quinta-feira, março 15, 2007

NO REINADO DE PAULO PEREIRA COELHO À FRENTE DA CCDRC

in campeao das províncias
Jovem firma andou meses a facturar só à Lusitânea

A firma Bioevent tinha apenas uma semana de existência quando foi consultada, pela Associação para o Desenvolvimento do Turismo na Região Centro (ADTRC), no sentido de apresentar uma proposta para prestação de serviços a propósito da campanha de promoção da última edição do Campeonato da Europa de Futebol (Euro/2004).

A indicação consta das conclusões preliminares de uma auditoria às contas da ADTRC, assunto a que o “Campeão” se referiu nas edições de 28 de Setembro de 2006 e de 01 de Março de 2007.
A apresentação da proposta, que implicou ajuste directo, foi justificada, segundo o documento a que tivemos acesso, pela “experiência prévia e participação activa” da referida firma na elaboração da candidatura da Associação à medida I.5 do Programa Operacional do Centro.

Como a candidatura do plano de promoção da região Centro no âmbito do Euro foi apresentada em meados de Janeiro de 2004, os auditores fazem notar ser “possível questionar como poderá ter havido participação activa” da Bioevent se a empresa então ainda nem existia (a sua constituição ocorreu a 18 de Fevereiro).

Por outro lado, as cinco primeiras facturas emitidas pela Bioevent tiveram como destinatária a ADTRC, única cliente da referida firma num horizonte de três meses e meio (compreendido entre 18 de Fevereiro e 04 de Junho de 2004).
Acresce, segundo os auditores, que a realização de cinco espectáculos a cargo dos Harlem Globetrotters foi objecto de um contrato celebrado a 18 de Maio enquanto a decisão de adjudicação por parte da Associação para o Desenvolvimento do Turismo na Região Centro data de 29 de Junho.


Como temos noticiado, as contas da instituição, que beneficiou de fundos comunitários para a referida campanha (cerca de quatro milhões de euros), estão a ser sujeitas a auditoria por iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC).

As conclusões preliminares aludem, nomeadamente, a falta de concursos públicos e limitados, eventual entrega de propostas fora de prazo, omissões em matéria de prestação de garantias bancárias e dispensa da exigência de caução por ocasião da celebração de alguns contratos.

Quanto à criação da marca Lusitânea, foi admitida apenas uma proposta no montante de dois milhões de euros, da autoria da firma Brandia, sendo que, após modificação do conteúdo da mesma, o valor do encargo passou para perto de 270.000 euros (acrescido de IVA).
Ainda assim, os auditores assinalam que não observaram qualquer acta inerente à necessária negociação entre a ADTRC e a Brandia, tendo alertado para a presumível violação do Decreto-Lei nº. 197/99.

PERGUNTAMOS: A Bioevent não foi aquela empresa que fez CARLOS ENCARNAÇÃO "despedir" a sua vereadora Teresa Violante ? Não é a empresa do então Presidente da JSD de Coimbra?

9 comentários:

Anónimo disse...

Começa a fazer-se luz sobre a aldrabice da Lusitanea. Felizmente, para os ideólogos destas e doutras aldrabices, têm no falecido José Alves a possibilidade de imputar todas as irregularidades cometidas. E como os mortos são inimputáveis...

Anónimo disse...

Ainda que mal pergunte: Onde pára o Ministério Público?

Anónimo disse...

Não se preocupe jovenzinho. O MP está atento e na altura cerca disso se saberá.

Anónimo disse...

O PPC quer pirar-se para África. Será para enganar os pretos com a energia electrica?

Anónimo disse...

Proximo Presidente ad CCDRC vai ser uma surpresa!

Anónimo disse...

Qual próximo Presidente?
Ah! Ah! Ah!

Anónimo disse...

MP ta atento? Deixe-me rir...
Entao porque é que nao faz nada? Que vergonha!!!

Anónimo disse...

Esta gente é tao invejosa! Gostavam de ter tambem uma fatia do bolo....ahahahah

Anónimo disse...

bolo que se saboreia por lx....