quinta-feira, novembro 24, 2005

TACHO VERSUS FUNÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO.

CONCEITO DE "TACHO"
VERSUS
DESEMPENHO DE FUNÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO.
Muito se tem dito e escrito sobre estes dois conceitos que, aparentemente semelhantes, se revelam tão distintos!
Tudo depende, naturalmente, das funções e, claro está, das pessoas que os ocupam.
É como em tudo na vida. Um nosso leitor há dias atrás dizia, e bem, que a credibilidade e o reconhecimento constrói-se ao longo dos anos e demora tempo!E é precisamente o tempo que faz o nosso curriculum.
Agostinho da Silva dizia que " ... a primeira condição para libertar os outros é libertar-se a si próprio; quem apareça manchado de fanatismo ou dominado por impulsos, não o tomarei eu como guia do povo; apenas uma clara inteligência, crítica e corajosa banirá do seu campo a mentira e a incompetente retórica..." .
Quer precisamente isto dizer que, regra geral, é a inveja que faz com que igualemos tudo e todos. Todos os que conseguiram singrar por capacidades próprias, trabalho e esforço próprios são imediatamente igualados àqueles que, fruto da sorte, nuns casos, fruto de tácticas políticas ocupam, ocasionalmente, funções de relevo nacional.
Pois é. Mas nós fazemos distinções, sob pena de um dia acordarmos e não termos sociedade. Não nos deixamos influenciar por populismos fáceis.
Nem todos nós somos iguais .
Há os que, por sorte, tácticas políticas e escolhas pessoais efémeras, que vão mudando ao sabor do poder de cada momento, conseguem durante uns anos ocupar "tachos".
Depois há uma minoria que, apesar de não pretender andar sobre as ondas altas do mar, conseguem impor as suas capacidades, por méritos pessoais, e por competências próprias.
Um dia, esperemos que me engane, não teremos ninguém disponível para ocupar funções de relevante interesse público e apenas teremos disponíveis para os "tachos", mas nesse dia vou embora de Portugal porque aí o futuro não assegurará nada de bom.
Apesar de nos custar muito, por vezes, reconhecer isso, todos nós, lá no fundo, sabemos fazer estas distinções e sabemos bem que elas existem.

2 comentários:

Anónimo disse...

AH! SE EXISTEM!

Anónimo disse...

adorei este post.muito real. concordo.