quinta-feira, novembro 24, 2005

CAVACO PERDE TERRENO E ALEGRE SOBE.


Cavaco Silva perde terreno e não garante eleição à primeira .

Cavaco Silva ficou mais longe de ganhar na primeira volta. O candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS tinha em Outubro 48,8% dos votos e tem agora 44%, sem contar com os indecisos.
Ainda assim, são mais os entrevistados (46,5%) a considerar que Cavaco obtém a vitória logo no dia 22 de Janeiro do que os que acreditam (38,8%) que os candidatos da esquerda vão obrigar o ex-primeiro-ministro a disputar uma segunda volta. Seja como for, dois terços dos entrevistados (ver caixa) não têm dúvidas de que o próximo Presidente da República será Aníbal Cavaco Silva.
Manuel Alegre mantém-se como o candidato com mais possibilidades de disputar uma eventual segunda volta, tendo subido em relação ao barómetro de Outubro quase um ponto percentual. Alegre tem agora 14,6% das intenções de voto, alargando ligeiramente a diferença em relação ao candidato apoiado pelo PS, Mário Soares, que sobe apenas três décimas, para os 10,6%.
À esquerda há uma mudança de posição entre o candidato comunista, Jerónimo de Sousa - sobe ligeiramente para os 4,9% -, e o candidato do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã - está agora em quinto lugar, com 4,6%.

Sem comentários: