo socialista.