segunda-feira, maio 30, 2005

VILHENA FOI MESMO PRETERIDO NA CULTURA

António Vilhena parece ter sido efectivamente preterido pela Ministra da Cultura para ocupar o lugar de delegado regional da Cultura, em Coimbra.
Aperentemente António Vilhena, poeta e homem ligado à cultura, próximo de Natália Correia, militante da rosa, teria tudo para ter sido o escolhido. Porém, ao que tudo indica nem com a desistência de Isabel Vargues, a eleita da Ministra, António Vilhena viu aumentar as suas hipóteses. A Ministra, depois do não de Isabel Vargues terá optado por um filósofo das Letras, Rui Pita.
Não sabemos o que terá faltado a Vilhena, mas talvez peso e apoio político do seu próprio partido.

11 comentários:

Anónimo disse...

é o que dá andar atrelado a um tipo ( Batista ) sem qualquer peso em Lisboa, sem qualquer preparação e como tal sem consideração e respeito para ter peso e influenciar decisões de ministros.

Anónimo disse...

foi mesmo isso meu. falta de peso do lider que Vilhena tem apoiado e também, a bem da verdade, falta de empenhamento do lider dos socialistas de coimbra.

Anónimo disse...

Já agora este espaço podia dar o seu contributo nao insistindo na personalização bacoca, na exposição publica do estendal das nomeaçoes, perdas e ganhos inerentes às alterações politicas.Ex. que diferença faz na cultura regional um filosofo comunista metido à cunha ou um alentejano que faz amor com a terra e é próximo(???) de Natalia Correia.Que interessa se o Coimbra vai para adjunto do Ruivo ou se è candidato à camara, quando já se viu que estamos com um pé na cova. Em vez disso reflita-se sobre a pertinencia de, num pais de mil quilometros de comprimento com a capital a meio, na era digital, existirem manjedouras distritais cujo unico fito é engordar bovinos politicos mais ou menos sagrados ou em transito para a sagração. Não estaremos com esse ritual a imolar no altar dos interesses partidarios, os outros cordeiros de deus, nós todos?

Anónimo disse...

Ao desafio da moral das 7:15 :

A segunda parte do seu comentário está intimamente relacionado com a primeira parte. Percebeu a insistência. As grandes revoluções vencem-se pelo cansaço. Já ouviu dizer ?

Anónimo disse...

É que é essa exposição, ainda que bacoca exposta ao ridículo que pode fazer acordar as consciências. Aliás, sabe porque motivo o antigo regime durou tantos anos? Porque demorou a ser exposto aos olhos de todos.
Veja o movimento dos sem terra no Brasil. Porque será que as suas reivindicações, apesar de conhecias há décadas, só agora chegaram ao Planalto e a Brasília?

Anónimo disse...

Nunca tinha ouvido falar de vencer uma revolução pelo cansaço, até porque se demorar muito tempo a cansar deixa de ser revolução para se transformar em instituiçao.No blog nao se acordam consciencias, repare que nao se doutrinam doutrinados, expoe-se de facto o ridiculo mas na perspectiva botabaixista dos que nao foram bafejados pelo, ainda que mau, hálito, dos distribuidores de tacho; Já agora a ditadura foi bem exposta (Soares, Delgado, PCP, Movimentos estudantis de 62 e 69,Alegre e outros exilados, o sofrimento da guerra colonial que afectou transversalmente a sociedade, a pressao da policia politica tambem ela totalizante), durou porque as armas estavam só de um lado, porque quando estas mudaram o regime caiu indefeso, prova que todos sabiam tudo). Os sem terra ainda nao a têm e não será pelo ridiculo que a vão conseguir, talvez por um Lula trabalhista, pensa que os sem tacho vao algum dia ter alguma coisa? Não, quando chegarem ao seu planalto apenas vão perceber que há mais uma montanha para subir.

Anónimo disse...

ter o blogue uma perspectiva botabaixista dos que nao foram bafejados pelo, ainda que mau, hálito, dos distribuidores de tacho é um juizo de valor de vossa excelência. Não fale de quem não conhece. Botabaixismo porquê ? Conhece algum dos visados para saber se se trata de botabaixismo ou de exposição ridícula do método usado pelos partidos do poder para escolher pessoas para nos governarem a todos ?

Anónimo disse...

Perspectiva botabaixista tem o meu caro amigo quando coloca as coisas nos seguintes termos :
" ... Os sem terra ainda nao a têm e não será pelo ridiculo que a vão conseguir, talvez por um Lula trabalhista, pensa que os sem tacho vao algum dia ter alguma coisa?..."
Quem lhe disse que a exposição ridícula de métodos ( não se fala apenas de pessoas ou melhor quando se falam em pessoas é patra expor os métodos e os processos )quer necessariamente dizer que se trata de alguns " sem tachos como refere " que pela ex+posição ridícula querem tachos? Outro juizo de valor, legítimo, mas que, em democracia, vale o que vale. Vale o mesmo que os juizos de valor deste blogue!

Anónimo disse...

MAS QUEM SABE SE O BLOGUE FALASSE DE PESSOAS COMO FRANCISCO LOUÇA OU ANA DRAGO JÁ O MEU BOM AMIGO GOSTARIA E O BLOGUE NÃO ESTARIA A USAR UMA PERPECTIVA BOTABAIXISTA.

Anónimo disse...

AO ANÓNIMO DAS 9:54 AM:

Água benta e presunção cada um toma a que quer:
" ...que nao se doutrinam doutrinados ... "
Mas quem lhe disse a si que se pretende doutrinar e sobretudo doutrinados ? Muito pelo contrário, não pretendemos um espaço de doutrina...isso fica para o domínio dos livros que têm um valor insubstituível, nem queremos contribuir para a permanente queda nos hábitos de leitura dos intelectuiais portugueses.
Quanto a vossa excelência estar doutrinado...lá saberá...ainda bem para si, porque deste modo será mais um apto a contribuir para o melhor esclarecimento da população.
Ficaremos à espera dos seus contributos doutrinários, também neste blogue.

Anónimo disse...

Ena..polémica sobre uma barbaridadezita ou duas. Os meninos não estão habituados? Habituem-se.Não deixa de ser uma honra que um dixote estupido seja alcandorado a post, mas não era essa a intenção, por certo não foi merecida. Foi pena amputar a introduçao contextualizadora fragilizando o resto, mas cá estamos para defender a dama.
Uso "Proximo" com pontos de interrogação precisamente porque se A.Vilhena teve o privilégio de privar com Natalia (e eu sei que vi) esta já faleceu e, por isso, me pareceu incorrecta a utilização, no presente, da giria politiqueira na introdução. Grande como é o poeta "do ventre da terra" tambem ele reconhecerá o excesso do linguajar estou certo.
Sim, agora sou anonimo, assistindo de longe com a reserva dos cepticos, cansado do protagonismo que já não interessa revolver, mas presente, sempre, nos momentos que o meu partido, de sempre, precisa, e que, por isso, a minha consciencia, sempre, exige.
Sim, fiz esse comentário e o seguinte em resposta ao desafio de moralizar a nobre actividade politica;
Sim, tambem sou eu que desconfio de vencer revoluçoes pelo cansaço noutro comentário;
Sim tambem sou eu que falo do botabaixismo que parece impelir muitos dos comentários vertidos no blog;
Sim sou eu que me assumo como doutrinado porque: Sim sou SOCIALISTA. Não bloquista ou outro tipo de cromo. Socialista desde Soares (sim, vejam outro comentário à estupida moda de escolher candidatos socialistas por sondagens).
Sim, venho de longe, estou tao velho e cansado como pronto para todas as novas pelejas.
Se me interrogo, talvez de forma exacerbada, reconheço, acerca do malbaratar do erario publico é porque nao reconheço grande utilidade a este modelo de pretensa descentralização de tutelas no vertiginoso tempo presente, num país tão pequeno e pobre.Que me perdoem os indigitados, sejam eles quais forem,a atitude. Uns acham que é defeito outros acham que é feitio.Eu...gosto.
Mil humildes desculpas.