terça-feira, outubro 02, 2007

RECOMENDAÇÃO

Caros leitores:

O POLITICAE, à semelhança de outras situações, não publicará comentários e opiniões que sejam ofensivas, lesivas e ponham em causa a honra e o bom nome das pessoas.
Isso não quer dizer que cada um não se sinta livre para emitir opinião, desde que ela, repetimos, não seja injuriosa e ofensiva e sobretudo que não fale do que não sabe.

Luis Vilar foi acusado por um Magistrado e isso quer dizer, naturalmente, que depois da investigação e de todos os elementos recolhidos para o processo, desde eventual prova documental, a testemunhal, a contradições... um Magistrado, à luz do direito e da sua experiência de julgador, entendeu tais indícios serem suficientemente fortes para deduzir acusação e levá-lo a julgamento. É isto, resumidamente, que quer dizer o despacho de acusação. É certo que uma qualquer acusação tem um peso diferente da simples constituição de arguído.A constituição de arguído é decretada pelos órgãos de polícia criminal, não é decretada por Magistrado, ao contrário dos despachos de acusação.

Agora, repetimos, isto não quer dizer que Luis Vilar não continue a gozar da presunção de inocência que todos os acusados têm até que haja julgamento.
Ora, é isto que o POLITICAE vai respeitar.

Vai respeitar a livre expressão, a liberdade de opinião, mas também o respeito que se deve ter por um arguido ou acusado, pois ser arguido ou ter tido despacho de pronúncia pela prática de x crimes não impede, muito pelo contrário, a chamada presunção de inocência.

7 comentários:

Anónimo disse...

ESTE PS ESTÁ MESMO MAL.... ISTO NÃO É MAIS DO MESMO. NINGUÉM TEM CORAGEM PARA LÁ DE CIMA DIZER ALTO E A BOM SOM: OK. O SR. LUIS VILAR FOI ACUSADO PELO MP. MANTÉM-SE A PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA JURÍDICA. MAS A ÉTICA E A TRANSPARÊNCIA DE COMPORTAMENTOS QUE SÃO DEVIDAS PELOS HOMENS PÚBLICOS OBRIGARIA A OUTRO TIPO DE ATITUDES.
MESMO QUE EU EMBARCASSE NA LOUCURA DA CABALA, AGORA TÃO EM VOGA QUANDO OS FAMOSOS SÃO APANHADOS NA MALHA DA LEI E DO DIREITO, ETICAMENTE OS HOMENS PÚBLICOS TÊM DE TER OS SEUS COMPORTAMENTOS E ATITUDES MUITO MAIS ESCRUTINADOS E ISSO DEVERIA OBRIGÁ-LOS A COMPORTAMENTOS ÉTICOS MAIS RIGOROSOS QUE OS QUE SÃO EXIGÍVEIS AOS CIDADÃOS EM GERAL.
ESSE SR. DO PS LUIS VILAR DEVERIA TER VERGONHA NA CARA. DEVERIA DEMITIR-SE DOS ÓRGÃOS DO PS. DEVIA SAIR DA RTC, ONDE ALIÁS TEM O ESCANDALOSO PELOURO FINANCEIRO E DEVIA SAIR DA CÂMARA. AÍ PROVAVA SER HOMEM CRESCIDO. HOMEM MORAL. APLAUDIRIA DE PÉ. MAS ISTO ERA ESPERAR MUITO DE QUEM NUNCA DEMONSTROU TER ESSES PRINCÍPIOS ÉTICOS. E REPAREM QUE NÃO ESTOU A AFALAR DE DIREITO PORQUE DE DIREITO JÁ TODOS SABEMOS QUE O HOMEME ATÉ SER JULGADO SE PRESUME INOCENTE. MAS O EXERCÍCIO DO PODER E DA RES PUBLICA OBRIGA ESSES SENHORES A TEREM COMPORTAMENTOS ACIMA DOS DEMAIS CIDADÃOS.

Anónimo disse...

Sendo formalmente acusado, LV de um ponto de vista político está sob a alçada da doutina do PS nesta matéria: deve suspender todos os cargos políticos e partidários que desempenha.

Se não o fizer prejudicará ainda mais a sua imagem pública, mas lesará muito mais ainda o PS de Coimbra já de si tão depauperado por sucessivas lideranças politicamente medíocres.
Mas se o LV continuar a assobiar para o lado, o mesmo não pode acontecer `direcção nacional do PS.

Acordem camaradas dirigentes! Se continuam a dormir (quanto a Coimbra) ainda lhes cai em cima o edifício que aqui se acabará por desmoronar.

Anónimo disse...

o «ambiente» por estes lados tambem não está muito convidativo.
Ala que se faz tarde...

Anónimo disse...

http://jn.sapo.pt/2007/10/03/pais/autarca_psd_ameacado_bilhete_anonimo.html

Anónimo disse...

Ora aí está uma oportunidade para renovar o PS Coimbra.

Anónimo disse...

Luís Vilar, "especialista em ambiente", habilitações, onde angariou conhecimentos ?

É preciso ter lata, aparecer "consultor" duma empresa que vendeu máquinas à câmara...

As contas bancárias dizem tudo, simples pré-reformado bancário ( € 900,00 / 1.000,00 )...rendimentos anuais chorudos, maravilha.

É por estas e por outras que os políticos são mal vistos.

Razão, tem Cravinho.

Anónimo disse...

Por mim , já vos digo: Sou técnico em djogkeitopatiblemxiz, uma especialidade muito rentável. garanto-vos.