segunda-feira, outubro 03, 2005

REFORMAS

«Um número ainda indeterminado de portugueses vai receber reformas mais baixas antecipadamente.

O objectivo do Governo é acelerar o actual regime transitório para que a nova fórmula, aprovada em 2001, entre em vigor rapidamente.
Segundo a edição de hoje do jornal «Público», que cita o ministro da Solidariedade Social, Vieira da Silva, o Executivo deverá primeiro promover uma discussão com os sindicatos sobre o sistema de transição para a nova fórmula de cálculo das pensões. O objectivo é «acelerar a evolução para um modelo em que se dê mais importância à totalidade dos descontos que as pessoas fizeram ao longo da vida», justificou o ministro.
Na antiga regra, o cálculo do salário de referência (usado para calcular o valor da pensão em função do número de anos de carreira contributiva) era a média dos dez anos mais bem pagos dos últimos 15.
Para determinar o valor da pensão, esse salário de referência era multiplicado por 0,02 por cada ano de carreira contributiva até ao máximo de 80 por cento.
A nova lei de 2001, feita quando o actual ministro era secretário de Estado da Segurança Social, vem alterar esse cálculo. O salário de referência é calculado com base em toda a carreira contributiva e o valor já não é multiplicado por 0,02, mas por um ponderador que varia em função do montante do salário de referência. Os salários mais altos são multiplicados por um ponderador mais baixo e os mais baixos por um ponderador mais alto. »

09:53 3 Outubro 2005 in Expresso


Cada um deve julgar por si as acções deste governo socialista.

Sem comentários: