quinta-feira, dezembro 28, 2006

NOVOS DADOS DO MP.


Futebol Académica - MP acusa José Eduardo Simões de receber vantagens para si2006-12-28, 17:27 - Coimbra, 28 Dez (Lusa) - A conclusão que o MP chega é que o arguido José Eduardo Simões aceitou praticar actos como director do Urbanismo, indo ao encontro das pretensões de Joaquim Antunes dos Santos, sem apoio legal, contra as normas vigentes destinadas a regular as solicitações feitas aos serviços camarários que ele próprio dirigia.

Luís Santarino, um sócio carismático e crítico em relação à gestão de José Eduardo Simões, afirmou à Lusa que "este dado novo é gravíssimo" e "deita por terra as afirmações do presidente da Assembleia-Geral, Almeida Santos, o qual, sendo assim, deve rever a sua posição".


Almeida Santos, em declarações ao diário desportivo "A Bola", afirmou, há alguns dias, que confiava plenamente na seriedade do presidente José Eduardo Simões e que, solicitar fundos em benefício das finanças do clube, não era um crime que merecesse condenação.

O próprio Almeida Santos associou-se, a 12 de Dezembro, dia em que foram tornadas públicas as acusações, ao comunicado emitido pela direcção academista, manifestando toda a confiança e solidariedade no presidente academista. José Eduardo Simões é acusado de quatro crimes de corrupção passiva para acto ilícito e quatro para acto lícito, mas o dado novo é que teria, segundo o MP, também recebido vantagens patrimoniais para si próprio.

ver página da LUSA ...

O POLITICAEHOUSE DESEJA A TODOS UM FELIZ ANO NOVO!

O Politicaehouse fez mais um ano de vida. Polémico ? Sempre. Parcial? Também. Assumimo-lo desde a sua constituição. Não é possível estar na vida sem se ser parcial. O problema reside no facto de que ser-se parcial não é sinónimo de se ser incoerente. Todos nós somos parciais pois defendemos aquilo que a nossa linha de raciocinio dita como o melhor.

O Homem move-se por paixões, por sentimentos e muitas das opiniões têm essa base. E isso é até saudável, contando que os padrões éticos e morais se sobreponham sempre à nossa visão apaixonada e, apesar de parcial, justa, equilibrada e coerente que temos das coisas e da vida.

Ora, o Politicaehouse compreende bem as ameaças que centenas de vezes entraram na sua caixa postal. E entende-as bem pois provêm de pessoas sem essa estatura ética e moral. Provêm de pessoas que, para além de apaixonadas e interessadas são pessoas incoerentes. Hoje dizem uma coisa, amanhã o seu contrário. Ora é isso que as torna pouco credíveis!

Em todo o caso, até isso se compreende. O que já não se compreende é que num mundo que em cada minuto uma ditadura cai ou dá passos largos para cair, num país pequeno e com uma história de luta pela liberdade absolutamente exemplar haja pessoas, figuras e seus acólitos que usem a ameaça, a coação, a calúnia e a mentira para lutar contra quem simplesmente tem a coragem de não concordar com as suas posições, métodos e práticas! E nem se apercebem que a vida é qualquer coisa muito mais ampla que os seus umbigos alcançam. São, regra geral, tão egocentricos que não conseguem vislumbrar quem não concorda com eles para além do círculo pequenino do seu umbigo partidário, esquecendo-se que a a comunidade é muitíssimo mais vasta que os seus pequeninos horizontes!

O Politicaehouse assistiu impavido e sereno ao chorrilho de acusações a pessoas que, nuns casos pura e simplesmente não conhece, noutros casos conhece de artigos de jornais e outras intervenções públicas e noutros casos ainda conhece bem mas que jamais escreveram aqui uma linha.

Mesmo porque muito do que aqui foi sendo narrado e comentado, nuns casos saiu em jornais primeiro, noutros casos foi dito abertamente em artigos de jornais e em intervenções políticas e partidárias, noutros casos ainda era já vox populi.

O Politicaehouse pensou muitas vezes, entre os seus administradores, mudar a linha, mas sempre que entrava mais uma ameaça na sua caixa postal entendíamos que a única resposta a quem apenas conhece como contraditório o argumento da coacção e ameaça seria continuar. E aqui estamos para mais um ano.

Apesar de tudo, desejamos a TODOS um FELIZ ANO NOVO.

HAPPY NEW YEAR


quarta-feira, dezembro 27, 2006

PS-COIMBRA AO LADO DO GOVERNO A FAVOR DA CO-INCINERAÇÃO.

PS critica proibição de transporte de resíduos em Souselas
Assembleia Municipal de Coimbra discute hoje a postura de trânsito
que a câmara aprovou em Agosto

Os deputados do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Coimbra, que hoje se reúne, vão defender que a proibição e o condicionamento do transporte de mercadorias de resíduos perigosos que vigora em Souselas, junto à cimenteira local, são irregulares.
A postura municipal de trânsito aprovada pela maioria PSD-CDS e pelo vereador da CDU em Agosto passado, numa tentativa de impedir a co-incineração de resíduos industriais perigosos em Souselas, só hoje vai ser discutida na Assembleia Municipal de Coimbra.
António Reis Marques, líder da bancada do PS, acrescenta apenas que os socialistas vão questionar esta e outras atitudes da câmara de contestação à co-incineração preconizada pelo Governo.
Em Novembro passado, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra concedeu a providência cautelar requerida pela autarquia e suspendeu a eficácia do despacho do ministro do Ambiente, que dispensava a Cimpor do procedimento de avaliação de impacte ambiental previsto na lei para a prática da co-incineração.

AOS OUTROS 2 COMPANHEIROS ADMINISTRADORES DO POLITICAE DESEJAMOS UM FELIZ ANO NOVO DE 2007, EM SIERRA NEVADA!


UM ANO DE 2007 FELIZ E PRÓSPERO SÃO OS VOTOS DO POLITICAEHOUSE.AO NOSSO COMPANHEIRO ADMINISTRADOR QUE VAI PARA CUBA, QUE SE DIVIRTA E NOS TRAGA COHIBA
















Ao administrador Politicae que vai passar o ano a CUBA desejamos que se divirta e que nos traga charutos cubanos e cigarrilhas.


Até para o ANOOOOOOOOOOOOOO!

quinta-feira, dezembro 21, 2006

ARTIGO DE OPINIÃO DO SOCIALISTA JOÃO SILVA

http://www.campeaoprovincias.com/noticias.asp?id=6204

Há quem tenha acima de tudo a expectativa de viver anos espelhado nos jornais com um sorriso, uma boa imprensa, ainda que os frutos da sua acção sejam medíocres e comprometam o futuro.

E aqui ?

ARTIGO DE OPINIÃO DO SOCIALISTA JOÃO SILVA.

http://www.campeaoprovincias.com/noticias.asp?id=6204

Há mesmo quem acredite na cegueira geral e na inconsciência colectiva para tudo esquecer e perdoar, permitindo a chegada dos amanhãs que cantam e continuando desta forma com expectativas de sobrevivência política. Acreditam nas suas capacidades camaleónicas com a expectativa da invisibilidade dos seus compromissos e das suas conivências. São os grandes cultores da flexibilidade táctica.

E aqui, em quem estará João Silva a pensar ?

ARTIGO DE OPINIÃO DO SOCIALISTA JOÃO SILVA.

Outros ainda acreditam que podem ser oposição, colaborando com o poder, dando-lhe credibilidade, ao mesmo tempo que mantêm as suas expectativas de poder.
O Politicae gostaria de saber em quem João Silva está a pensar ?

ADJUDICAÇÃO OBRAS DO PORTO DA FIGUEIRA ADJUDICADAS.

http://www.campeaoprovincias.com/noticias.asp?id=6222

Adjudicação das obras do porto

Na passada terça-feira, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, anunciou a autorização da adjudicação das empreitadas das obras a executar no porto da Figueira da Foz, respeitantes ao prolongamento do molhe Norte e do cais comercial, obras orçadas em 25 milhões de euros.


Nesta visita, que serviu para assinalar a ultrapassagem de um milhão de toneladas, aquele membro do Governo explicou as linhas-força das orientações estratégicas para o sector marítimo-portuário que fundamentam a nova Lei dos Portos, a promulgar no próximo ano.

De acordo com a nova legislação, os portos de maior capacidade operacional irão ser constituídos em sociedades anónimas, participando na gestão dos chamados secundários, pelo que o da Figueira da Foz irá ficar adstrito ao de Aveiro.


