quinta-feira, novembro 08, 2007

JORGE PATRÃO ARRASA VICTOR BAPTISTA

veja in Campeão das Províncias...

Jorge Patrão acena com questão da honestidade política pública


O presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, considera que Victor Baptista (PS) “devia preocupar-se mais com a honestidade política pública (ou falta dela) que grassa no mundo partidário de Coimbra”.
( Mais claro que isto é impossível! Aqui está o que um correlegionário seu, irmão do até há pouco Chefe de Gabinete do senhor Primeiro-Ministro José Sócrates, socialista dos 7 costados , pensa sobre o PS-Coimbra liderado por Baptista e Vilar).

A opinião consta de uma carta, a que o “Campeão” teve acesso, enviada por Jorge Patrão ao diário As Beiras ao abrigo do exercício do direito de resposta.
Na edição de sexta-feira daquele Jornal, o líder distrital do PS/Coimbra e deputado à Assembleia da República, Victor Baptista, acusou o presidente da RTSE de “confundir uma região de turismo com o produto turístico da região”.

A polémica tem como pano de fundo a provável aprovação, na reunião de hoje do Conselho de Ministros, do Decreto-Lei destinado a estabelecer o novo regime jurídico das regiões de turismo.
Para cobertura do Centro de Portugal (entendido como região - plano) está prevista uma região de turismo em alternativa à meia dúzia delas actualmente existentes; no país deverá haver cinco em vez de 19.
“A região Centro tem uma grande diversidade de produto turístico (...), mas isso não impede que a gestão possa e deva ser feita a uma escala mais alargada”, sustentou o deputado, em cujo ponto de vista a regionalização administrativa será uma “oportunidade política” para recentrar [o papel de] Coimbra.

Ao manifestar “a certeza” de que a sede da futura Região de Turismo do Centro (RTC) ficará em Coimbra, Victor Baptista alude à “força política” do presidente da Câmara local no seio do PSD e faz notar que a maioria dos líderes das câmaras municipais são correligionários de Carlos Encarnação.
Ao invocar “a falta que faz Fausto Correia”, Jorge Patrão indica estar previsto que a sede da RTC funcione na Guarda e estranha que o articulista de As Beiras tenha escamoteado isso.
(Mas Baptista sabia que a sede da RTC seria na Guarda? E nada disse? )
(Ao ponto a que chegámos! Baptista reconhece de forma clara a sua incapacidade e a falta de peso político que tem face ao seu partido e ao seu Governo, dizendo que só acredita que a sede da Região Turismo Centro ficará em Coimbra por causa dopeso político de Carlos Encarnação e da maioria das Câmaras PSD da Região, não obstante ser esta uma competência do Governo!)

“Portugal precisa de uma Coimbra à antiga e os conimbricenses merecem muito mais e melhor”, alega Jorge Patrão, cujo irmão foi chefe de gabinete dos primeiros-ministros José Sócrates e António Guterres.
Segundo o presidente da RTSE, Victor Baptista desconhece o que é um produto turístico e uma “região de facto”.
“Há tantos deputados a quem a política verdadeira passa ao lado...”, comenta Jorge Patrão ao fazer notar que sempre defendeu uma “regionalização turística baseada nas marcas reconhecidas”.

Sem comentários: