quarta-feira, março 01, 2006

LUIS MARINHO PREPARA GRANDE COMBATE.


POR UM NOVO PS
O ex- Vice-Presidente do Parlamento Europeu e ex-Presidente da Federação de Coimbra do Partido Socialista prepara novos quadros, novos valores e novas práticas e conceitos para se opor a Victor Baptista no próximo Congresso Distrital de Maio do Partido Socialista.

Ao que conseguimos apurar, e foi difícil pois a lei da rolha parece ter sido imposta também aqui, Luis Marinho aparentemente encontra-se no terreno há algum tempo, apesar de ter passado despercebido.

Luis Marinho pretenderá propositadamente uma equipa refrescada, com curriculum e experiência capaz de dar ao PS uma esperança de futuro com valor.

Ao contrário do hábito, mesmo os que se apresentam como alternativa para renovar depois, confrontados com a diferença entre a oratória e a prática, defraudam as expectativas, Luis Marinho pretenderá trazer para a Comissão Política Distrital futura os chamados quadros ofuscados pelas sucessivas lideranças e até oposições.

Quer mudar práticas e métodos, apostar na formação dos militantes, bem como na preparação de quadros que pelas suas apetências e experiências ( mais-valias) serão chamados à responsabilidade de assumir, com plena autonomia, pastas e sectores no partido, de modo à intervenção e resposta política do PS/Coimbra ser qualitativamente elevada, restaurando a confiança dos cidadãos na Oliveira de Matos.

37 comentários:

Anónimo disse...

Força Marinho. Estamos fartos de batistadas e bilarices.
Cada umd e nós até pode ter no imaginário melhores candidatos à distrital, mas neste mom,ento tu és o melhor colocado para arrancar uma vitória surda contra estes interesses fortíssimos instalados no PS-Coimbra.
Importa defender o essencial. E o essencial é mudar esta merda, caso contrário o PS-Coimbra tenderá a desaparecer. Apenas passará a ser um partido de deputados e ponto final. Deputados porque apesar da miséria serão sempre eleitos pois os parasitas da política aproveitarão as votações no candidato a primeiro-ministro do PS. Mas se~´a no futuro só isso. É isso que pretendem os seus militantes?
Nas autarquias o povo não votará em batistadas nem em bilarices.
Nos lugares regionais o primeiro ministro já provou que não vai em cantadas.

Anónimo disse...

o post anterior diz tudo! concordo a 100%.

FORÇA LUÍS MARINHO! O PS-COIMBRA PRECISA DESESPERADAMENTE DE UM PROJECTO COMO AQUELE QUE IDEALIZAS!

Anónimo disse...

Força Marinho. Tem cuidado é com o séquito. Mais armandos & Cª não!

Anónimo disse...

Marinho, há muito quem te conheça.
O teu percurso e as tuas estórias.

Sabemos ao que vens.
O PS Coimbra precisa de uma alternativa ao Baptistismo/Faustismo que já cansa (para uns já enjôa mesmo...)

Não és o ideal como alternativa. Falta a VERDADEIRA alternativa, do VERDADEIRO Partido Socialista do Distrito de Coimbra (não do eixo Coimbra-Figueira).

Contudo há falta de uma verdadeira ALTERNATIVA RENOVADORA e DINÂMICA, por agora vais valendo como possível solução para o desejável fim do reinado do DR. Bapstista à frente dos destinos da Distrital.
Porque o PS e o Distrito de Coimbra merecem melhor.
Por agora serves como eco de muitas vozes: Já Basta! Estamos Fartos: Afinal o que é e o que representa o Baptistismo/Faustismo?

Viva o PS e o que este representa, para além das figurinhas e dos figurões.

Anónimo disse...

Então a VERDADEIRA ALTERNATIVA que se assuma e assuma as suas responsabilidades. Não fique no comodismo do seu chinelo e à lareira nestes dias frios e mostre a sua garra senão não será verdadeira alternativa. Quem acha que há outra alternativa que apareça e não se comporte como mais do mesmo, como mais calculismos e frieza de análise.e ÉR que tanta frieza ainda vai dar na nunca renovação e lim+peza da merda em que se transformou este PS.

Anónimo disse...

O contabilista ( alcunha dos corredors da aseembleia da república para se referirem ao Batista ) assim vai andando, vai-se servindo, vai prometendo e prometendo tachos e lugares, ajudas e ajudas, apesar de já ter demonstrado à saciedade op que vale e a influência que tem. Ou seja, ZERO.
O que Batista quer é servir-se do PS para encher os seus bolsos.
Sabem oque Batista faz aos curriculuns que lhe dão e que ele até pede para supostamente ajudar A,B ou C ? Deita-os no lixo e depois diz que falou e pediu.
EU JÁ ASSITI AO SR. BATISTA NO TRIANON DIZER O QUE FAZ AOS CURRICULUNS QUE LHE ENTREGAM.
ESTE HOMEM NÃO TEM CARACTER

Anónimo disse...

A Rosa Pita, a mando provavelmente da Teresa Alegre, anda para aí a incentivar o não aparecimento de alternativas ao Batista. Pergunto: das duas três. Ou é porque deixou de acreditar no PS. E neste caso a porta é a serventia da casa, pois só assim terá coerência. Não se permanece numa organização da qual se desconfia em definitivo e na qual já não se acredita. Ou então fez um acordo tácito com o Faustinho para ficar quieta e volta a ir na lista de deputados.
Vergonha. Foi uma perda de tempo o ano de 2003.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 6.24:
Engana-se redondamente sobre o que está a dizer acerca da Rosa Pita. Ela nem incentiva a estarem com o Batista, nem incentiva a estar com o Marinho e muito menos incentivar a que não haja oposição ao Batista. Isso é uma acusação absurda. Lá que ela não se meta é com ela e provavelmente terá as suas razões mas nunca incentivou ninguém nem a não apresentar listas contra o Batista, nem a apoia-lo, nem a apoiar o Marinho.

De resto, quanto ao Marinho dentro dos possíveis é o melhor neste momento. Esperemos que os militantes não se amedrontem e votem no Batista, que já vimos que o tempo do Trianon acabou.Na Federação, viu-se os lugares nas delegações regionais que conseguiu para o nosso distrito, viu-se a qualidade popular deste fraco Presidente nas autárquicas, assim como as suas escolhas para outras câmaras, sobressaindo a Figueira da Foz O mesmo digo para a concelhia, já que além de ter um secretariado fantasma, também é um presidente fantasma que teve os resultados que se vê nas duas eleições autárquicas.

Com tudo isto espero vivamente que os militantes da Federação Distrital do Partido Socialista façam a melhor escolha, isto é, LUIS MARINHO.

Anónimo disse...

Espero que esta notícia se confirme, porque o PS em Coimbra já tem a cova aberta. Se o Batista continuar à frente do Partido enterra de vez o PS Coimbra.
Força Marinho.

Anónimo disse...

DR LUIS MARINHO,
NÃO ESQUEÇA QUE MUITOS MILITANTES DEPOSITAM EM SI A ESPERANÇA DE VOLTAREM A MILITAR NUM PARTIDO LIVRE, DEMOCRÁTICO, ONDE POSSAM INTERVIR SEM O RECEIO DE DISCORDAR DOS PODERES INSTITUIDOS.VÁ EM FRENTE! - ESTOU CERTO QUE TERÁ A SOLIDARIEDADE DE MUITOS CAMARADAS E QUE PODERÁ VENCER A MÁQUINA INSTALADA, RESTITUINDO A DIGNIDADE A MUITOS MILITANTES E GRANDES VITÓRIAS AO PS NO DISTRITO DE COIMBRA. CAMARADA, VAMOS EM FRENTE.

Anónimo disse...

Recomendo vivamente a leitura do artigo de opinião de Rui Namorado publicado no Campeão das Provincias. O mínimo que chama à direcção distrital do PS é inexistente e irrelevante.

Anónimo disse...

Não é a influência do Batista que vale 0. O Batisia, ele próprio é que vale 0

Anónimo disse...

Mas quem é a Rosa Pita?!
Esclareçam-me...

Anónimo disse...

Quem ri no fim é que ri melhor. Então o Luís Marinho deixou de ser o Eurocarteirista, como dizia a Teresa? Será que já não há memória sobre o que foi a liderança do Fausto?
Felizmente que os militantes e simpatizantes do PS (Gomes Canotilho, Vital Moreira, etc., etc.) têm memória e por isso mesmo ficarão na História. Vivam os militantes do Partido Socalista.

Anónimo disse...

Quando se tem no coração e nas atitudes os ideiais do partido socilista, não se pode ficar indeferente a todos os vossos comentários. Vós sois militantes que falam a mesma lingua que eu que sentem o que eu sinto!
Estou aqui! Pronta para o combate! Força Dr. Marinho. Sabe onde me encontrar... se não conseguir, procure que eu estou aqui para vencer consigo!

Anónimo disse...

