sexta-feira, junho 29, 2007

QUE ESTRATÉGIA PARA COIMBRA?

28-06-2007
Paulo Penedos
TRIBUNA
Que estratégia para Coimbra?


Há muito tempo que se debate qual a melhor estratégia para colocar Coimbra num patamar que valorize as suas competências e a sua centralidade no contexto nacional.Uns acham que o caminho passa pela aposta na manutenção e na fixação de serviços e repartições da administração pública. Outros entendem que é pela atracção de projectos empresariais, geradores de emprego e com capacidade de absorção da mão-de-obra qualificada que aqui se forma. Uma outra corrente considera que tal objectivo se alcança pela afirmação da nossa Universidade e pela excelência dos seus quadros.No entanto, como todos sabemos, os estudos e os diagnósticos para o desenvolvimento de Coimbra estão mais do que feitos e dissecados.

De igual modo, todos sabemos que hoje em dia a competição entre cidades e regiões é de tal forma feroz, que dificilmente se pode pensar o progresso de uma comunidade assente apenas num sector ou área de actuação.Coimbra não pode querer viver só dos serviços do Estado, porque Aveiro, Viseu e Leiria já não aceitam esse modelo de organização. Coimbra não pode apostar apenas nas indústrias ligadas à saúde e às novas tecnologias de informação, porque a atractividade de Lisboa, de Oeiras e do Porto não o consentem. Coimbra não pode afirmar só a sua Universidade, porque há outras escolas que com ela concorrem em projecção e prestígio científico.Então, o que pode Coimbra ambicionar?

Coimbra tem que conseguir ter o melhor em cada um dos caminhos possíveis. Ou seja, tem que se bater pela manutenção dos serviços e departamentos públicos que, pela sua dimensão e relevância, tenham de ficar situados numa cidade com centralidade e massa crítica. Coimbra tem que atrair projectos empresariais que potenciem as sinergias da sua posição geográfica e que beneficiem das áreas do saber que aqui se desenvolvem.

Por fim, Coimbra tem que ter uma Universidade verdadeiramente entrosada com a comunidade envolvente, jogando a força do seu prestígio científico e a valia dos seus quadros como factores distintivos para a atractividade dos projectos de que a cidade precisa.Aqui chegados, o que fica a faltar para que Coimbra dê o salto que se impõe?Na minha opinião falta liderança! A liderança é o elemento sem o qual nenhuma das hipóteses referidas tem qualquer possibilidade de sucesso. Para tal, é necessário que alguém pegue nos estudos existentes e os ponha em prática. Alguém que junte as elites da cidade e as mobilize.

Que afirme o que temos de bom. Que bata o pé a quem tem que nos ouvir. Que bata à porta de quem aqui pode investir. Alguém que tenha visão. Que ande. Que faça.É isto que faz falta a uma estratégia vencedora para a nossa cidade.

21 comentários:

Anónimo disse...

Ai Paulo...quem te vê no secretariado da federação...manso que nem cordeiro...com vitor batista a dizer-te o que o diabo não diz da cruz e tu caladinho...é preciso tanto para conseguir o lugar no ceu? Já todos lá percebemos que queres ir na lista da câmara...

Anónimo disse...

Pois é a inveja é mesmo lixada. Só da mente de pessoas mediocres como os jovens que estão no secretariado da federação pode sair a triste ideia de o Paulocas querer ir para a vereação para ganhar 3000 euros que basicamente é o dinheiro que ele gasta por mês a limpar o cú.
Acham que um gajo que faz 495.000 euros/ano aceita ganhar 49.000 eutros que é quanto um vereador de uma câmara como coimbra receberia?
Só de uma cabeça mediocre e pequenina!

Anónimo disse...

Discutam ideias e deixem as questões menores de lado.Se conseguirem,claro!

Anónimo disse...

a estratégia é o centrão ou a mais recente checida por albergue espanhol.

Anónimo disse...

Quando for ostensivo que o PS de Coimbra se renovou radicalmente, será realista fazer planos para se reconquistar a Câmara de Coimbra.

De facto, deixaram chegar isto tão baixo, que os eleitores precisam de ser convencidos a voltar a acreditar nos socialistas de Coimbra.

Se insistirem em peuqenas manobras manhosas vão dar-se mal , seguramente.

Anónimo disse...

e por acaso o Pedro Coimbra está nas reuniões do secretariado com que postura? E o João Portugal quando lá esteve. Eram e são uns capachos do victor.
Estas figuras têm alias uma diferença com o senhor Penedos Junior. É que as primeiras precisam da política para terem um nivel de vida médio-alto e o último não precisa da política para nada disso.
Basta compararmos IRS´s.E já agora comparemos IRS´s DOS ÚLTIMOS 5 ANOS PARA APANHARMOS O TEMPO DO psd no poder. aí perceberemos muita coisa!

Anónimo disse...

há um dado inabalável: todos podem ser precisos masé preciso que cada um dlees perceba quem tem capacidade para ser o chefe. E a estes nomes aqui falados ainda se terão de juntar muitos outros.

Anónimo disse...

Então agora vamos comparar IRS's ? Isto está lindo está...E comparemos o que trabalham...e já agora se todos nasceram com a sorte de não precisarem de fazer quase nada para ter rendimentos e irs's...Quantas vezese ele foi visto de toga no tribunal?

Anónimo disse...

As reuniões do Secretariado da Federação são uma anedota.O nível da maior parte das pessoas que lá estão é muito baixo e não se trata nada politicamente relevante.Ao que julgo saber, o Paulo pouco lá vai.

Anónimo disse...

Um cursozinho de politica fazia um jeitão por estas bandas.
1º. módulo "Ética Republicana".
2. Como comunicar em politica?
...

Anónimo disse...

pois o mal é mesmo quando se deixa de discutir politica e ideologia e se começa a discutir o cifrão, veja-se onde isto já vai, que ricos politicos ........

cá por mim já basta, nas próximas livremente voto em quem quiser.
E não há pópós nem caravanas pra ninguem,afinal não são sempre os mesmos a ganhar?????

Anónimo disse...

Ao idiota das 10:49 AM :

Antes de mais pergunto se é advogado em Lisboa para saber quantas vezes um advogado a tribunal?
Depois pergunto se a sua cabeça tem palas é que demonstra um provincianismo que começa a caracterizar Coimbra e que caracterizava Viseu há uns anitos.
É que sabe que os melhores advogados não vão a Tribunal a não ser nos processos mais mediáticos e os advogados de empresas nunca vão porque são contratados precisamente para evitar que as empresas vão a Tribunal.
Já ouviu falar em advocacia de negócios?
Já agora, tb nunca vi o Eng.º Pedro Coimbra a assinar projectos e nem por isso digo que os rendimentos dele não decorrem justamente da sua profissão que supostamente e em principio deve ter a ver com o curso que tirou.
Finalmene, sabe que não é possível enganar todos ao mesmo tempo e durante todo o tempo. Algum valor terá o Paulo Penedos para fazer esse volume de rendimentos. Alguma capacidade terá.
Conheço vários que foram para Lisboa, para o El Dourado, filhos de papá também e não conseguiram nada de especial.
Finalmente a comparação de IRS´s faz sentido para demonstrar e responder a alguns comentadores aqui para explicar que só da cabeça de um doente mental pode sair a ideia de que o Paulo Penedos quer ser vereador em Coimbra ? Para quê para andar de Volvo S40 quando tem um Ferrari ?

Anónimo disse...

Carissimo:
Sabe que os ignorantes provincianos não sabem o que um advogado e jurista pode e sabe fazer! A maioria dos grandes escritórios de advocacia são contratados pelas empresas para que os principais contratos e negociações sejam feitas por esses escritórios, por forma a que tudo corra bem nem problemas judiciais futurose E sabem que esse é o serviço mais caro num escritório de advogados?
Cambada de idiotas!

Anónimo disse...

O Paulo Penedos é advogado há 12 anos na Sociedade Lebre,Sá,Carvalho e Associados,da qual é actualmente sócio.Tem uma vida profissional conhecida e transparente,cumpre as suas obrigações fiscais e sociais.Tem actividade política há 17 anos,tendo sido Presidente da Distrital da JS/Coimbra(90-95);Secretário Nacional e 1ºSecretário Nacional JS(92-98);membro do Secretariado da Federação do PS/Coimbra,com os presidentes Manuel Machado,Fausto Correia,Luis Parreirão e Victor Baptista(90-2007);membro da Comissão Política Nacional do PS(93-98);membro da Comissão Nacional e da Comissão Nacional de Jurisdição do PS(93-2007);director de várias campanhas eleitorais autárquicas(93-97-20019),legislativas(91-95)e presidencias(91);Candidato à CM de Poiares em 2001(quando todos fugiram!).Quem se sentir em condições de se comparar que avance sem medo!

Anónimo disse...

Os comentários a este blog não acrescentam nada. A única coisa que vejo é que se preocupam muito com o Vitor. Ele é assim tão importante na cidade?

Anónimo disse...

pode-se ser muita coisa.....mas mais importante é sermos nós pr´prios

Anónimo disse...

O problema do Paulo Penedos não é o de ter feito poucas coisas; é o de ter assumido, por mais do que uma vez, posições que eram o contrário das que assumira pouco antes. Não está em causa a sua capacidade . Está em causa a sua volatilidade política. E em polítca, quem é volátil não pode ser fiável. Isto é, o ponto está num déficite de credibilidade política.

Anónimo disse...

PARA QUEM ACUSA ALGUNS MILITANTES JOVENS DO PS DE VOLATILIDADE POL�TICA, O QUE DIZER DE LUIS VILAR, que disse mais mal do Baptista que o Diabo da Cruz, QUE DIZER DE FAUSTO CORREIA, odem aspas aspas, QUE DIZER DE BAPTISTA, que tamb�m disse de Fausto e Vilar coisas que hoje n�o diz dos seus piores advers�rios pol�ticos do PSD....E TAMB�M O QUE DIZER DE LUIS VILAR E FAUSTO CORREIA QUANDO DISSERAM O QUE DISSERAM DA CO-INCINERA��O E DE JOS� S�CRATES. E HOJE O QUE DIZEM DESTES DOIS PROCESSOS, SOBRETUDO LUIS VILAR. FEZ UMA CAMBALHOTA MONUMENTAL IMPR�PRIA PARA A SUA J� AVAN�ADA IDADE... E O QUE DIZER DE M�RIO RUIVO ? SIM DE M�RIO RUIVO QUE SEMPRE DISSE NO BAFFON MAL DE BAPTISTA E VLAR MAS DEPOIS OS SEUS ACTOS CONTRARIAVAM AS SUAS POSI��ES E OPINI�ES DITAS NOS CAF�S, RESTAURANTES, NO ESCURO DE UM QUARTO OU MESMO AO TELEFONE COM JORNALISTAS E AMIGOS...
A DIFEREN�A � QUE NENHUM DAQUELES ASSUMIDOS QUADROS E EX-MEMBROS DE GOVERNO E MEMBROS DE EXECUTIVOS MUNICIPAIS SEMPRE DEPENDERAM OBJECTIVAMENTE DA POL�TICA E DO PARTIDO PARA TEREM O NIVEL DE VIDA QUE CONSEGUIRAM ALCAN�AR E PAULO PENEDOS NUNCA PRECISOU DISSO. O SEU IRS � ELEVADO SEJA O PS PODER SEJA O PSD OU MESMO O CDS A MANDAR NO PA�S.

Anónimo disse...

Pena é que o dr. Ruivo tenha descoberto tão tarde os maus da fita. Pode ser que a malta do PS o desculpe por ter andado a fazer carícias durante tanto tempo ao Baptista e ao Vilar. Aliás, pode ser que a malta se esqueça um dia que dormiu vezes de mais com esse poder que de repente descobriu ser mau para o PS!

Anónimo disse...

Para o anonimo das 11:58 AM

Que difereça faz as reuniões do Secretariado da Federação serem uma anedota? A as instituições públicas estao todas entregues ao PSD!!! Fora isso, o que há para tratar? falar de quê? de telenovelas? do Porto benfica? das tampas do saneamento? das paredes da escola primária que necessitam de ser pintadas? Está tudo dito!!! é preciso é conversa para "boy" dormir, nao concorda?

Anónimo disse...

Os caes ladram e a caravana passa...
pois é... pois é...
o gajo é tao rico que so os 450.000 por ano nao lhe chegavam e teve que arranjar mais um tachito à Filipocas na camara da capital...