Estas orientações foram contestadas pelo presidente da Comunidade Portuária, dr. Cardoso dos Reis, que mostrou preocupação “pelo modelo proposto, pois Aveiro é concorrente”. Esta posição foi secundada pelo presidente da Câmara Municipal, eng.º Duarte Silva, que exigiu que a Figueira da Foz tenha um “porto que valorize a região”.

quarta-feira, dezembro 20, 2006

HÁ MUITO QUE SE FALA DO IPTM, SOBRETUDO NA FIGUEIRA DA FOZ.

A Estrutura de Topo Nacional e Regional do Instituto Portuário de Transportes Marítimos - IPTM pode ser vista no site:

http://www.imarpor.pt/main/anexos/quemsomos/org.pdf

Desde que o Governo de José Sócrates tomou posse que os dirigentes socialistas de Coimbra e Figueira da Foz fazem planos para algumas estruturas regionalizadas que estão na tutela da Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

Ora é o IPTM, Delegação dos Portos do Centro, ora é a saga da Administração do Metro-Mondego!

O drama é que, a avaliar pelo resultado, a Secretária de Estado da tutela teima em não ouvir as estruturas locais do PS.

Soubémos que há muito que foram feitas promessas na Figueira relativamente ao lugar do Administrador Delegado da Delegação de Portos do Centro, onde se encontra, ainda, Joaquim de Sousa, bem como ao lugar de Adjunto do Administrador Delegado, ainda hoje ocupado por António Churro.

A ver vamos como termina mais uma saga. A ver vamos se ela termina como tantas outras ou se esta será a excepção à regra que passou a ser constante desde 14 de Março de 2005.
Ouvimos dizer que a Secretária de Estado tem tudo preparado para substituir a Administração já em Janeiro de 2007, com convites já formalizados.

HORÁCIO ANTUNES NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA SOBRE O PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ.


O Orador ( Horácio Antunes ): - Por outro lado, tenho de lhe dizer que quem fez a obras no porto da Figueira da Foz, as suas dragagens e a sua ligação aos caminhos de ferro, foram os governos do Partido Socialista. Para além disso, se se pode fazer alguma crítica em relação a este problema que nos apresenta é a que deriva do facto de o presidente do IPTM ainda se manter em exercício, porque, de facto, logo que ele pôs o lugar à disposição devia ter sido substituído.

O Sr. Miguel Almeida (PSD): - Exactamente!

O Orador ( Horácio Antunes ): - Mas há casos que, na minha opinião, têm de ser urgentemente reparados, porque o IPTM está em gestão e não faz absolutamente nada.Há, por outro lado, uma situação muito grave no porto da Figueira da Foz, na sua doca, relacionada com a entrada e saída de barcos de maior calado. O assoreamento é constante e permanente, mas o concurso levado a cabo no ano passado levou apenas a que o IPTM tivesse considerado como vencedor da proposta para o desassoreamento uma equipa com uma draga de 450 t, quando havia outro concorrente com uma draga de 1100 t! Sabemos que o concurso foi impugnado e que está agora a ser analisado pelo tribunal, que irá tomar uma decisão.De qualquer modo, esta é uma situação que lesa o Estado, na medida em que a empresa prejudicada no concurso pagava mais dinheiro mensalmente, tinha maior capacidade de dragagem e, portanto, tinha todas as condições para tornar o porto navegável por barcos de maior calado. Isto tem sido extremamente negativo para o porto da Figueira da Foz e é urgente que Ministério das Obras Públicas e a Secretaria de Estado dos Transportes substituam a actual direcção do IPTM. Cumpre dizer ainda que isto tem desfavorecido Coimbra e a Figueira da Foz, porquanto alguns barcos não param aqui, antes indo para Aveiro.Penso, contudo, que estando a direcção do IPTM demissionária, a solução passaria pela sua demissão nua e crua.

terça-feira, dezembro 19, 2006

NÓS SOMOS PELO SIM .



POLITICAE num dos movimentos agora constituidos na luta pelo SIM à despenalização do aborto.

FELIZ NATAL NA LAPÓNIA.



Ao administrador POLITICAE que vai este ano passar o NATAL com o seu primeiro filho na aldeia do PAI NATAL, em SantaPark, na Lapónia.

Desejamos-lhe um FELIZ NATAL e que aproveite muito na presença do seu recém-nascido.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

REACÇÕES À ACUSAÇÃO DE JOSÉ EDUARDO SIMÕES.

http://www.campeaoprovincias.com/noticias.asp?id=6174

Solidariedade e Confiança

Por deliberação unânime, a Direcção da Académica/OAF manifestou, anteontem, “inequívoca solidariedade e absoluta confiança” em relação à actuação de José Eduardo Simões, “quer no exercício das funções de presidente quer enquanto cidadão”.

Idêntica posição foi reiterada pelo presidente da Assembleia Geral do clube, António Almeida Santos, e pelo presidente do Conselho Fiscal, Gonçalo Capitão.

António Maló de Abreu, opositor de Eduardo Simões quando este foi eleito (há dois anos), declarou esperar que “os eventuais erros de uma pessoa não abalem os alicerces da velha e distinta Briosa”. Ao assinalar ter alertado os sócios para “os maus caminhos que a instituição estava a trilhar”, Abreu realça “o apelo para que se impedisse a Académica/OAF de resvalar para o pântano em que se tornava o futebol português”. “Surpreendi-me com quem não percebeu (ou, porventura, não valorizou devidamente) a mistura explosiva em que [se] envolvia a instituição ao juntar o futebol, a política e os interesses imobiliários; com quem não entendeu o perigo de ter próximos o fogo e a estopa”, concluiu o antigo candidato a líder da Briosa.

Ainda antes da dedução de acusação, na sequência da última reunião da AG do clube, começaram a verificar-se movimentações tendentes a fazer emergir potenciais sucessores de Eduardo Simões (ver páginas 6 e 29).

quarta-feira, dezembro 13, 2006

MINISTRA DAS FINANÇAS E MINISTRO DA ECONOMIA, NO XV GOVERNO CONSTITUCIONAL, NOMEARAM ASSESSOR AO QUAL PAGARAM EM 6 MESES CERCA DE € 60.600

Foi nomeado assessor com estatuto de "encarregado de missão" junto dos Ministros das Finanças e da Economia, para o acompanhamento do processo de extinção da IPE, um licenciado de 54 anos, sem referência ao lugar de origem, nomeado assessor para "apoio técnico", tendo-lhe sido atribuida uma remuneração equivalente a Presidente do C.A. de empresa pública grau 1 com venmcimento base de € 4.700 x 14 meses + despesas de representação no valor de € 1600/mês + prémio no valor de € 19.000.

A despesa foi paga em cerda de 48% pelo Gabinete da então Ministra das Finanças e cerca de 52% pelo Gabinete do Ministro da Economia.


E esta eim ?

vide despacho de nomeação no DR

EX-MINISTRO DA ECONOMIA DO GOVERNO DE DURÃO BARROSO NOMEIA SECRETÁRIA PESSOAL A GANHAR CERCA DE € 7100/MÊS.

No XV Governo Constitucional, o Ministro da Economia, era Primeiro-Ministro Durão Barroso, nomeia para sua secretária pessoal uma funcionária do Fundo de Pensões do Banco Totta & Açores, com o 9.º ano de escolaridade, atribuindo-lhe a remuneração mensal de de € 7.181 ( € 61000/ano ).

E esta eim ?

vide Despacho no Diário da República

QUANDO MENOS ESPERAMOS ... O MUNDO DÁ UMA VOLTA DE PERNAS PARA O AR!

E isto é válido para tudo na vida. Quem hoje é grande, amanhã é pequeno. Quem hoje tem influência, amanhã deixa de ter. Quem hoje manda, amanhã é ignorado. Quem hoje é o senhor absoluto, amanhã é deposto. A única coisa quepermanece são as nossas convicções, a nossa força interior, a nossa capacidade de entrega e de ajuda. O que fica são sentimentos nobres e força de carácter. A capacidade de contruir do nada.



terça-feira, dezembro 12, 2006

EDUARDO SIMÕES ACUSADO DE VÁRIOS CRIMES DE CORRUPÇÃO.

in Diário de Coimbra

José Eduardo Simões acusado por crimes de corrupção. O DIAP de Coimbra concluiu a investigação ao presidente da Académica, acusando-o de perto de uma dezena de crimes de corrupção passiva. Dois empresários ligados à construção civil também foram acusados no mesmo processo.

Em todos os casos, o esquema alegadamente utilizado por José Eduardo Simões, segundo o MP, é semelhante. O presidente da Académica contactaria os promotores dos empreendimentos imobiliários a quem pediria donativos para o clube. Posteriormente, ofereceria os seus serviços como Director Municipal da Câmara de Coimbra facilitando o andamento dos processos relativos às respectivas urbanizações.Alegadamente influenciaria os fiscais, chamaria a si alguns processos e, por vezes, decidiria sem dar conhecimento aos respectivos serviços. Tudo, acredita o MP, em troca do dinheiro entregue à AAC/ /OAF, instituição que se tem debatido com graves problemas financeiros. Ainda na última Assembleia Geral, em que foi aprovado o Relatório e Contas, foi revelado um passivo de 12 milhões de euros.O Diário de Coimbra tentou, ontem à noite, contactar José Eduardo Simões através do seu telemóvel, mas não o conseguiu fazer.

comentário politicae

A questão que se deve colocar, para além das óbvias, é quem o nomeou ? De que partido faz parte ? Mereceu a confiança política e técnica tanto do vereador João Rebelo como do Presidente Carlos Encarnação, até ao fim do seu mandado como Director Municipal.
Apenas no fim do mandatop de Director do Urbanismo, Carlos Encarnação quis fazer marcha atrás, numa atitude típica que já o vem caracterizando. Quando começa a cheirar mal, nada é com ele!

E quando foi candidato à AAC -OAF, foi apoiado por quem ? Por TODOS, desde sociais-democratas a socialistas. Na altura as incompatibilidades, pelo menos as éticas, já eram óbvias e mesmo assim teve a seu lado tantos socialistas de Coimbra e sociais democratas de Coimbra! Passeando pela página oficial da AAC-OAF podemos vislumbrar quem pertence aos órgãos sociais do clube, eleitos pelas listas do José Eduardo Simões, e aí vemos nomes como...Vasco Gervásio, Almeida Santos e Ricardo Castanheira, Vitor Leonardo e Clemente, Horácio Antunes e Victor Baptista.
Aliás, recordamo-nos de umas declarações de Victor Baptista aos jornais cá do burgo que foram no sentido de apoiar Eduardo Simões e referir que não via qualquer incompatibilidade sequer ética entre as duas funções: Presidente de um Clube de futebol da 1.ª Liga e Director Municipal das Obras e Urbanismo da Câmara de Coimbra.

Palavras para quê !!!!

O PROGRESSO PELA VIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.


Projecto da FDTI "Unidos pelo Acesso", será apresentado no próximo dia 21, pelas 12.00 horas, na Delegação do IPJ em Lisboa/Expo.
NÃO HÁ DÚVIDA QUE OS POVOS SE UNEM CADA VEZ MAIS PELO ACESSO.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

CARLOS ENCARNAÇÃO ESPERA SAIR DA CÂMARA EM 2007. UM ANO ANTES DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES EUROPEIAS.


Carlos Encarnação tem tudo programado para preparar a sucessão até final de 2007. Ano em que abandonará a Presidência da Câmara de Coimbra para partir para novos voos e desafios ... europeus.

Aliás, já deixou claro que não contassem com ele em 2009. Nada o impedirá, desta vez, de ver cumprido uma velha ambição: o Parlamento Europeu. Aqui, ,provavelmente sentir-se-á bem melhor. O seu estilo palaciano está destinado a grandes e charmosos salões, não a salas provinciadas e de pequena política como são, cada vez mais, os corredores autárquicos!

Encarnação deixará a Câmara de Coimbra sem, todavia, ter conseguido provar que fez mais e melhor que Manuel Machado. Aliás, há quem diga: Machado, volta pois estás perdoado!

ENCARNAÇÃO NÃO QUER ESPERAR PELO FIM DO MANDATO.


terça-feira, dezembro 05, 2006

POLUIDOR PAGADOR

DIRECTIVA 2004/35/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

de 21 de Abril de 2004 relativa à responsabilidade ambiental em termos de prevenção e reparação de danos ambientais


O PARLAMENTO EUROPEU E O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA,

(1) Existem hoje na Comunidade muitos sítios contaminados que suscitam riscos significativos para a saúde, e a perda da biodiversidade acelerou-se acentuadamente durante as últimas décadas. A falta de acção poderá resultar no acréscimo da contaminação e da perda da biodiversidade no futuro. Prevenir e reparar, tanto quanto possível, os danos ambientais contribui para concretizar os objectivos e princípios da política de ambiente da Comunidade, previstos no Tratado.
A decisão relativa à reparação dos danos ambientais deve ter em conta as condições locais.

(2) A prevenção e a reparação de danos ambientais devem ser efectuadas mediante a aplicação do princípio do poluidor-pagador, previsto no Tratado e em consonância com o princípio do desenvolvimento sustentável.
O princípio fundamental da presente directiva deve portanto ser o da responsabilização financeira do operador cuja actividade tenha causado danos ambientais ou a ameaça iminente de tais danos, a fim de induzir os operadores a tomarem medidas e a desenvolverem práticas por forma a reduzir os riscos de danos ambientais.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

DIÁRIO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

0024 I Série - Número 015 21 de Outubro de 2006

NUNO MELO - (...) a iniciativa legislativa que o CDS propõe para discussão, pretendo-se consagrar a obrigatoriedade da publicação anual de uma lista dos credores da administração central e local.
Note-se que, precisamente porque as pequenas e médias empresas têm visto os seus encargos administrativos e financeiros inflacionados em resultado de atrasos de pagamentos e prazos excessivamente longos, o Parlamento Europeu e o Conselho aprovaram a Directiva n.º 2000/35/CE, de 29 de Junho, que veio estabelecer medidas de luta contra os atrasos de pagamentos em transacções comerciais.

Aplausos do CDS-PP.

Mas ele deverá ser aplicado aos órgãos e serviços que integram a administração central do Estado, aos órgãos da administração local autárquica, aos serviços do Estado com a natureza de serviços integrados e de fundos autónomos, à Estradas de Portugal, E.P.E., aos hospitais com a natureza jurídica de sociedades anónimas ou de entidades públicas empresariais, e às sociedades gestoras do programa Polis.


Aplausos do CDS-PP.

Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Victor Baptista.

O Sr. Victor Baptista (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Nuno Teixeira de Melo, somos defensores da transparência total e do rigor e a verdade é que temos de ir à origem deste problema, à causa que está subjacente a este projecto de diploma.Ora, evidentemente que a causa é orçamental.

É que só existem dívidas quando há suborçamentação. Felizmente que este Governo tem o cuidado de apresentar à Assembleia da República um Orçamento de rigor, em particular já para o ano 2007, e estamos a dias de iniciar o debate do Orçamento.
Felizmente que já lá vai o tempo em que a suborçamentação na saúde era uma realidade, já para não falar de outro tipo de suborçamentações.
Confesso que considero esta proposta de diploma simpática, na medida em que tenta colocar publicamente os créditos dos contribuintes sobre o próprio Estado (...).

CHINA CAMPEÃ MUNDIAL EM I&D

in Financial Times...

China ultrapassa Japão,torna-se segundo maior investidor mundial em I&D

A China ultrapassou o Japão e tornou-se no segu ndo maior investidor mundial em Inovação e Desenvolvimento (I&D), a seguir aos E stados Unidos, noticiou hoje o jornal económico Financial Times.
O jornal, que cita um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvo lvimento Económico (OCDE), calcula que o investimento total da China em I&D em 2 006 será de 136 mil milhões de dólares (101.99 mil milhões de euros), mais 20 po r cento que em 2005.
O investimento chinês ultrapassa assim os 130 mil milhões de dólares (9 7,49 mil milhões de euros) do Japão, mas situa-se muito abaixo dos 300 mil milhões de dólares (224.99 mil milhões de euros) dos Estados Unidos.
"O investimento chinês tem vindo a crescer rapidamente desde há algum t empo, mas é surpreendente que tenha ultrapassado o Japão tão rapidamente", afirmou Dirk Pilat, director da Divisão de Ciência e Tecnologia da OCDE, citado pelo "Financial Times".

No entanto, segundo Pilat, a China é cada vez mais palco de investigações científicas originais, à medida que as multinacionais transferem operações de I&D para o gigante asiático, graças ao elevado número de cientistas que as universidades chinesas formam todos os anos.
"Existem sinais de que a China está a começar a desenvolver I&D de base e original", apontou Pilat.

Santana Lopes Escolhe Coimbra para apresentar o seu livro.


SAntana Lopes veio a Coimbra, à FNAC, apresentar o seu livro.
Manteve sempre em aberto e envolta em mistério a possibilidade de ser candidato à Câmara Municipal de Coimbra.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Horacio Antunes quer ser candidato a Presidente da FPF

Horácio Antunes disponibilizou-se para no próximo ano candidatar-se a Presidente da Federação Portuguesa de Futebol......

sem comentários...