A Teresa devia ter vergonha na cara. Andou pelo distrito a dizer que não queria nada e que queria abrir caminhos e o que fez? O que foram, estes anos de oposição? Zero. É de família. O que não diria a tersa se o Marinho estivesse como o irmão dela desde 1974 na Assembleia da República à pala do PS sem nunca ter sabido o que é ter de levantar às 6 e 7 da manhã para ir trabalhar e receber ordens, por vezes de idiotas e ignorantes.
E o que é o Fausto agora senão eurocarteirista também?
Já agora e o amiguinho dela que ela e o irmão sempre protegeram de nome Fausto Correia que deixou a Federação nesta linda merda? Ela também esteve lá e contribuiu como nunca para o estado destas coisas. Tenha vergonha.

Anónimo disse...

Ao ou à das 7:10 PM :

Esse é que é o problema. Não incentiva nem deixa de incentivar ninguém. Portanto acomodou-se e deixou de lutar. refere apoiar a familia Alegre. Faz bem. Mas é bom que esses se decidam definitivamente se querem ficar ou sair. Essa merda de ficar a mamar a parte boa ( VERDADEIROS carteiristas do PS )e depois fazerem de conta que não têm nada a ver com isto não é bonito, apesar de lhes acentar que nem uma luva.

Anónimo disse...

Mas afianl o Luís Marinho já formalizou a sua candidatura?

Anónimo disse...

Mas afianl o Luís Marinho já formalizou a sua candidatura?

Anónimo disse...

Rui Namorado.
Ora aí está uma boa alternativa para o PS distrital.

Obviamente que o tipo nada tem a ver com os bastidores e corredores do PSzinho de coimbra, feito de militantes e "dirigentes" subservientes e sem pensamento próprio.Demasiado obedientes ao capataz da Oliveira de Matos.
E estou a ser simpático. Há quem os chame,como eu ja ouvi: - mediocres; - acéfalos; - acriticos; e assalariados da politica...

O PS é maior que "isto"!
Haja soluções e coragem para lutar.
E não esqueçam, só é derrotado quem desiste de lutar.

Para o PS distrital (que é mais doq ue Coimbra:Regeneração Já!

DEixo uma sugestão, vamos pensar num nome: Rui Namorado...

Anónimo disse...

Não formalizou acho eu mas a malt aqui está a torcer para que o faça

Anónimo disse...

O sociólogo Elísio Estanque também devia dar o seu contributo. Tem um currículo muito bom e é muito respeitado. É uma voz crítica, independente, está-se bem marimbando para politiquices de m****!

E há também o antigo pró-reitor Lusitano dos Santos. Um homem de uma verticalidade à antiga. Frontal como poucos!

Militantes de valor não faltam! O próprio Marinho tem valor.

Anónimo disse...

O Rui Namorado? Onde tens andado? No PS não, de certeza absoluta.

E esse lá atrás que não sabe quem é a Rosa Pita, está amnésico, bebeu, ou nunca foi militante?

Anónimo disse...

Caro camarada de verbo populararucho,

Não bebo por opção. Gosto de cuidar do corpo e da mente.
Tenho boa memória. Muita boa, dizem.

Amnésico, não sou. Não levei nenhuma pancada. Nem tenho a dita "pancada", como o povo costuma dizer.
Sou um atento cidadão eleitor e militante do PS desde 1977. Sou velho, portanto.

Ainda assim pergunto: Quem é a Rosa Pita? O que é que, e quem representa no PS?
A Rosa Pita?
Esclareçam-me por favor. É só.
Humildemente, O. Pedro Rocha

Anónimo disse...

