quarta-feira, fevereiro 01, 2006

BILL GATES VAI ENTRAR NO PLANO TECNOLÓGICO DE JOSÉ SÓCRATES


SÓCRATES CONSEGUE IMPULSO DECISIVO PARA O PLANO TECNOLÓGICO
Os acordos que o Estado celebrará hoje com a Microsoft «não inibem» a utilização de «software» livre, deixando à consideração do Executivo a utilização de outras tecnologias que não a da gigante norte-americana, garantiu Mariano Gago, ministro da Ciência e Tecnologia.
Microsoft vai avançar com um projecto de formação em literacia digital que abrangerá um milhão de portugueses até 2010. Esta medida foi anunciada ontem, na abertura da conferência anual europeia da Microsoft, que hoje termina em Lisboa, e terá uma vertente especificamente dirigida a 50 mil elementos das forças de segurança.
As parcerias entre o gigante norte-americano de software e Portugal não vão ficar por aqui, estando previsto que Bill Gates, líder da empresa, anuncie hoje novos projectos, designadamente na área da formação.
Parcerias ministeriais
O projecto de literacia digital - que foi proposto pela Microsoft - será agora desenvolvido em conjunto com o Estado, envolvendo parcerias com os ministérios da Administração Interna, Educação e da Segurança Social.Para a sua concretização, a empresa americana propõe-se formar gratuitamente os formadores. A acção irá abranger 10% da população portuguesa e segundo precisou o responsável da Microsoft Portugal, João Paulo Girbal, a prazo, o mercado ganha com essa aposta porque mais pessoas ficam habilitadas a utilizar as tecnologias de informação.
Combate ao crime
Adicionalmente, o projecto terá uma vertente especificamente destinada às forças de segurança portuguesa, sendo o respectivo protocolo hoje assinado. PSP, Serviços de Estrangeiros e Fronteiras e GNR serão as forças de segurança abrangidas por um conjunto de acções de formação.
O objectivo é expandir o uso das tecnologias de informação e comunicação na prevenção policial e na investigação criminal.

Sem comentários: