sábado, agosto 25, 2007

LIGAÇÕES PERIGOSAS ENTRE PSD E GRANDE CONSTRUTORA CIVIL: SOMAGUE


OBJECTIVAMENTE SOMAGUE PAGOU FACTURA AO PSD ENQUANTO PSD ERA GOVERNO.


PSD recebeu financiamento ilícito da Somague
O Tribunal Constitucional deu como provado o financiamento ilegal do PSD por parte da Somague. Foram 233 mil euros pagos pela construtora à empresa Novodesign em nome do PSD. As contas dizem respeito a 2002.


O PSD violou a Lei do Financiamento dos Partidos, incorrendo em ilegalidades objectivas. O Tribunal Constitucional deu como provado o financiamento ilegal do Partido Social-Democrata em 2002.Em causa está uma prestação de serviços da empresa Novodesign ao PSD que foi facturada em nome da Somague SA.O pagamento por terceiros de despesas de um partido é considerado um financiamento indirecto e torna-se ilegal se estiver fora dos limites previstos pela lei - o que aconteceu neste caso.
O PSD não conseguiu explicar as contas durante a fase de investigação. As infracções agora provadas são puníveis com coimas para o partido, para os dirigentes responsáveis e para as empresas envolvidas.A situação foi denunciada no ano passado pela Direcção Geral de Impostos à Entidade das Contas e Financiamentos Político, quando uma factura suspeita foi detectada numa inspecção do Fisco à sociedade Brandia Creating, que é proprietária da Novodesign.
Os inspectores encontraram uma factura emitida à construtora Somague SA, com data de 15 de Março de 2002, com o valor de 233415 euros. Durante a inspecção foram encontradas mais sete facturas com o mesmo valor e a mesma data com a indicação de «serviços prestados ao PPD-PSD». Este conjunto de facturas foi anulado e foi emitida uma factura única com o mesmo valor para ser cobrada a Somague.Segundo a agência Lusa, os funcionários da Novodesign disseram à Polícia Judiciária que foi o próprio PSD que pediu que as facturas dos serviços fossem emitidas à Somague.
O pagamento por terceiros de despesas em aproveito de um partido político é considerado um donativo ilegal. Os donativos de pessoas singulares são aceites mas com o limite de 30 salários mínimos mensais.
O líder do PSD, Marques Mendes, reconheceu hoje que "seria melhor" se situações que envolvem a SOMAGUE e o partido não acontecessem mas garantiu que, se houver alguma irregularidade, o partido assume a responsabilidade.
COMENTÁRIO: e esta eim??!!! Marques Mendes volta a surpreender pela negativa, desta vez para afirmar que o PSD lá estará para assumir todas as responsabilidades que decorrem do partido ter recorrido ao financiamento de uma sua dívida de campanha à Somague, grande construtiora civil, sempre potencial oponente em vários concursos públicos lançados pelo Estado, tendo como protagonista do "negócio" o Secretário de Estado das Obras Públicas laranja.
Bom valha-nos isso! Pelo menos Marques Mendes asume a responsabilidade e depois de assumida põe um ponto final no assunto como se tudo ficasse resolvido e definitivamente corrigido e tratado!
O PSD não consegue convencer os portugueses que é realalternativa!

2 comentários:

Anónimo disse...

Já viram para quem trabalha(?!)o Miguel Almeida?
Quem ganhou o concurso da ETAR da Figueira?
O consórcio das Águas da Figueira?
O CAE?
Já agora quem adjudicou?

Anónimo disse...

será que este caso vai também para as calendas gregas...Isto, é no minimo "VERGONHOSO"...E quer esta gentalha ser governo.Espantoso! ninguém no PSD,a começar pelo l´der de então,tivera conhecimento do negócio. Quem, não é capaz de gerir a própria casa, como o poderá fazer no nosso País.Ninguém teve conhecimento.há..há..há... Se calhar foi a mulher da limpeza. que fez tamanha negociata.