A longa marcha para a irrelevância política
Rui Namorado


Para o PS, no distrito de Coimbra, as últimas eleições autárquicas constituíram um verdadeiro desastre político. A sua participação nas recentes eleições presidenciais esteve longe de se traduzir numa recuperação.
Não se tratou de ocorrências fortuitas. Há anos que a Federação de Coimbra tem vindo a caminhar para a irrelevância política dentro do PS e no distrito. Ilustração eloquente dessa deriva, foi o que ocorreu após o triunfo nas eleições legislativas de 2005.
De facto, no actual Governo do PS não entrou qualquer ministro de Coimbra e os dois Secretários de Estado ligados à nossa cidade, pelo facto de ensinarem na sua Universidade, nada têm a ver com a Federação de Coimbra do PS. Por outro lado, nenhum dos deputados do PS pelo distrito entrou para a direcção do grupo parlamentar, a nenhum coube a presidência de qualquer das comissões parlamentares e nenhum faz parte da Mesa da Assembleia da República. Por último, é hoje perfeitamente clara a escassa influência da Federação de Coimbra nas escolhas que foram feitas pelo governo, quanto aos lugares de confiança política de nível regional, radicados em Coimbra. Realmente, será difícil encontrar, dentro do PS, outra federação distrital com índices de relevância interna tão baixos.
Num inacreditável autismo político o grupo dirigente do PS a nível distrital, embrulhou todos estes sinais de alarme em desculpas absurdas, parecendo agora querer perpetuar-se no poder. É preocupante que isso possa acontecer. Tanto mais que a irrelevância, acima sublinhada quanto ao partido, tem vindo a projectar-se no seu exterior. Na verdade, a influência do PS na vida social, cultural e política do nosso distrito, cada vez é menor.
De facto, embora algumas das suas deficiências reflictam mazelas que são de todo o partido, a verdade é que em Coimbra o PS não tem sido mais do que uma rede de comités eleitorais, periodicamente activada, com tendência para evoluir para uma espécie de feudalismo clientelar, radicado em sindicatos de voto ou em solidariedades cujas raízes são exteriores à política.
O debate político há muito deixou de existir como prática habitual, reduzindo-se a esporádicas reuniões. As escassas iniciativas em que preleccionam figuras mais ou menos mediáticas, pertencentes ao partido ou não, para plateias de militantes que ordeiramente fazem o papel de público, são úteis, mas não substituem o debate.
As secções, verdadeiramente, não têm funcionado. E as poucas excepções a essa regra, quando não se limitam a ser simples câmaras de eco do grupo dirigente, são cuidadosamente cercadas. No limite, como aconteceu com uma secção de acção sectorial, são invadidas por legiões de novos membros, que antes completamente as ignoravam, para ser garantida, pela força automática do número, a sua domesticação.
Estão à porta novas eleições para os órgãos concelhios e distritais do PS. Se as regras das eleições internas e as práticas que as rodeiam se mantiverem, dificilmente pode ser modificada a situação actual.
De facto, será grande a desigualdade entre os candidatos com dinheiro e os candidatos sem dinheiro; entre quem angaria facilmente fundos e quem não consegue fazê-lo;
entre quem tem a benção do aparelho e quem a não tenha. A vantagem das candidaturas situacionistas será grande, enquanto o desânimo e o desencorajamento dos militantes insatisfeitos com o que se passa no Partido serão enormes. Crescerá o pessimismo e a tendência para se duvidar da eficácia de qualquer tentativa de inverter esta longa marcha para o deserto político.
Será que se pode esperar que num sobressalto de energia política os militantes até agora adormecidos acordem para salvar o partido do marasmo actual? Talvez. E será certamente esse o objectivo de qualquer candidatura que, arrostando com todas as dificuldades, se proponha inverter o actual estado de coisas.
Mas se qualquer resistência será sempre meritória, melhor seria contar desde já com a cooperação do actual grupo dirigente para um processo urgente, excepcional e consensual de recuperação.
Neste registo, o mais realista seria empreender, desde já, um efectivo processo de renovação, através de uma mudança profunda, radicada num novo modo de funcionamento interno, na criação de uma nova competência colectiva para elaborar ideias e conceber políticas, na habitualidade da reflexão política e na acção concertada para uma intervenção eficaz no tecido económico-social e no panorama cultural do distrito.
Seria um processo honesto e exigente, estendido por alguns meses, que levaria certamente ao amadurecimento e à sistematização de eventuais propostas diferenciadas, quanto ao modo de conduzir o Partido no distrito. Propostas assentes nas diferentes ideias e pontos de vista, não em feudalismos clientelares ou em solidariedades exteriores à política. Propostas que exprimindo a eventual diversidade das posições dos militantes, cimentassem uma verdadeira unidade na acção pela transparência com que se enfrentassem e pelo respeito mútuo a que tivessem habituado os seus protagonistas.
Para isso, é indispensável pedir à direcção do PS que aceite um adiamento, para depois do Congresso Nacional, das eleições distritais e concelhias na Federação de Coimbra. Depois, delinear-se-á um plano sistemático de debates para os próximos meses, de modo a enriquecer-se a vida política da Federação e a dos seus militantes, permitindo-se que surjam as convergências e as divergências que congregam e distinguem os socialistas deste distrito, de modo a que nos actos eleitorais seguintes se confrontem ideias e não fidelidades, se enfrentem projectos e não tribos.
Por último, seria desejável que, para dirigir o PS através deste período transitório até às próximas eleições, no plano distrital se constituísse uma comissão de gestão provisória. E, para ser claro o virar de página e a abertura de um novo tipo de convivência, seria desejável que essa liderança provisória resultasse de um acordo, formalmente estabelecido, entre o actual executivo da federação, a liderança da lista que se lhe opôs no último congresso, eventuais candidatos às próximas eleições distritais e a direcção nacional do partido.
É difícil? Sem dúvida, mas parece ser este o caminho mais seguro para fazer sair a Federação de Coimbra do Partido Socialista da irrelevância política onde caiu.
Professor da Universidade de Coimbra e militante do PS

Anónimo disse...

