sexta-feira, julho 28, 2006

PROFESSOR DOUTOR ELÍSIO ESTANQUE ARRASA.




Perversa combinação

Ao defender a aplicação do princípio da meritocracia, Elísio Estanque é arrasador.

Eis um excerto:


A mentalidade vigente em muitos quadros partidários tende a ver uma conspiração e a estremecer sempre que alguma coisa mexe para além do seu controlo. Compreende-se.
Em muitos casos, trata-se de pessoas que desde há 30 anos (...) não têm tempo para a reflexão e para o pensamento crítico. Desenvolveram um estilo formatado pelos cargos (...) que ocuparam (...) e pela reverência das bases, das quais se julgam eternos tutores protectores.
Agarrados que estão à sua pequenina migalha de poder e de tão enleados nas teias de influência e de interesses que eles próprios tecem, [muitos quadros partidários] nem sequer percebem que a senda persecutória em relação às supostas «elites» só põe a nu o absoluto vazio de ideias [dos mesmos].
Pode parecer paradoxal, mas uma tal mentalidade, que tanto invoca o nome do povo, revela-se, afinal, uma perversa combinação entre o elitismo mais conservador e o populismo mais demagógico”.

7 comentários:

Anónimo disse...

é pROFESSOR NA 2ª. PIOR FACULDADE DE ECONOMIA DO pAÍS E AINDA FALA? dEVE É IR TRABALHAR, ANTES QUE O ARRASEMOS A ELE E COMPARSAS DO MIC

Anónimo disse...

A política é a arte de impedir as pessoas de se meterem naquilo que lhes diz respeiro.

Paul Valéry


Com o passar dos anos percebi que esta situação tem por vezes muita pertinência.
Muitos advogam que são actos de inveja a critica aos politicos e que põe em risco o exercicio da democracia bela palavra esta da democracia que muitas vezes usada despudoradamente a todos serve para a pior das atitudes pouco democráticas,não percebendo estes que o que põe em risco a crença na politica pelos cidadãos é sim muitas vejes o uso pouco credível que estes daõ dos lugares que desenpenhame do exemplo que lhe deve estar associado.
Quero pois felicitar modestamente o Professor Elisio Estanque pela forma desassombrada como expõe sobre esta "realidade"e dizer obrigado por haver Homens assim.

Anónimo disse...

Quando um Homem assume uma função pública deve considerar-se propriedade do público.

Thomas Jefferson (1743-1826)

Anónimo disse...

As mais belas qualidades tornam-se inuteis,quando a força do carácter as não sustenta.
Théophile Gautier

Anónimo disse...

Leiam o artigo de Reis Borges ex deputado da Républica no público de 27 de julho.
....o poder político nada aprendeu com a Espanha, nas últimas três décadas,entretido que tem estado com os negócios do centrão de interesses e na satisfação das respectivas clientelas na gestão pública....sic

Parece estar muito em voga a vitimização de alguns"politicos" que lançam o onus da descredibilizaçaõ da politica para os seus concidadãos como se a critica e debate não fosse a essência da democracia que tanto apregoão ,aliás é a sindicãncia permanente pelos eleitores e a sua participação que deve enobrecer a arte da politica actividade essa que deve ser estimulada e desejada.
Por isso antes de mais deverão olhar para si e perceberem que quando eleitos se tornaram referencia e exemplo para quem os elegeu e por conseguinte objecto de escrutinio permanente.

Vítor Ramalho disse...

Os políticos do sistema, na esmagadora maioria, servem – se da nação e não servem a nação.

Anónimo disse...

AMIGO DAS 5:25 PM :

É PROFESSOR DOUTOR NA 2.ª PIOR FACULDADE DE ECONOMIA DO PAÍS, palavras suas, ONDE O DR. BAPTISTA SE LICENCIOU COM 10 VALORES.