segunda-feira, dezembro 04, 2006

CHINA CAMPEÃ MUNDIAL EM I&D

in Financial Times...

China ultrapassa Japão,torna-se segundo maior investidor mundial em I&D

A China ultrapassou o Japão e tornou-se no segu ndo maior investidor mundial em Inovação e Desenvolvimento (I&D), a seguir aos E stados Unidos, noticiou hoje o jornal económico Financial Times.
O jornal, que cita um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvo lvimento Económico (OCDE), calcula que o investimento total da China em I&D em 2 006 será de 136 mil milhões de dólares (101.99 mil milhões de euros), mais 20 po r cento que em 2005.
O investimento chinês ultrapassa assim os 130 mil milhões de dólares (9 7,49 mil milhões de euros) do Japão, mas situa-se muito abaixo dos 300 mil milhões de dólares (224.99 mil milhões de euros) dos Estados Unidos.
"O investimento chinês tem vindo a crescer rapidamente desde há algum t empo, mas é surpreendente que tenha ultrapassado o Japão tão rapidamente", afirmou Dirk Pilat, director da Divisão de Ciência e Tecnologia da OCDE, citado pelo "Financial Times".

No entanto, segundo Pilat, a China é cada vez mais palco de investigações científicas originais, à medida que as multinacionais transferem operações de I&D para o gigante asiático, graças ao elevado número de cientistas que as universidades chinesas formam todos os anos.
"Existem sinais de que a China está a começar a desenvolver I&D de base e original", apontou Pilat.

Sem comentários: