domingo, junho 05, 2005

JANTAR DE APRESENTAÇÃO DE BATISTA CONTOU COM 1800 PESSOAS, ALGUMAS DO DISTRITO

NEM TUDO O QUE PARECE...É.

Vitor Batista apresentou-se sábado como candidato à Câmara de Coimbra, contando com a presença de cerca de 1800 pessoas. Feita uma observação ao jantar achámos curioso que tenham estado presentes várias dezenas de militantes socialistas do distrito, que, portanto, não votam em Coimbra, como são disso exemplo as gentes de Cantanhede, Góis, Pampilhosa da Serra, Montemor-o-Velho, entre outros.
Mas vamos voltar ao jantar e deixar os números das presenças. Que presenças da sociedade civil encontrámos ?
Que independentes acorreram ao desafio socialista para Coimbra ?
Quem é o mandatário ?
Quem é o candidato à Assembleia Muncipal ?
Bom, quanto a presenças de independentes, encontrámos zero. Quando falamos em zero estamos a referir-nos a presenças de figuras públicas da sociedade civil, não ligadas a qualquer partido mas que se notabilizaram pelo seu trabalho na sociedade. Ora, esses ditos independentes que credibilizam qualquer canddatura estiveram totalmente ausentes, a não ser a Dr.ª Rosa Reis Marques, irmã do psiquiatra Reis Marques, membro do secretariado da federação de Batista e supostamente o n.º 2 da lista concorrente à Câmara de Coimbra. Rosa Reis Marques, não é, porém, uma dessas figuras independentes reconhecidas da sociedade civil.
Onde estavam Vital Moreira, Gomes Canotilho, Rui Alarcão, Reis Torgal e outros que tais. O PS de Batista não conseguiu aproveitar a dinâmica das Novas Fronteiras como não conseguiu atrair as figuras de Coimbra que participaram nas Novas Fronteiras.
Quem é o mandatário ? Não se sabe.
Quem é o candidato à Assembleia Municipal ? Não se sabe.
Rui Alarcão, pela primeira vez na história autarquica socialista, não esteve presente, apesar de, educadamene, ter enviado um cartão.
E figuras nacionais do PS do Largo do Rato, quem esteve? Almeida Santos esteve presente, falando em 2/3 do seu discurso das políticas nacionais e referindo-se a Batista em breves palavras.
Em suma, Vitor Batista terá um combate naturalmenet difícil, mas a avaliar pela forma como correu este jantar de apresentação, estamos cada vez mais convencidos que o PS perdeu uma oportunidade de ouro de ter verdadeiramente um excelente resultado e sonhar com a vitória. Mas para isso teria de ter a capacidade de escolher bem melhor os protagonistas.

29 comentários:

Anónimo disse...

Ai que falta faz o Drº Luís Marinho....

Miguel Oliveira disse...

Eu não fui.. também sei que não fazia falta.. mas o que me dá nojo é de saber (por interposta pessoa) a quantidade de camaradas que passam a vida a dizer mal de VB e que estiveram lado a lado.. se ele precisa de ter amigos porquê inimigos?

VB é corajoso porque mais ninguém em Coimbra quis ser candidato.. nem carne p'ra canhão.

Anónimo disse...

UI UI...QUEREM VER QUE O POLITICAE é o carlos cidade

Anónimo disse...

Ninguém quis ser???????olha que estás muito enganado,O Vi(c)tor Ba(P)tista sempre disse se houvesse alguém melhor colocado em sondagens do que ele para ser candidato, ele abdicaria de o ser...
E não é que apareceu uma sondagem publicada no Campeão das Províncias onde Luis Marinho estava à frente de Vi(c)tor Ba(P)tista e do Vilar...
Tire daí as suas conclusões...

O medo atormenta os fracos....

Anónimo disse...

Rui Avelar não teria escrito texto melhor

Anónimo disse...

pois é. Batista corajoso ? Batista quis ser candidato porque tem aquela coisa brejeira de querer aparecer sempre na fotografia. Pergunto: procurou mais candidatos?
NÃO. AUTO-PROCLAMOU-SE

Anónimo disse...

Concordo com o último post.
Corajoso ? Por acaso procurou alternativas melhores? Não. Mal o Fausto Correia disse não a Coimbra apressou-se como as tais cadelas de que Batista tanto fala ( que quando são apressadas dão à luz filhos cegos ) a proclamar-se candidato.

Miguel Oliveira disse...

quando eu disse quis ser estava-me a referir aos que fugiram de chinelo da derrota...

Ou alguém no PS acredita que temos em Coimbra quem possa destronar o Encarnação depois do PS ter-lhe dado de mão beijada um conjunto de obras para concluir e por outro lado a única oposição ter-se resumido ao BE e ao João Silva? tu acreditas?

Anónimo disse...

Folgo em saber que a familia socialista tocou a reunir na relvinha. Batista merece. Merece a ausencia de Canotilho porque com ele tem disputado na sanha nomeativa distrital (vide pita da cultura) e perdido. Mereceu Reis marques porque quando tudo isto acabar vai precisar de um bom tratamento à cabeça, vao preparando o sofá.Mereceu a atitude de Alarcao, porque esse ja nao passa cheques em branco, passa cartoes.Mereceu Almeida Santos (como tu estás...) porque se este fez a lista de deputados (uma peça ou duas de museu, e as ricas peças da filha e do afilhado), agora tambem deve querer fazer a lista da camara.
Todavia ainda acho que encarnação nada fez e que pode perder (a turbulencia interna dos laranjas é sempre significativa), apesar das desistencias comprometedoras de alguns, dos vetos indecentes de bons candidatos, e do voluntarismo sofrego de outros, a rosa ainda pode brilhar, tudo depende da nossa capacidade em desmontar ou não a teia instalada.

Anónimo disse...

A segunda parte do post acima não me convence e seria tanto mais verdadeiro se a teia de interesses instalados no PS permitisse escolher o melhor candidato.
Para além de tudo urge uma pergunta: o que faria Batista e o PS com o poder na Câmara ? Creio que muito pior que Encarnação. Então para que quer o PS o poder? Para fazer pior?

Anónimo disse...

não acredito e assino em baixo o que Miguel Oliveira disse, acrescentando que algumas figuras ilustres, nomeados ou nomeáveis, criticos de Batista nos corredores, apressam-se a manifestar-lhe os maiores apoios e palmadinhas nas costas. É tudo, portanto, a mesma m_r_a

Anónimo disse...

Camaradas:
Estou em claro desacordo com o post das 4.27AM. E subscrevo o post das 4.54AM.

Ninguém quis ser???? Vitor Batista dixit:"... e se aparecer alguém melhor colocado do que eu, abdico e será ele o candidato..." Lembra-se de ter disto isto, camarada?
Luís Marinho, era esse Homem!

Mas, chegará a hora de ter de se prestar contas e aí vamos ver quem terá que ir embora... Já agora uma pergunta, que gostaria de fazer aos que apoiam a candidatura do V. Batista. Quando perder, assume o lugar de vereador na oposição, ou vai par o lugar na Assembleia da República, onde o tacho é maior? Não abandone, quem em si (poucos, muito poucos, camarada)ainda acreditam.

Anónimo disse...

Queiram ou não queiram, o facto é que se esteve perante um jantar de índole política-eleitoral em período de aquecimento as hostes partidárias, portanto ainda longe do período quente da campanha eleitoral e que dificilmente alguém mais terá capacidade de repetir uma iniciativa destas nestas condições. E eu sei do que estou a falar.

Independentes. Claro que estiveram e ñão foram tão poucos assim. Estiveram uns outreos virão. Não se precipitem.

Mandatário e candidato à As. Municipal, tudo a seu tempo. O jogo político é para se jogar com paixão, mas também com inteligência.

Galinhas, apressadas...

Não queiram mandar por fora, quando quem tem que decidir é quem está por dentro. Uma das virtudes da democracia política.

Ainda sobre o mandatário e o candidato à As. Municipal, naturalmente que saberá primeiro quem tem a responsabilidade directa por propôr e aprovar. É o minimamente correcto, pelo que ninguém se deve colocar em bicos de pés.

Quanto ao Prof. Doutor Rui Alarcão, que defacto não pôde mesmo estar presente, não foi um simples cartão, mas sim uma mensagem em que manifesta "... inequívoco apoio ..."

E a mais alta figura do PS, o seu Presidente eleito, fez o discurso de quem representa ao mais alto nível o Partido que candidata à CM Coimbra Vitor Batista.

Não sei quem comanda este blog democrático, pois eu que não me escondo atrás do anónimo, sabem que estou comprometido, com o Ponte Europa.

Já agora para terminar foi bonito ver o candidato referir-se ao meu amigo Manuel Machado,com lugar de honra na mesa, valorizando o seu trabalho, assim como a reacção de quem participou no jantar. Foi bonito.

Um abraço

Anónimo disse...

FOI TÃO BONITO COMO HIPÓCRITA. NINGUÉM ESQUEÇE O QUE BATISTA DISSE EAINDA DIZ DE MANUEL MACHADO.
QUANTO AOS INDEPENDENTES...AGUARDAREMOS ENTÃO TRANQUILAMENTE.
QUANTO A UM JANTAR DE LANÇAMENTO DE CANDIDATURA QUE O SR. CIDADE REFERE COMO DE PRÉ-CAMPANHA, POIS DIGO-LHE QUE ESTA É A MELHOR ALTURA PARA MOBILIZAR. QUANDO AS MEDIDAS DO GOVERNO COMEÇAREM A APERTAR E OS PORTUGUESES COMEÇAREM A SENTIR O BOLSO A FICAR MAIS LEVE, VAMOS VER SE CONSEGUE OUTRO JANTAR IGUAL.
JÁ AGORA LEMBRO QUE QUANDO A MÁQUINA ESTÁ OLEADA É FÁCIL TER 2000 PESSOAS . ACABÁMOS DE SAIR DE UMA LEGISLATIVAS ONDE O PS TEVE MAIORIA ABSOLUTA. LEMBRO QUE BATISTA JUNTOU EM JANTARES INTERNOS DE CAMPANHAS INTERNAS DA DISTRITAL MUITO MAIS QUE ISSO, PORTANTO ... NADA COMPLICADO
ALARCÃO É SUFICIENTEMENTE HIPÓCRITA PARA PELO MENOS DEIXAR NUM FUGAZ CARTÃO O SEU INEQUÍVOCO CARTÃO DE FELICIDADES.
ALMEIDA SANTOS, O MAIS ALTO REPRESENTANTO DO PS? PENSAVA QUE COIMBRA E BATISTA MERECERIAM DE SÓCRATES O MESMO TRATAMENTO QUE DEU AO PORTO, LISBOA, BRAGA E QUE DARÁ A SETÚBAL E OEIRAS, ESTANDO PRESENTE.
ALMEIDA SANTOS...QUEREM MAIORRATO.
QUEM QUER FICAR COM O ÓNUS DE NÃO TER DITO PRESENTE NAS APARIÇÕES PÚBLICAS AO LADO DE BATISTA ?
MAS POR TRÁS...SABEMOS O QUE PENSAM TODAS ESSAS FIGURAS.

Boa Sorte porque queremos um PS forte para não dizerem que o PSD ganhou por falta de comparência.

Anónimo disse...

óh! senhor cidade: que lheinteressa saber quem está ou não está atrás do blogue. o que interessa são as opiniões e respectivos comentários que aqui são feitos, democraticamente, como os que o senhor faz.
a grande diferença das opiniões por esta via é que todos, sem medo podem dizer o que entenderem, sem terem de mostrar o rosto. talvez por isso muitos no(s) seu(s) partido(s) como noutros não há participação e há tantos a falar nas costas uns dos outros e os que coragosamente remam contra a maré e falam na cara dos "poderosos" são eliminados e banidos da participação política. são alvos a abater. aqui não há alvos a abater.
cada um diz o que pensa, como acontece no Ponte Europa, mesmo que discordemos profundamente do que vemos escrito.
ALIÁS, NO FUNDO, TUDO ISTO TEMA IMPORTÂNCIA QUE TEM, NÃO SE PREOCUPE COM ISSO!

Anónimo disse...

E já agora quando é que o ponte europa recupera da orfandade e produz posts, tanto quanto pude observar o ultimo post do ccidade conseguiu 1 (????) comentario. Ena que sucesso, nao percebo, diz tanta coisa interessante e os pacovios nao comentam, de tal forma que tem ele de vir para aqui comentar. Aproveita cidade aqui tens palco. Tenho a certeza que serás bem vindo.

Anónimo disse...

Eu tb quero uma câmara
ou uma cama
ou um lugar nas duas

Anónimo disse...

OH CAMARADAS DO PS..NÃO DESESPERAM JÁ ANDAM CONTAR AS CADEIRAS?
ISTO AINDA NÃO ESTÁ PERDIDO..
..NA APRESENTAÇÃO DO ACTUAL PRESIENTE,NEM SEQUER HOUVE JANTAR E METADE DOS 200,ERAM ASSESSORE,VEREADORES E PRESIDENTES DE OUTROS CONCELHOS

NUMA COISA CONCORDO, O NÉCLEO DURO)DE APOIO DO BATISTA É MUTO FRAQUINHO A COMEÇAR NO DR CIDADE E A ACABAR NO DR VILHENA,PASSANDO POR UM DR EX - ESTRATEGA DE CANDIDATURAS BRINCALHONAS NA AAC,QUE FICOU CELEBRE POR TER LEVADO UMA CHAPELADA DO ZÉ SOBRAL CID BETO

Miguel Oliveira disse...

Uma coisa não consigo perceber do Carlos Cidade (c/ todo o respeito) como se pode ser fiel a Machado e agora apoiar-se o Ba(p)tista?..

sinceramente não consigo perceber. lembro-me (na altura era eu presidente da concelhia da JS) a quantidade de tropelias que o sr VB preparou ao Machado, lembro-me das reunião da executiva de VB (que eu participava por inerencia pela JS) que o maior trabalho político que se fazia era a descascar no trabalho de Machado, lembro-me da panelinha que foi feita entre Viegas e Victor por altura do anuncio da Europa dos Pequinitos em Aveiro, e das citações vergonhosas que VB fazia de Viegas do Nascimento nos comícios do PS (em S. Martinho lembram-se) lembro-me dos discuros de VB (na altura presidente da Concelhia do PS) que desafiavam constantemente Machado, lembro-me das desconsiderações de VB Governador Civil para com o Presidente da Câmara mais importante do distrito.. e recordo-me que todos na Câmara estavamos desejosos de retirar o VB da peça...

por isso não reconheço a VB sequer o caracter para ser candidato à Câmara da minha cidade. e não mercerá o meu voto.. VB não chega aos calcanhares de Machado..

e já agora também não me esqueço de uma primeira página das Beiras de março de 2001 (ainda Machado não tinha arrancado a sua campanha) que tinha o seguinte titulo: "O meu maior sonho é retirar a Cãmara do PSD em 2005" de quem?? de Fausto tudo em panelinha com o VB..

não prestam mesmo...

Anónimo disse...

Sou militante do PS no Distrito de Coimbra,não voto no Concelho de Coimbra, é pena, mas espero que o Vitor Baptista perca com todas as letras... Não só em Coimbra mas em todo Distrito...

Anónimo disse...

AO MIGUEL OLIVEIRA:

CONCORDO E SUBSCREVO COM TODAS AS LETRAS TUDO O QUE O MEU AMIGOP DISSE.
OS JOVENS VALORES, QUE OS HÁ, NO DISTRITO DE COIMBRA TÊM É DE SE UNIR E TOMAREM CONTA DO PARTIDO, DE NOVO COM VALORES, QUADROS, COMPETÊNCIAS, CORAGEM.
AINDA OS HÁ. NÃO SÃO MUITOS MAS AINDA EXISTEMGRANDES VALORES QUE JUNTOS MULTIPLICAM SEM MARGEM PARA COMPARAÇÃO A QUALIDADE DO PS.

PEDRO COIMBRA, VILHENA, MIGUEL OLIVEIRA, RICARDO CASTANHEIRA, NUNO BISCAIA, ELIANA PINTO, ANDRÉ PEREIRA, ANA LEONOR, JOÃO PAULO RODRIGUES E TANTOS TANTOS OUTROS EM TODOS OS CONCELHOS DO DISTRITO DE COIMBRA...

TOMEM CONTA DO PARTIDO POR FAVOR...

Anónimo disse...

Eu estou de acordo que se deve aguardar tranquilamente pelos Independentes, aliás é o que tenho defendido. E também é bom saber que se reconhece que a máquina está oleada. E ainda não se entrou na campanha. São bons indícios o que foi referido.
Mas à uma questão que quero colocar se me permitem. Então todos os outros porque já deram o seu apoio à candidatura do PS, já passam a ser hipócritas?

Então que dizer do anonimato? Isso é que eu acho algo de hipócrita, parecendo, isso sim, de ter medo de dar identificação às opiniões livremente emitidas. Isso tem outro nome.

Eu como sempre gostei de saber com quem falo e que saibam o que penso, identifico-me, mesmo podendo ser prejudicado por isso. São formas de estar na vida.

Aliás eu subscreveria integralmente o comentário do post das 10.54, se estivesse identificado, não estando, é uma profunda contradição.

É como outro "faz aquilo que eu digo, não faças aquilo que eu faço".

Quanto ao meu caro Miguel, e também com todo o respeito, a minha fidelidade é ao PS, aliás quando aderi ao PS foi ao PS e não a esta ou aquela personalidade,assim como também aos meus amigos,. onde se encontram naturalmente os dois que referes, por razões diferentes que vem de há mais de dez anos.

Como sabes tenho responsabilidades políticas no PS, e sei naturalmente identificar os combates políticos. E entre esta gestão municipal liderada por C.Encarnação, e a alternativa do PS, com V.Batista, é evidente que a opção só pode ser a última.

As outras questões debatem-se noutro forum e a seu tempo.

Apesar de tudo espero que também contribuas para uma vitória do PS, em Outubro, em Coimbra.

Um abraço

Anónimo disse...

AOS CURIOSOS:

SÃO 5 AS PESSOAS QUE COMPÔEM O BLOG POLITICAEHOUSE.
A) uma de esquerda (BE )
B) dois apartidários ( um deles António Gama Mendes ), docente
C) um ligado ao PS
D) um ligado ao PSD

QUANTO AOS COMENTÁRIOS DESCONHECEMOS A SUA ORIGEM QUANDO SOB O ANONIMATO

Anónimo disse...

UM DOS APARDIDÁRIOS REFERIDOS ESTÁ IDENTIFICADO POIS SOU EU QUE DECIDI IDENTIFICAR-ME PARA QUE NÃO HOUVESSE ESPECULAÇÕES. QUANTO AOS MEUS COLEGAS DO BLOG, CABERÁ A ELES FAZEREM-NO SE PRETENDEREM ISSO.

Anónimo disse...

só fazia um pedido aos anónimos.... em vez de escolherem Anonymous, escolham Other e coloquem um nome qqr... é bem melhor seguir uma conversa entre "nomes" do que entre "anónimo da 3:21"...

obrigado

Anónimo disse...

só da Figueira da Foz Paredes tinha uma mesa com cerca de 25 a 30 pessoas......EU VI!

Anónimo disse...

E MIRA ? OS AMIGOS DO BATISTA DE MIRA TB TROUXERAM UMAS DEZENAS DELES...ASSIM TB EU ENCHIA UM PAVILHÃO.
DESAFIO BATISTA A FAZER UM JANTAR COM 2000 PESSOAS SÓ DE COIMBRA, POIS SÓ COIMBRA VOTA, E COM PERSONALIDADES RECONHECIDAS DA SOCIEDADE CIVIL PRESENTES.

Anónimo disse...

prognóstico antes do jogo:

batista terá entre 33% a 36%
encarnação terá entre 45% a 51%
maioria absoluta para PSD.
o que quer dizer que partindo da sondagem divulgada pelo PS temos duas conclusões possiveis:
1. ou a sondagem estará errada e foi enganosa;
2. a sondagem acertou e batista não teve capacidade de encher

Anónimo disse...

José Cabeças mais perto de candidatura independente
José Cabeças deverá tomar uma decisão relativamente ao seu futuro político – que poderá passar por uma candidatura independente à Câmara – no máximo dentro de duas semanas.

Diário de Coimbra
Terça-feira, 7 de Junho 2005
José Cabeças mais perto de candidatura independente José Cabeças deverá tomar uma decisão relativamente ao seu futuro político – que poderá passar por uma candidatura independente à Câmara – no máximo dentro de duas semanas. Até lá aguarda um esclarecimento da estrutura nacional do partido e “sinais de mudança” na lista de candidatosCabeças nunca escondeu a sua vontade de encabeçar uma candidatura à autarquia de Góis, mas não foi essa a vontade da Federação Distrital nem da Direcção Nacional do Partido Socialista, que optou por Girão Vitorino, actual presidente da Câmara. Há cerca de um mês à espera de uma “palavra” de Jorge Coelho, o presidente da Assembleia Municipal afirma que vai aguardar mais uma ou duas semanas, tempo que considera mais do que sufiente. Caso não haja “sinais de fumo”, vai tomar uma posição. «Não poderei protelar por mais tempo, no máximo duas semanas», disse ontem ao Diário de Coimbra. Cabeças, que também é presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Góis, afirma-se desencantado. «A militância tem direitos e tem deveres», afirma, considerando que tem «exorbitado nos deveres» e que, em relação aos direitos «não estão a ser respeitados». Em causa está um esclarecimento da Direcção do partido, na pessoa de Jorge Coelho, relativamente ao processo de escolha do candidato, que até agora ainda não chegou, e que passaria por explicar e dar a conhecer os resultados de uma sondagem, que Cabeças afirma só ter sabido que existia pela voz de Victor Baptista. O presidente da Federação também não escapa às críticas de Cabeças, que o considera como o «grande responsável pela forma como tem sido conduzido o processo». «Acredito que não tenha disponibilidade para o partido, pois está muito envolvido na sua própria candidatura», adianta.Sinais de mudançaCabeças tem mantido um conjunto de contactos, nomeadamente com pessoas ligadas ao PS de Góis e, como responsável político local, quer ainda tentar travar o descontentamento que, afirma, grassa de dia para dia. Significa que, a nível interno, pretende encontrar uma solução a contento. Ou seja, ultrapassada a questão do cabeça de lista, admite que o seu nome possa nem sequer figurar entre os candidatos, mas exige que a equipa escolhida por Girão Vitorino «dê mostras de uma mudança de postura relativamente ao que foram estes quatro anos». Criticando o facto de Vitorino não ter consultado a Comissão Política relativamente à constituição das listas, admite que «se houver da parte do actual presidente um indicador claro de mudança», os ânimos poderão acalmar. «Mas se for mais do mesmo não pode haver da minha parte absolutamente condescendência nenhuma», diz, afirmando-se disposto a ir até às últimas consequências.Reconhecendo que tem mantido contactos com o Movimento Cívico “Cidadão por Góis”, Cabeças referiu-se ao fórum realizado no sábado, considerando- o um sinal positivo daquilo que deve ser feito. Se o resultado desta “reflexão e racionalização” que tem vindo a fazer, em «nome de uma decisão pacificadora ao nível do partido para ver se, no limite, poderei ou não continuar ligado ao PS», não for do seu agrado, «então teremos de conversar e eleger uma estratégia, que será claramente uma estratégia ganhadora», assegura Cabeças.Também Leonilde Garcia, uma das promotoras deste movimento, aguarda uma resposta de Cabeças. «O Movimento continua a apostar numa candidatura independente» e a sua escolha, desde a primeira hora recai sobre o ex-presidente da autarquia. «Ainda não está nada decidido», reiterou ontem ao Diário de Coimbra, acrescentando que «o Movimento não tem pressa», pois «não se vai candidatar a nada». Sobre o fórum de sábado, aquela responsável mostra-se satisfeita com os resultados. «Do fórum resultou um trabalho que pode dar ideias para um possível manifesto eleitoral, mas não é um manifesto eleitoral, nem o fórum foi um comício», rematou Leonilde Garcia.