segunda-feira, outubro 17, 2005

CONGRESSOS FEDERATIVOS EM ABRIL DE 2006. ACTUAIS PRESIDENTES TIVERAM MANDATO DE 4 ANOS.

José Sócrates decidiu adiar escolha dos próximos presidentes das federações para preparar presidenciaisO PS decidiu ontem adiar a realização das eleições para a presidência das federações distritais para depois das presidenciais, que se realizam já em Janeiro.

E isto apesar de Francisco Assis e Alberto Souto, presidentes das federações do Porto e de Aveiro, já terem dito que não querem continuar no lugar.

Ontem e, na sequência dos resultados eleitorais – que o próprio primeiro-ministro e secretário-geral, José Sócrates, assumiu terem ficado “muito aquém das expectativas”– o Largo do Rato, sede partidária. No encontro, onde não participou Francisco Assis, estiveram também presentes Jorge Coelho, coordenador autárquico e presidente da Comissão Permanente, e Marcos Perestrello, secretário nacional e também da Comissão Permanente do PS.Na sequência dos resultados eleitorais, Francisco Assis, candidato derrotado à Câmara do Porto e presidente da respectiva Federação Distrital (onde os objectivos não foram alcançados), anunciou que não iria recandidatar-se ao lugar.

Também Alberto Souto, que perdeu para a coligação PSD/CDS-PP, liderada por Élio Maia, admitiu ao CM que iria colocar o lugar à disposição. As expectativas quanto ao resultado da reunião de ontem eram por isso grandes, admitindo-se a convocação imediata de eleições para a liderança das federações.

Tanto mais que o próprio secretário-geral repetiu insistentemente que não estava em causa “a avaliação do Governo”, o mesmo não se podendo dizer do PS, que em Fevereiro obteve a sua primeira maioria absoluta.