quarta-feira, novembro 28, 2007

PS e PSD acordam revisão da lei eleitoral das autarquias para aplicar em 2009

Os líderes parlamentares do PS, Alberto Martins, e do PSD, Pedro Santana Lopes, anunciaram hoje que chegaram a um acordo sobre a revisão da lei eleitoral das autarquias para aplicar nas eleições autárquicas de 2009.

O conteúdo do acordo não foi revelado e será ainda submetido a consulta dos órgãos dos dois partidos. O projecto de lei conjunto deverá ser apresentado “até ao fim de Dezembro", disse Alberto Martins.“Os grupos parlamentares do PS e do PSD chegaram a um ponto de convergência, a um acordo essencial sobre o projecto de lei que em princípio iremos apresentar em conjunto relativo”, declarou Alberto Martins aos jornalistas, no Parlamento, após ter-se reunido com Pedro Santana Lopes durante cerca de uma hora.Questionado sobre se a nova lei será aplicada nas próximas eleições autárquicas, previstas para 2009, Alberto Martins respondeu: “Sim, o objectivo é esse.”O líder parlamentar social-democrata referiu que a Comissão Política do PSD reúne-se hoje e que o presidente do partido, Luís Filipe Menezes, será “o primeiro a ser informado” dos resultados da reunião.

Trocado por miúdos, nas próximas eleições autárquicas passa a haver apenas 1 lista: a da Assembleia Municipal.
O cabeça de lista da Assembleia Municipal será Presidente de Câmara e escolherá o seu Governo, ou de entre os membros da Assembleia Municipal ou da sociaedade civil inclusivé.
Ou seja: o nome do candidato que cada partido tem para oferecer ganha mais dimensão e não poderá ser disfarçado com o ajudante da Assembleia Municipal como até aqui.
Passaremos a votar todos especialmente no nome proposto pelos partidos.
CONCORDAMOS e é o primeiro aviso à leviandade como se têm escolhido os nomes a presidentes de Câmara.

Sem comentários: