quarta-feira, dezembro 19, 2007

REMODELAÇÃO NO GOVERNO ?


Um conhecido amigo disse-me este fim-de-semana que a agitação é tanto maior quanto mais nos afastamos do centro.
Na sequência das notícias do fim-de-semana é natural que, também nós, nas nossas tertúlias de café de fim-de-semana comentemos as notícias, os rumores e , porque não, o "diz que disse" sobre a possivel e eventual RemodelaçãoGovernamental.
A verdade é que este meu amigo defende a tese, com base naturalmente em algumas fontes que reputa de fidedignas e que eu não contesto, de que não haverá remodelação, apenas mexidas pontuais e cirúrgicas para estancar pequenas "perdas de sangue".
Diz este meu amigo que José Sócrates é "casmurro" e "teimoso" e quererá bater o record de Cavaco Silva no que à estabilidade governativa diz respeito. Por outro lado, afirma, ele prefere ter alguns Ministros com gaffes e menor performance a ter Ministros mais Competentes e mais políticos "à Sócrates", ou seja, com ideias próprias, "teimosos" e "desafiadores de autoridade". Confirma-se, portanto, a permissa de que mais vale ter Ministros leais a Ministros Competentes.
É que nos leais, com mais ou menos gaffes quem manda sempre é o Primeiro-Ministro e com Ministros com ideias próprias haverá sempre dois galos ao mesmo poleiro o que poderá constituir um sério problema.
Visto tudo isto por este prisma parece-me que dificilmente haverá mexidas de fundo no elenco governativo. As que houver, e haverá, estou certo, estarão no segundo e terceiro níveis.

Sem comentários: