terça-feira, agosto 09, 2005

O DIÁRIO AS BEIRAS NOTICIA HOJE LISTA PROVÁVEL DE BATISTA

CÂMARA MUNICIPAL

O número dois, na lista para a câmara, será Álvaro Seco – coronel reformado, que foi também o número dois de Mendes Silva, na década de 80, e que presidiu à Junta de Santa Clara e lidera a associação Amigos da Margem Esquerda.
Ainda no elenco para o executivo, o destaque vai para a presença de três mulheres. De duas delas, o DIÁRIO AS BEIRAS apenas conseguiu saber que têm inserção socio–profissional forte, sendo que uma é farmacêutica, em Taveiro, e a outra é uma conhecida personalidade da área social. Outro nome, no feminino, que promete ser um “trunfo” forte é o de Fernanda Maçãs, jurista, ex–assistente universitária, especialista em Direito do Ambiente e do Urbanismo, com diversa obra publicada. Refira–se que Fernanda Maçãs é uma mulher com um trajecto de vida muito peculiar, já que se diplomou, inicialmente, em enfermagem, após o que cursou Direito, enquanto estudante–trabalhadora. Após a licenciatura, enveredou pelo mestrado e foi assistente de Joaquim Gomes Canotilho, após o que acompanhou Alves Correia, no Tribunal Constitucional. Entretanto, ingressa nos quadros do Banco de Portugal, como jurista, e tem uma passagem pelo Ministério do Ambiente, no tempo da ministra Elisa Ferreira.
A lista para a câmara poderá incluir também o actual vereador e presidente da Concelhia Luís Vilar e o assistente no instituto politécnico de Tomae, na área de engenharia electrotécnica, Rodrigo Maia – o nome indicado pela JS.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Na assembleia municipal, a grande novidade é a escolha de António Reis Marques, psiquiatra e ex–presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, que vai ser o candidato a presidente.
Outros nomes já garantidos são os dos docentes universitários Martim Portugal e Isabel Nobre Vargues.

Logo mais à noite o politicaehouse estará na reunião e relatará as escolhas possíveis de Vitor Batista.

De noticiado pelo diário As Beiras, indiscutivelmente o nome de Fernanda Maças é um bom nome para o executivo municipal. A questão que se coloca é saber em que lugar irá.
Isto é; é conhecida a simpatia socialista de Fernanda Maças, pelo que não admira a vontade em ajudar os socialistas, mas ir na lista em lugar claramente inilegível deixa de ser trunfo eleitoral.
É óbvio que Fernanda Maçãs seria ( será) uma garantia de qualidade, mas de que vale se o lugar não for dos cimeiros ? Seria sempre um nome para figurar nos primeiros 4.
A questão é também saber se Fernanda Maças aceitou ou aceitaria isso.
Depois, são, quanto a nós, inconciliáveis açguns dos nomes apresentados. Numa lista para o executivo onde pontificam Coronel Álvaro Seco, reformado e sem qualquer curriculum que constitua uma mais-valia autárquica, amigo pessoal de Vitor Batista desde sempre, Luis Vilar, que já mostrou o que sabe fazer e Fernanda Maçãs, a única que mereceria da nossa parte um voto de confiança, pelo curriculum, pela sua área de especialização, pela experiência, pelo seu passado.

Quanto à Assembleia Municipal, a confirmar-se Reis Marques para candidato a Presidente, fica demonstrada a dificuldade de Vitor Batista em encontrar um garnde nome que aceitasse o desafio de o seguir nesta candidatura.
Rui Alarcão foi convidado para o lugar e recusou, tendo de aparecer pelo menos numa pequena fotografia de fiscalização autárquica, que, estará convencido, nunca acontecerá pois para isso seria necessária a vitória socialista.

Sem comentários: