terça-feira, julho 19, 2005

PIRES DE LIMA DESILUDIDO COM DURÃO BARROSO.

in jornal A CAPITAL.

- O QUE FALTOU NA COLIGAÇÃO DO PSD-CDS/PP DE DURÃO BARROSO ?

Faltou alguma convicção, que acabou por ter consequências, como foi a própria opção do primeiro-ministro de, a certa altura, fazer uma mudança de carreira a meio do mandato.
São opções que só são justificadas quando as pessoas não se sentem muito comprometidas com o projecto que estão a liderar. E tudo isto acabou por prejudicar a governação e acabou por abreviar um tempo de governação, que por isso mesmo é muito difícil de ser julgado.
É difícil avaliar um governo em dois anos e meio de mandato.

– Pensa que Durão Barroso saiu desmotivado com a governação?
– Ele fez a opção que fez e nós não temos outro remédio senão aceitá-la.
O que eu diria é que um líder que se tivesse comprometido de forma vincada com o projecto, dificilmente faria a opção que o dr. Durão Barroso fez. E, nesse sentido, acho que houve uma falha grave de convicção na pessoa onde ela era essencial, que era na liderança.
Quando se está muito envolvido num projecto e se recebe uma legitimidade popular para liderar esse projecto e se está numa fase, ainda por cima, crucial, dificilmente tomar a decisão que Durão Barroso tomou não representaria um revés muito forte nesse projecto.
A partir daí, eu diria que os dados gerais da governação estavam lançados e era difícil evitar o que aconteceu. Isto é, a dissolução da Assembleia da República e o resultado eleitoral que se poderia esperar.

1 comentário:

Anónimo disse...

A questão não é o que faltou, mas o que sobrou. Sobrou falta de senso e de competência e...voilá