quarta-feira, junho 27, 2007

LIDER DO CDS-PP DE COIMBRA, SÓNIA SOUSA MENDES, CONDENADA.

Lousã Líder da distrital CDS-PP de Coimbra condenada a dois anos de prisão...

A líder distrital do CDS/PP de Coimbra, Sónia Sousa Mendes, foi hoje condenada a dois anos e meio de prisão, com pena suspensa por três anos, pelo crime de peculato, quando desempenhava funções na Escola Secundária da Lousã.

A dirigente partidária, de 64 anos, foi no entanto absolvida do crime de branquemento de capitais de que também estava acusada pelo Ministério Publico (MP), por falta de provas.

O tribunal deu como provado que Sónia Sousa Mendes se apropriou para "seu uso ou consumo pessoal ou de seus familiares" de cerca de 15 mil euros relativos ao transporte de alunos, que deveria entregar na secretaria da escola para posterior envio à autarquia.

A sentença proferida pela juíza Isabel Valongo, que presidiu ao colectivo de juízes do processo, justifica a pena suspensa com o facto de a arguida ser uma "pessoa estimada e considerada no meio profissional e social em que estava inserida", não ter antecedentes criminais e por se estar perante um "tipo de crime que gera repulsa e clamor social".

"A arguida é primária, está inserida pessoal, profissional e familiarmente e, sobretudo, por ter a seu cargo a mãe com 93 anos de idade, entende o Tribunal que a simples ameaça de pena bastará para a afastar da prática de novos crimes", refere o acórdão.

Sem comentários: