quarta-feira, fevereiro 01, 2006

SÓCRATES TOMA CONTA DO PS E ASSUME LUGAR DE JORGE COELHO

LEITURAS . . .



José Sócrates surpreendeu ontem a Comissão Política Nacional do PS. Assumiu ele próprio o lugar que há um ano reservou para Jorge Coelho.
Coelho, responsável n.º 1 pelo desaire das últimas eleições autárquicas, sobretudo na escolha dos candidatos do PS decidiu sair da liderança da Comissão Permanente.
Ontem, na Comissão Política Nacional, Sócrates não quis deixar a Comissão Permanente em mãos alheias e assumiu ele próprio a sua liderança. Esta decisão parece-nos ter uma única leitura: quer ser ele mesmo a reorganizar o PS, diria, reorganizar o PS da era Sócrates, não cometendo o erro que Guterres cometeu ao desligar-se totalmente do partido da rosa, deixando que ele ficasse nas mãos de alguns "barões".
Esta decisão de Sócrates só faz sentido se ele quiser mudar o PS, e mudá-lo quer dizer mudar tudo e mudar tudo nos distritos e concelhos. O secgedo de um partido que possa ser forte para ajudar o Governo é encontrar uma nova geração de lideres locais, mais credíveis, melhor aceites e mais respeitados pelos cidadãos. Sócrates percebeu que um "cão com a bandeira do PS no rabo" ( como o presidente da concelhia do PS-COIMBRA afirmara nas últimas autárquicas para justificar que Baptista teria sempre 30%, o que não aconteceu) pode não vencer eleições. É que a última palavra é do povo e o povo não é enganado durante muito tempo, todo o tempo.

Tal quer dizer que os portugueses cada vez votam menos no símbolo dos partidos e cada vez mais têm em conta a(s) personalidade(s) que os partidos candidatam.

A consequência desta decisão só pode ser uma: José Sócrates vai procurar rejuvenescer as lideranças locais do partido, refrescando práticas, modelos e organizações por forma a injectar mais credibilidade no PS junto das pessoas.
Se for esta a intenção tem o nosso aplauso.

Para tanto é necessário afirmar as limitações de mandatos internos e é necessário que o secretário-geral dê sinais claros de que quer rejuvenescer o partido.

1 comentário:

Anónimo disse...

Diria antes que depois de Coelho, só o Sócrates. Nem poderia ser um Costa, nem um Magalhães, nem um Ascenso, nem qualquer outro.
Há Congressos que não se podem perder. Cuidem-se...