terça-feira, abril 03, 2007

UNIVERSIDADE INDEPENDENTE NUMA SITUAÇÃO DIFICIL.

Sabemos que o ensino superior privado é um negócio como qualquer outro. Faz parte das regras do mercado. A questão, diriamos, a única questão que se coloca é que se ela tiver qualidade tem clientes, como em qualquer negócio.
Vide, aliás, a Universidade Católica que se bate com as principais Universidades Públicas no mercado de trabalho e não deixa de ser privada e de visar, naturalmente, o lucro.
Mas o ensino superior é cada vez mais um investimento e como qualquer investimento, só se faz se valer a pena.
É da resposta a esta pergunta " vale a pena?" que no mercado se avalia da credibilidade de uma licenciatura tirada numa instituição de ensino superior.
Ter uma licenciatura por ter não valerá a pena, a não ser para encontrar trabalho no Estado, ou para mudar de carreira, por exemplo de administrativo a técnico superior de alguma coisa, onde estranhamente todas as licenciaturas valem o mesmo, sendo a sua diferenciação feita apenas no conceito, credibilidade e respoeito sociais.


Sem querer ser faccioso não restam dúvidas: a generalidade das faculdades da Universidade de Coimbra ainda são as grandes " fábricas " da matéria-prima com que Portugal se vai construindo e desenvolvendo, por muito que se tenham multiplicado as instituições de ensino superior privado! Por alguma razão os alunos que na sua esmagadora maioria se matriculam nessas universidades é p+orque não tiveram média e cxlassificações para ingressar nas ditas Universidades Clássicas, fazendo a honrosa excepção da Universidade Católica.

NOTA: crónica de um dos administradores POLITICAE que corresponde a um mero artigo de opinião.

17 comentários:

Anónimo disse...

O MIGUEL OLIVEIRA NÃO SE LICENCIOU NESSA UNIVERSIDADE DA TRETA? FEZ O CEFA ONDE APRENDEU A SER ADMINITRATIVO E DEPOIS FEZ MAIS 2 ANTOS E PIMBA QUE É DOUTOR E VAI DAÍ MAIS UM ANITO E PIMBA QUE É MESTRE! EI VIDA BOA!
AGORA COMPREENDE-SE MUITA COISA

Anónimo disse...

Aqui na segurança social todos sabemos em quem é o cromo do Miguel Oliveira. Administrativo do João Silva, era o secretário dele, na Câmara, mal o PS perdeu a Câmara tratou de vir para aqui. De repende aparece licenciado pela Independente e mais:com mestrado. Só não não convive com ele é que acredita na credibilidade de tais diplimas. Um tipo que tirou o cefa e depois meteu-se à luz de um protocolo a tirar mais 2 anitos na Independente e ZÁS....é doutor para depois mais um anito e ZÁS ... é mestre.

Anónimo disse...

Mas isso de Universidade independente, o que é ?

Deve ser uma espécie de magazine.

Anónimo disse...

deixem o Migo Oliveira em Paz

Anónimo disse...

Desculpe?
Um gajo que só nasceu com o rabo para a lua! Um gajo que tirou o CEFA. Foi para secretário do João Silva onde se limitava a carimbar as entradas dos processos para o vereador despachar. Era um administrativo. Enquanto ali esteve sempre teve tratamento privilegiado. Estava um ou 2 dias de semana sem lá ir sem nunca lhe terem descontado no ordenado. Graças a essa borla foi para Lisboa fazer 2 anos na UNIVERSIDADE INDEPENDENTE à luz de um protocolo celebrado entre o CEFA e aquela Universidade para ficar com o grau de licenciatura.
Quantos funcionários administrativos não gostariam de ter tido o mesmo tratamento por parte de um vereador?
Depois de licenciado numa cena de Administração Pública inscreveu-se num Mestrado, estranhamente de um ano apenas (1 ano é o que duram as pós-graduações, mas enfim!).
Passou a Mestre, TÍTULO COM O QUEL PASSOU ASSINAR, TRISTE SINA A DOS PACÓVIOS!

Anónimo disse...

Haja descernimento e decência por parte dos Administradores de não publicarem calûnias,de forma alguma, quanto mais na forma de "Anónimo". Tanto falam na elevação política e depois deixam publicar esta "trampa".

Miguel Oliveira disse...

tudo errado!
a única coisa que acertaram é que comecei por baixo.

aldeia provinciana no seu expoente!
divirtam-se!

ps: algum administrador do politicae deve-se divertir com estes comentários.. não é politica acusaçoes anónimas serem censuradas?

Anónimo disse...

Ah sim ?
Qual é a parte que é mentira ? É a que ele era secretário administrativo do João Silva Vereador?
É a de que por isso sempre teve um tratamento preferencial e especial tendo tido todas as facilidades da parte do Vereador para ir uma vez por semana a Lisboa ou 2 para concluir os 2 anos que a seguir ao CEFA era exigido para comcluir uma licenciatura (como se bastasse 2 anos e como se o CEFA desse algum bacherelato!)
Ou é mentira que tirou apenas 2 anos na Independente e que isso lhe bastou para ter grau de licenciado, à luz de um protocolo celebrado entre o CEFA e aquela Universidade?
Ou talvez seja mentira que logo a seguir a isso fez num ano ou 2 logo Mestrado, tendo para isso pedido uma tese a uma conhecida senhora ?
Ou é mentira que graças a todas estas condições passou daa carreira administrativa para a tecnica superior na função publica?
E ainda tem a lata de criticar o PS, partido a quem deve quase tudo porquanto não fossem as facilidades que teve como funcionário na CMC e não teria sido possível. Se tivesse de estar a trabalhar na contabilidade dos SMASC de onde veio eu queria ver se o deixavam ausentar-se assim para ir para Lisboa...Depois foi para a Segurança Social graças a quem ? Ao Dr. Luis Filipe Pereira, ou seja, mais uma vez graças ao PS que depois criticou ....sobretudo entre 2002 e 2004 altura em que quem aqui mandava era o Dr. Oliveira Alves, PSD.
Sabe Miguel.....Coimbra e a Seg. Social são pequenas e a Câmara então....

Politicae disse...

AOS POSTADORES:

Agradecemos que não se confundam opiniões com ofensas. O Politicae apagará qualquer mensagem que possa vir a constituir ofensa a alguém ou recusar-se-á a publicá-las.
Não fará censura, como em situações passadas a toda e qualquer opinião que inclua o nome de alguém, apesar de lamentar que as noticias aqui publicadas e que procuram retrartar situações gerais sejam aproveitadas por outros para aqui destilarem os seus ódios e invejas pessoais.
Porém, à semelhança de tantas outras situações, desde que não se diga que fulano x é ladrão, beltrano y esteve envolvido nas maroscas z ou mesmo que cicrano k foi corrupto, situações que jamais publicaremos porquanto ofensivas e passíveis de procedimento criminal, todas as outras opiniões sobre pessoas foram no passado e continuarão a ser aqui publicadas até que atinjam o limite vermelho.

Anónimo disse...

O que importa aqui dizer é que hoje como no passado as pessoas aqui visadas por postadores anónimos retratam claramente uma sociedade de invejosos que demonstra aqui ter uma enorme dor de cotovelo, nuns casos porque nãio atingiu o patamar de algum dos visados, noutros casos porque não soube ou não quis aproveitar contextos e condições que outros quiseram e souberam aproveitar.

Miguel Oliveira disse...

há muto que não lia este blogue..

os blogues de coimbra traduzem a sociedade que somos e vivemos: aldeia provinciana em que todos nos conhecemos e achamos que os outros não têm direito a serem felizes.

avisado por um colega li alguns comentários mentirosos sobre a minha pessoa e decidi responder porque tenho direito ao bom nome assim esclareço o seguinte:

1.º Entrei na Faculdade de Letras da UC em 94/95 no curso de linguas e literaturas modernas..

2.º Transferi-me para o ISPGAYA para tirar um bacharelato em Adm. Pública, Regional e Local (tendo lá estudado 3 anos).. no tempo trabalhava nos SMTUC (e não nos SMASC!).. não pedi estatuto trabalhador estudante .. apenas a possibilidade de sair mais cedo com as devidas compensações de tempo.

3.º Concluído o Bacharelato pedi equivalências para a única instituição privada que tinha na altura uma licenciatura em Adm e Gestão Autárquica: infelizmente (digo hoje) na UnI, tendo feito o 4.º ano e duas disciplinas semestrais do segundo e terceiro ano.

4.º o curso continua em regime pós-laboral tendo frequentado regularmente as aulas de 4º feira onde era leccionada a cadeira de Gestão Financeira.. não pedi estatuto trabalhador estudante, tendo-me sido facultado sair pelas 16h às 4ª-feiras, na vespera e no dia do exame devendo compensar as horas de ausência.

5.º Conclui a licenciatura em 1999 com média de catorze valores. para isso contribuiu o facto de ter um grupo de colegas fora de lisboa em que partilhavamos todos os apontamentos. (ilegal?)

Foi nessa altura que eu (enquanto presidente) e mais dois colegas de direcção em 99 negociámos um protocolo entre a UnI e a associação que presido (e não o com o CEFA.. o CEFA veio depois a reboque.) Esse protocolo, sustentado em documentos do Ministério de Educação, tinha como âmbito um plano de equivalências de um curso médio (2anos) leccionado pelo CEFA que segundo a UnI, mais tarde o ISBB reunia requisitos de equivalência com cursos de ensino superior. repito: sustentado em documentos do Ministério de Educação.

6.º concluída a licenciatura optei por ingressar num curso de mestrado em gestão da qualidade promovido pela Universidade Politécnica da Catalunha em parceria com a Nova de Lisboa e pela Universidade Aberta (entidade que emitiu o meu titulo de mestre.)

7.º para tirar o curso de mestrado que decorria às sextas e sábados quinzenalmente foi-me facultado ausentar às sextas-feiras devendo compensar nos outros dias as horas de ausência..

Durante 3 anos que estive no gabinete do Vereador João Silva (considerado o super veraddor pelo número de pelouros que detinha) trabalhei quase todos os dias até depois das 19h, nunca coloquei qualquer hora extraordinária.

8.pedi a tese a quem? eheheheeh.. a uma conhecida senhora? em gestão da qualidade? diga-me quem?
...só puro delirio seu. penso que é seu dever comunicar à Universidade Aberta esse facto.

9. Exerci funções administrativas no gabinete do vereador? exerci e daí? devo envergonhar-me? não! acredite que para além de outas actividades ter carimbando muitos processos de obras aprendi muito. não é ele considerado um bom gestor? acredite que muito do que faço hoje aprendi com ele. abençoados carimbos!

10. a minha ida para os SMTUC foi requisitada por uma senhora que nem me conhecia e que hoje penso ser Directora-delegada dos SMTUC, Dra Regina Ferreira.

11. a minha ida para a CMC foi a convite do Vereador João Silva com quem nunca tinha conversado.

12. Terminada a licenciatura e estando a elaborar a tal tese continuei dois anos como administrativo..

13. tive conhecimento pelo sr. Dr. Luis Pereira de que os serviços centrais da Seg. Social estavam a recrutar técnicos qualificados em Gestão da Qualidade no contexto da AP. fiz o meu cv dei-lhe uma cópia e enviei o original para esses serviços. fui avaliado em Lisboa, em circunstâncias normais, comparativamente com outros cv's e não houve dúvidas que o meu mestrado em gestão da qualidade pesou..

14. depois da minha ida para a seg-social afastei-me da liderança de luis vilar e quando Batista ganhou a federação .. nunca mais entrei na Oliveira de Matos.

15. com o tempo e outros afazeres achei que ser solicialista não obrigaria ter cartão e em Junho de 2005 (com o PS no poder.. e para não ser mal interpretado) pedi a desvinculação do PS.. continuo fiel ao socialismo democrático .. mas sem cartão!

16. há dois anos concorri para tecnico superior de 1ª fique a saber que tive a melhor nota curricular .. mas porque não havia interesse em que ficasse em primeiro lugar ....

não acredito que o sr anónimo seja dos SMTUC, da Camara ou até da segurança social .. porque quer numa ou na outra organização não tenho qualquer inimigo ...

só um pacóvio como o sr anónimo pensa que sou suficientemente importante para ser alvo de tantas criticas.

pense nisso!..

Miguel Oliveira disse...

sr politicae:

as acusações que no seu blogue são produzidas (mesmo através de um anónimo)lesam o meu bom nome.

não acha que na pratica conotam-me como se fosse um ladrão? um individuo "que esteve envolvido em maroscas" e favorecimentos?

deixo pois ao seu critério manter estas referências.

Anónimo disse...

Senhor Mestre Miguel de Oliveira:

1. Quanto à licenciatura na Univ. Independente, no contexto que explicou, não retira uma virgula à minha opinião: fazer licenciatura às 4.ªas feiras em qq Universidade Pública ou Privada exigente não seria possível, quanto mais Mestrado (saiba que tenho uma irmã com Mestrado em Quimica Orgânica e sei o quanto lhe custou e as exigências que teve de cumprir e sacrifícios )
2. Quanto ao Mestrado na Uni. Aberta estamos a falar portanto do mesmo tipo de registo universitário. Se bem sei a Univ. Aberta é a instituição ensino superior à distância e funciona por e-learning, dondo ficamos por aqui;
3. quanto ao seu curriculum e seleccão na Adm. Pública reforça o que disse: só na função pública é que todas as licenciaturas valem o mesmo, sejam em x, y ou z matérias e só na nesta função publica todas as licenciaturas tiradas em qq escola de ensino superior valem o mesmo. Talvez por isso a função pública seja o que é e tenha a imagem que tem!
4. não é por acaso que se o amigo concorrer para qualquer grupo económico o seu curriculum impedi-lo-ia de ir sequer à entrevista, ficava nas exclusões ex ante;
5. se não está confiante no que dissem em 4. tente enviar o seu curriculum para as maisores empresas e espere para ver se recebe alguma chamada. Ha-de ser por alguma razão!

Fin almente, quanto a não ter pedido o estatuto de trabalhador-estudante, pois devo dizer que teria sido preferível porquanto mais transparente. Essa coisa de ir às 4.ªas feiras e depois compensar, enfim.....Repito: com certeza que não foi escolhido pelço Dr. João Silva pela cor dos seus lindos olhos, ainda por cima dos SMTUC, empresa longe do seu gabinete. Foi escolhido curiosamente depois das autárquicas em que ele foi eleito vereador e era o Miguel um jovem socialista, ou é mentira?? Nunca falou com ele antes ? Por favor... não era necessário. O senhor Miguel era um jovem turco socialista que participou na campanha de Manuel Machado. Curiosamente funcionário local nos SMTUC...e zás.... é chamado para o gabinete do vereador! Não me vai convencer que foi por acaso!

Finalmente, não leve a mal. Outros foram aqui visados. Fz parte! Quanto a eu não ser da Segurança Social...está certo não sou, mas conheço bem como veio para cá pois a minha cunhada trabalha ai e sabe bem como aí foi parar e nem lhe passe pela cabeça achar que foi seleccionado sem o empurrão do Dr.Luis Filipe Pereira!

Anónimo disse...

O trajecto de estudante acima, é deveras curioso, as equivalências, as facilidades, o tipo de instituições de ensino...o ser funcionário público...tudo fácil.

São estes percursos académicos que produzem licenciados, mestrados e doutores a granel, quase todos semi-analfabetos.

Com esta gente, Portugal não vai longe...

Anónimo disse...

Por fim, só para saber não fui o autor dos comentários das 12:58 AM e das 10:43 AM.

De qualquer forma desejo que continue a esforçar-se pois isso é muito importante.Não fique é com a ideia de que se trata de inveja como o administrador POLITICAE deixou entender. Nada disso. Mal o conheço. Apenas tenho ouvido falar de você na Seg Social e curiosamente de alguns seus "ex"camaradas socialistas que passaram por aqui.

Anónimo disse...

O M.O. só saiu do ps porque não conseguiu nenhum lugar de "boy"!

Anónimo disse...

Boa Universidade é a Vasco da Gama. Nenhuma outra tem um presidente do C.A. ao nível do Vilar. Licenciaturas na Vasco da Gama só para quem puder ir às aulas à terça entre as 21.30 e as 23.00.