Quem assina um texto destes, no qual se diz tudo e muito claramente, deve agora dar o seu contributo para tentar mudar o estado de coisas.

O PS precisa de pessoas como o camarada Rui Namorado!

1 militante do reino do Botão

Anónimo disse...

Quem assina um texto destes, no qual se diz tudo e muito claramente, deve agora dar o seu contributo para tentar mudar o estado de coisas.

O PS precisa de pessoas como o camarada Rui Namorado!

1 militante do reino do Botão

Anónimo disse...

Em 3 de Março:

Marinho: Não.


Baptista: NUNCA!!!

Uma 3ª Via: Já!

Hipotese Rui Namorado: Economista, Professor universitário discreto, mas respeitàvel. Ex-Deputado (há quantos anos e em que circunsTãncias?. Parece ser pessoa serena e não precisar da politica (vulgo carreira) para nada.

Talvez um pouco cinzento. DEmasiado calado. Só espero que não seja por sobranceria.
Até prova em contrário SERIA UM BOM NOME.
Que dizem?

Anónimo disse...

Amigo acima: Rui Namorado e Fernanda Campos são fervorosos apoiantes de Luis Marinho.
Por muito que não vá à bolo com o Luis Marinho ele pelo menos é sério e qualificado para não nos envergonhar.
A culpa do estado desta merda de partido em Coimbra é de um senhor chamado FAUSTO CORREIA. Ele é um gajo que deve estar muita entalado para andar a fazer as figuras que anda a fazer

Anónimo disse...

A Judite do Botão, Santos Pereira, anda por aí. Parece-me que esteve em tachos políticos mais de 5 anos: Governo Civil, Protecção Civil e até deu uma mãozinha nas Estradas.
E a jurista Eliana que também esteve e está em tachos do Governo. Mais, queria ser Directora aos 30 anos.
E, o Pirata sou eu...

Anónimo disse...

És pirata e ignorante.
E então ?
Muitos dos dirigentes da Câmara de Coimbra, do tempo do Machado, o foram até mais cedo.
E nas grandes empresas queres que te diga quantos directores bons há com 2,28,29 e 30 anos ó idiota ?
Esses preconceitos fazem de Coimbra cada vez uma cidade de provincia onde até gosto de viver mas onde começo a conviver mal com alguns dos seus tiques de parolismo serôdio. Então para o comentador acima o importante é ter idade. Pode ser um incompetente da pior espécie, desde que tenha 40 para cima ? É isso.
Conheço alguns dos actuais e anteriores dirigentes Directores completamente incompetentres para o lugar.
A tradicional dor de corno é fodida!

Anónimo disse...

Mas isto não é só na Câmara de Coimbra é em toda a Adminitração Pública. É por isso que a função pública só tem incompetentes e irresponsáveis.
Onde a idade é posto, as cunhas são decisivas, no bom e mau sentido ( ou seja para promover ou lixar )...
Já agora não se pode ser director aos 30 porque se tem 30 apesar de se ser capaz, mas pode-se ser deputado e vereador com 27,28 ou 29 ??
e o pirata sou eu ???

Anónimo disse...

Ai dor de corno que és tão fodida , olarilólela....
A Judite não sei quem seja, mas a Eliana conheço bem. Tenham vergonha na cara. Não precisa de vocês para nada e deve afastar-se do PS o quanto antes. Não se pode ser livre e incómodo no reino dos jogos dos interesses. Quem sabe um dia ainda não a chateiam para arranjar umas avençazitas na empresa dela para este e para aquele???

Anónimo disse...

A Eliana tem uma empresa ?
Acho que o João André também.
Desejo a ambos sucesso. Ambos merecem. Conheço-os do tempo da JS e merecem tudo de bom.

Anónimo disse...

Quero lá saber se o João André tem uma empresa ou a Eliana Pinto. Quer dizer que ambos estão a contribuir para a economia portuguesa. A mim interessa-me apenas saber se isso é incompatível com os lugares e as funções públicas que exercem.

Anónimo disse...

A Eliana tem apenas acções de uma empresa SA com esse objecto. Não tem qualquer papel na gestão.Invejosos

Anónimo disse...

Força Marinho. Vamos ganhar. Conta com Soure, Montemor, Figueira, Góis, Coimbra e muitos outros concelhos estão a levantar-se para te ajudar