segunda-feira, janeiro 16, 2006

MANUEL ALEGRE - O SENHOR MONARCA

O TESTEMUNHO.
O Dr. que nunca foi.
Privei com Manuel Alegre na Assembleia da República, há alguns anos atrás, não como colega, mas no desempenho das minhas funções de jornalista. Sei de quem falo.
Alegre é um aristocrata, tradicionalista, snob, arrogante e hedonista. É o EU que impera na sua vida! Sempre foi.
Alegre gosta de se ouvir e tem a sorte de ter uma bonita voz, mas é só isso. Não tem hábitos de trabalho, nunca trabalhou, aliás, tem das mulheres um conceito machista e considera ser o melhor do mundo. Esteve à frente em guerras importantes no PS, como a da co-incineração porque sabia que isso lhe dava palco, holofotes, luzes e TV. Ele é um homem de palco, onde cultiva a sua elevada auto-estima. Sempre esteve contra o sistema e contra tudo o que fosse difícil, sempre esteve onde estava a vox populi que causava admiração. Ele sabia que só isso lhe daria palco fácil. Ter as luzes sobre si por FAZER, CONSTRUIR coisas difíceis é mais complicado e menos apetecível para um aristocrata que gosta do ouro, da beleza dos salões, da caça e da pesca. Além do mais ele não saberia como fazê-lo. Nunca soube. Optou pelo caminho do " eu nunca me calo". Foi mais fácil, mas também é um caminho pouco honorífico e honroso. Prefiro as luzes que se abatem sobre os que optam por ajudar a construir coisas em Portugal, "metendo a mão na massa", tomando decisões impopulares, mas úteis ao país. Esse não é, definitivamente, Manuel Alegre.
Lanço um desafio: alguém consegue ver Manuel Alegre à frente de uma pasta? À frente de uma Câmara Municipal, a fazer coisas ?
Alegre é um oportunista que nunca olhou a meios para se auto-promover. Fala dos instalados da política, mas o que é ele senão um instalado desde 1974? Porque não começa ele a dar o exemplo e dá o seu lugar a um jovem?
Por último, mas não menos importante, o que se pode pensar de um homem que nunca terminou a licenciatura em direito e deixa que o tratei por um título que não possui ? Eu, na Assembleia, nunca o tratei por dr. porque não o é, apesar de saber que ele não gostava do Sr., é isso que é. Senhor Manuel Alegre.

21 comentários:

Anónimo disse...

pode ser tudo isso mas mais vale o Manuel Alegre do que o senhor silva.

Anónimo disse...

Apesar de não apreciar Manuel Alegre, tenho de concordar que o movimento por ele liderado é muito importante para o PS e especialmente para o regime democrático. Apareceu fora de toda a lógica do bloco central que tem representado muitos interesses obscuros, com graves prejuízos para Portugal, levando à descrença, da maioria do povo português na actual classe política e, mais grave ainda, no sistema democrático.

Miguel Oliveira disse...

Posso acresecentar?
Porque razão um democrata como Manuel Alegre quando perdeu as eleições para a AM da Figueira e a AM de Coimbra nunca tomou posse? nem sequer justificou a sua ausência na tomada de posse de Coimbra?

não aceita perder?

gosto dele como escritor e só isso.

Anónimo disse...

Concordo genéricamente, pois também privei com ele numa ou noutra campanha e jurei para comigo mesmo,não estar do lado onde ele estivesse. Só quem não conhece aquela peça pode apoiá-lo.
Tenho pena de ter que afirmar isto e até é dificil para mim, mas é a verdade pura e dura daquela personalidade.

Anónimo disse...

É apenas um grande poeta.
Só isto. E não é pouco...

Pedro Sá disse...

Já agora, como já escrevi no meu blog.

É a pessoa que ficou indignadíssima por todos os militantes terem o mesmo tempo para falar no Congresso, porque "as grandes figuras do Partido tinham que ter direito a mais tempo".

Sem comentários. Quem diz uma coisa destas não é sequer democrata.

Anónimo disse...

É o desespero! É o desespero!
Mas já acordaram tarde!

Anónimo disse...

e quem será o badameco que escreve esta crónica sem ter sequer coragem para sair do anonimato?
um borra-botas qualquer certamente.
ao menos podias evitar que te tomassem por jornalista para não ofenderes a classe.
cobardolas

Mr _Kent disse...

SEMPRE É BEM MELHOR QUE AQUELE PAROLO DE BOLIQUEIME K NADA DIZ E SE APRESENTA COMO GRANDE SENHOR DAS FINANÇAS.
LEMBREM-SE É DO SÁ CARNEIRO, QUE O CORREU DE MINISTRO DAS FINANÇAS, ANTES QUE SR PROFESSOR PUSESSE ISTO TUDO DE TANGA...

Anónimo disse...

O problema é que este anonimo anda a brincar com as pessoas, sem dar a cara! Cobardia! Eu nao quero continuar na geração rasca! Eu quero ser uma geração com futuro ...

Anónimo disse...

Oh senhor Politicae!! Então você tinha logo que inventar que é jornalista?!! Não podia ter dito filósofo, anarquista, guia espiritual ou taxista? Os jornalistas fizeram-lhe algum mal? Vem falar de democracia, argumentação, justiça e limpeza, e confunde isso tudo com a possibilidade fácil de escrever alarvidades, difamar e achincalhar a vida de outrem, sob anonimato??!!
Você também acha que o Poeta Manuel Alegre se foi entregar à PIDE em Angola, só para ter protagonismo e 40 anos depois se poder candidatar à presidência da república?
Já agora, quando o Poeta Manuel Alegre foi preso e depois exilado, você era jornalista em que jornal? canal de televisão? rádio? Já tinha criado um fanzine mal-dizente na escola primária?
Ouça: porque é que você não se faz passar por outra coisa qualquer? Por exemplo, pescador, agricultor, operário fabril, uma destas profissões de futuro que os governos de direita tanto contribuíram para valorizar e proteger?
Vá, deixe lá os jornalistas em paz...

Anónimo disse...

Porque é que alguém que escreve o que aqui está escrito não se identifica, para que assim se possa dar crédito ou não ao que escreveu? Qualquer pessoa sob a capa do anonimato pode escrever o que lhe vier à cabeça e nunca saberemos se acreditar ou não. Quem denuncia assina por baixo, ou então cala-se.

Anónimo disse...

E diz-me uma coisa: essa porcaria de ser Doutor só por ter uma licenciatura, não será burrice tua?
Sabes quantos Doutores existem na Assembleia?
Um deles é o Francisco Louçã. Não deve haver muitos mais.
Doutor é alguém que tem doutoramento e não qualquer badameco que tendo tirado uma Licenciatura, muitas vezes "à pala" se arrogue o direito de levar com o "Dr" antes do nome. O seu a seu dono.
Mais digo que este Post não diz nada de jeito, é um hino à inutilidade.

Anónimo disse...

Estranho que não tenha utilizado a qualificação de Arrogância Salasarenta. Deve estar a guarda-la para outro candidato.

Anónimo disse...

Estranho que não tenha utilizado a qualificação de Arrogância Salasarenta. Deve estar a guarda-la para outro candidato.

Anónimo disse...

Como dizia a outra "...isso agora não interessa nada", dia 23 sim interessa, agora não ! Votem nele, votem e votem MUIIIITO

Anónimo com nome

Politicae disse...

Ao igualmente anónimo e, portanto, cobardolas, das 1:40 PM :

Excelentíssimo, fui de factojornalista numa das legilaturasna Assembleia da República e o que eu disse é RIGOROSAMENTE verdade. Ademais, o que importa é a opinião consubstanciada nos factos descritos que são verdadeiros.E muitas outras histórias, VERDADEIRAS, há, o o excelentíssimo(a) anónimo(a), e portanto também cobardolas, pela sua classificação, provavelmente sabe bem do que falo.

el s (pc) disse...

Desculp que lhe diga, trataomos os licenciados por dr. ora lic. e' uma coisa doutor e' outra.

Anónimo disse...

EL_SNIPER SEJA COMO FOR O aLEGRE NEM LICENCIADO É. TEM O 2.º ANO DE DIREITO EM COIMBRA. SEGUIU PARA ARGEL ONDE ESTEVE 10 ANOS A VIVER TRANQUILAMENTE. DEPOIS DO 25 DE ABRIL SALTOU DE ARGEL PARA O PARLAMENTO ATÉ HOJE.

Anónimo disse...

dura lex sed lex...

Anónimo disse...

a verdade ás vezes custa mas alguem tem que dize-la
ela hoje só assusta quem a quer presa na tela.