terça-feira, março 27, 2007

O PARLAMENTO EUROPEU É O SONHO EUROPEU DA MAIORIA DOS POLÍTICOS DE COIMBRA.

Luis Marinho, Fausto Correia, Carlos Encarnação ou Victor Baptista, sem esquecer João Gouveia gostariam de regressar, nuns casos, ser eleito noutros e renovar o mandato noutros ainda, no Parlamento Europeu.

De facto, o Parlamento Europeu é um destino apetecível, sobretudo do ponto de vista financeiro, por um lado, e por outro, um desafio aliciante, para aqueles que se movem por desafios de natureza extra-financeira.

Temos para nós, se preferirem, é nosso feeling, que Luis Marinho gostaria de regressar aos palcos europeus. Marinho nunca se ambientou à sua nova realidade. Depois de 18 anos a viver entre Bruxelas, Estrasburgo, Paris e outras capitais europeias, depois de ter privado com os principais lideres mundiais, depois de ter aprendido a pensar e reflectir sobre os grandes problemas mundiais e à escala europeia e principalmente depois de ter trabalhado neste ambiente onde a política se escreve com "P" maiúsculo e onde assistiu ao nascimento das várias instituições comunitárias e assistido à sua evolução, deve ser muito difícilo pensar de novo à escala desta Coimbra, também ela bem diferente da Coimbra que deixou. Que Fausto Correia está dividido entre o seu amor e interesse político por Coimbra e pela política nacional e o conforto e o aliciante desafio Bruxelense. Fausto quer e não quer uma candidatura a Presidente da Câmara de Coimbra. Condições ele tem. Mas há qualquer coisa que não conseguimos ver que o está a impedir de abraçar incondicionalmente este desafio.
Carlos Encarnação há muito que não esconde o seu sonho de terminar a sua participação política activa nos palcos europeus, sobretudo porque nunca vestiu plenamente a camisola de autarca. Tem o mérito de, ao contrário de outros, o ter assumido. Desde a primeira hora que afirmou ser este o seu último mandato. Pelo menos esta decisão foi tomada desde a primeira hora.Vamos ver se o seu destino próximo antes de "apenas" tratar dos netos, passa por alguns tapetes azuis com estrelas amarelas. Encarnação sempre se viu a trabalhar em grandes designios e Coimbra é pequena demais para si. Tem um estilo palaciano que lhe assenta bem nos parlos Governamentais ou em palcos europeus.
Victor Baptista nunca o disse, pelo menos publica e oficialmente, mas outros, sobretudo amigos que com ele privam, dizem-no por ele. Baptista percebeu que se não conseguiu ser membro do Governo com José Sócrates, a quem ajudou a eleger desde a primeira hora, não será mais. E isso fá-lo pensar. Ser apenas deputado é pouco para um Presidente de uma das maiores distritais partidárias do país. Baptista no silêncio da noite sabe que foi o Primeiro e único lider da distrital de Coimbra desde o início da década de 90 que não chegou ao Governo do País!. Bruxelas é um destino aliciante sobre várias perpectivas, em especial tendo em conta que os Estatutos do PS apenas lhe dão a possibilidade de ser Presidente da distrital mais uma vez. Assim, o conhecido El Dourado político é aliciante para si!
João Gouveia nunca se esqueceu de como é bom viver em Bruxelas, sendo-se parlamentar europeu!

E também é bom lembrar que o PS lhe deve a vitória na Câmara de Soure e João Gouveia tem esse crédito, ainda não pago ou sequer amortizado.

A nossa grande pergunta é como é que todos estes políticos conjugarão as suas expectativas, nalguns casos sendo antagónicas entre as várias personalidades aqui analisadas ?
É certo que não está escrito que Coimbra tenha, em cada um dos maiores partidos políticos, um lugar elegível na lista do PE. Mas sabemos que isso é o normal e mal seria se deixasse de ser. Sobretudo depois de décadas a termos 2 candidatos elegíveis nas sucessivas listas ao Parlamento Europeu, do lado do PS, não obstante do lado do PSD nem sempre isso ter sucedido, podendo mesmo dizer que o PSD não tem contado na mesma medida que o PS com Coimbra na hora de compor as suas listas ao PE.
Mas, se do lado do PSD Encarnação corre isolado, no distrito, se pensarmos à escala regional, tal já não sucederá. É que Encarnação não é o único a ter este sonho europeu no conjunto dos distritos que constituem uma parte significativa da Região Centro.
Quanto ao PS nada fará prever que o PS não tenha ninguém de Coimbra na lista. Mas, será que o PS irá buscar um militante socialista de Coimbra para as suas listas? Ou será que o PS optará por ir buscar a Coimbra uma figura distinta da Universidade ?
Aguardemos....

12 comentários:

Anónimo disse...

Desses pode ser sonho, de outros nem sonho é.

Anónimo disse...

A mim não me espanta o que aqui está escrito em relação ao LM, não considero que seja um elogio mas sim uma verdade. Acrescento que seria uma mais valia para o partido e para Coimbra o seu regresso à Europa ou quiça o seu ingresso no Governo, mas as invejas são muitas e o medo das suas capacidades politicas e de liderança, demais. Ainda tem muito para dar em termos politicos e muitos de nós agradeciamos, tal é a vergonha de pertecencer a um PS-Coimbra como este!!! Honraria-nos a todos o seu regresso á politica. Acredito que aqueles que o apoiaram tais como: Manuel machado (embora o admire politicamente), João Rui de Almeida e outros caamradas de peso se tivessem dado a cara e não o tivessem abandonado depois de terem dado o seu apoio, hoje teriamos um Federação e uma liderança que não andasse nas bocas do mundo por maus motivos. Por enquanto as cobras estão no poder mas tudo tem um fim. Só espero é que quando LM ou Joao Silva ou mesmo MM (Fausto Correia que tb gostaria de o ver regressar)ganhar(em) a Federação não se revele(m) igual(is) aos outros. FORÇA MARINHO, mesmo sozinho sei que és capaz!!!!

Anónimo disse...

FORÇA LM!!!

Anónimo disse...

só perde quem deixa de lutar...

Mas L.M. já deu o seu contributo na Europa acho ter chegado o momento de ser util a sua cidade.

Anónimo disse...

Pois tb acho mas diga-me como ha-de ele fazer? Se os militantes têm a oportunidade de mudar para melhor e escolhe a medeocre continuidade? Infelizmente para se ser util a cidade ele tem de de ter o apoio interno. Há outra hipotese, como independente mas isso duvido q aceite...

Anónimo disse...

vai sert dificil ser util á cidade, sabe porquê? Todos t~em medo do VB até os seus apoiantes. Por isso, tudo indica que VB vai ganhar a federação novamente. Os militnates sabem que estão no caminho errado mas continuam a votar no mesmo até o partido se afundar de vez. Para ser util LM teria de fazer alianças com VB e outros e isso parece-me quase impossivel.

Anónimo disse...

Equipa de Coimbra:
presidente da federação- LM
Presidente de CMC- LM ou Fausto Correia
Eurodeputado- MM

Anónimo disse...

acho que está na hora, é preciso uma liderança, e alguma persistência,L.M. não pode abandonar o capital que já angariou, é que agora já é muito maior apesar da sua quietude...

Anónimo disse...

O que eu sei, é que o Fausto está cada vez mais langão !
Ganhou maus hábitos lá po Bruxelas e não estou a ve-lo levantar cedo e ir para o duro !
Quem reparar para o Encarnação, que ninguém conhece no concelho, é tal e qual o Fausto - langão de morrer !

Anónimo disse...

O anónimo das 9.53 tem de corrigir o tiro. Eurodeputado; José Junqueiro escreve-se com JJ e não com MM ou VB ou outra coisa qualquer.

Anónimo disse...

Engano vosso.
A lista do parlamento europeu desda vez terá dificuldade em ter UM nome que seja de Coimbra pois o VB está queimadissimo aos olhos do big boss. Dizem no Rato que o VB passou a ser personna non grata. se já ninguém lhe passava peva, agora então n~ºao lhe passam peva mas passarama considera-lo indesejavel dado os tiques que demonstra ter de necessidade de descanso

Anónimo disse...

Persona non grata significa bobo da corte?