quarta-feira, setembro 19, 2007

SOCIALISTAS TEMEM AGRAVAMENTO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA CÂMARA DE COIMBRA


Socialistas temem agravamento da situação financeira da Câmara Depois de consultar o relatório financeiro da Câmara Municipal do 1.º semestre deste ano, o PS teme que não haja melhoria nas contas, por não estar a conseguir “emagrecer” as despesas, apesar do aumento das receitas correntes.
Os vereadores do PS pediram à Câmara Municipal o relatório semestral do orçamento e na última reunião do executivo passaram as contas a “pente fino”, deixando algumas críticas ao desempenho da maioria, porque apesar de constatarem que nos impostos directos (IMI e IMT) «as coisas correm bem, pois as receitas correntes cresceram», as receitas de capital «caíram 11% e a despesa de capital excede largamente as receitas», frisou na sua intervenção António Tavares, que fala no «acréscimo da aquisição de bens e serviços externos», temendo que a autarquia não consiga «emagrecer as despesas, o que é imprescindível para sanear as contas do município».
Apesar de admitir que terá sempre de haver uma margem de acerto, por se estar a comparar um orçamento a meio da execução, o vereador explicou ao nosso Jornal que os custos, em relação a igual período do ano passado, «cresceram 13,5%, ou seja, cerca de 1.700 mil euros», os fornecimentos e serviços externos «cresceram 23%», as comunicações 59%, a recolha e tratamento de resíduos 52%, os «custos com pessoal cresceram 4% e uma série de outros custos de funcionamento, «que apresentam taxas muito elevadas de crescimento», nomeadamente «a vigilância e segurança ou a rubrica “outros custos”, aumentou mais de 1200%», passando de «200 mil euros para 2,700 mil», esta última justificada pelo técnico da autarquia com um pagamento efectuado à “Águas da Figueira”.
Para António Tavares, esta postura «pode levar ao agravamento da situação financeira ou à manutenção da situação actual, o que é grave», porque, adianta, «mesmo que se mantenha este estado de coisas é complicadíssimo», porque, recorda, a câmara «já contraiu, este ano, um empréstimo de tesouraria, de um milhão de euros».

4 comentários:

Anónimo disse...

A análise "postada" no vosso blog é referente à câmara da Fig. da Foz. Penso que fariam bem em corrigir o vosso lapso. Afinal, todos erramos e eu a julgar que que os administradores deste blog eram infaliveis.

Anónimo disse...

É mesmo Coimbra?? Grande calinada vossa. Leiam bem...

Anónimo disse...

Os socialistas, na Câmara, Batista e Vilar, deviam temer aquilo que o governo deles, faz à nossa cidade.

Se tivessem vergonha, íam embora, gente como eles, não faz falta em Coimbra.

Coimbra Sempre.

Anónimo disse...

Já usam o slogan SEMPRE que ajudaram a matar em 2001?