terça-feira, março 20, 2007

COIMBRA CHEGOU A ESTE PONTO ... NA DISCUSSÃO POLÍTICA. GRAU ZERO.

Câmara compra carros novos mas garante que poupa dinheiro «Foi uma discussão daquelas boas. Daquelas politicamente importantes».

Carlos Encarnação encerrou, ironizando, mais de meia hora de troca de argumentos entre vários elementos do executivo sobre a mais recente aquisição do executivo: quatro novas viaturas para vereadores e presidente que - como se pode comprovar no parque de estacionamento junto ao edifício da Câmara Municipal de Coimbra - vieram renovar a frota automóvel da autarquia.

E, efectivamente, foi uma discussão.

Gouveia Monteiro deu o mote, pedindo explicações de como é que esta aquisição (de três Volvos e um Peugeot 406) «se compagina com as dificuldades financeiras» da autarquia e com as consequentes «dívidas, ainda por pagar, aos fornecedores».

Marcelo Nuno fez questão de dar explicações, utilizando não só o argumento poupança, mas também com o da segurança.Explicou o vereador responsável pela área financeira que as anteriores viaturas tinham 11 anos, mais de um milhão de quilómetros percorridos (uma média de 180 mil quilómetros por cada uma) e que, portanto, os carros já representavam despesas de conservação «muito volumosas» e um custo médio, por quilómetro, que aumentou de 29 cêntimos, em 2004, para 37 cêntimos no ano passado. «Com a aquisição destas viaturas estamos a economizar», adiantou Marcelo Nuno, garantindo que os novos carros, a diesel e adquiridos a leasing, gastarão «4,9 litros aos 100», o que significa um custo por quilómetro que andará entre os 22 e os 25 cêntimos por litro. Para além disso, «os próprios motoristas já vinham a alertar para a questão da segurança», acrescentou o vereador, sublinhando ainda o facto de o carro do presidente ser agora «de gama inferior e com custos inferiores» ao que tinha anteriormente.“

«Todos os argumentos são possíveis, mas o que é certo é que posso propor a melhor das medidas de racionalidade económica que o que é dito é que não há dinheiro para isso», adiantou Gouveia Monteiro, criticando especialmente o «critério de oportunidade» para a aquisição das viaturas.«Não vivo noutro planeta. Falo com fornecedores, com colectividades que têm subsídios há dois anos por receber. Para além disso, conheço as viaturas que estão a ser substituídas e não tive a análise de estarem decrépitas», afirmou o vereador, considerando esta decisão de «uma inoportunidade política muito grave», uma vez que ter à porta da autarquia quatro novos carros «vai trazer prejuízos no diálogo e na troca de argumentos com cidadãos, fornecedores e com os próprios trabalhadores na câmara».

Marcelo Nuno voltou a argumentar com números, garantindo que a autarquia irá gastar «22 mil euros por ano» com a nova frota, o que é «muito menos do que gastava com a manutenção» da antiga. Quanto ao diálogo com os fornecedores, adiantou que «eles entendem que estamos a fazer um esforço para pagar mais cedo. E o que é certo é que ainda não falhámos nenhum dos nossos compromissos».

Carlos Encarnação tentou colocar alguma serenidade na discussão. «Isto é dos manuais. Discussão sobre a compra de novos carros é sempre interessante», brincou, resumindo que se tratou de substituir cinco carros com «quilómetros a mais, consumos a mais, recursos oficinais a mais» por quatro «que consomem menos e têm menos gastos».

Victor Baptista (que antes disse não ter uma «visão miserabilista» sobre o assunto), acusou Encarnação de estar «a meter lateralmente o assunto para ver se passava».«Não é fácil fazer entender os cidadãos como é que se adquirem viaturas novas e depois há subsídios que não se pagam, obras que não andam um metro, saneamento por construir», afirmou o socialista, dizendo que nem quer pensar a «velha história do homem falido que, para enganar os credores, compra viaturas novas».

COMENTÁRIO POLITICAE:

Este é mesmo daqueles assuntos onde nenhum partido pode "cantar de galo".
De facto, é sabido e assumido que a situação financeira do município é má. Como é sabido e assumido que a situação do país também é má.
Vem isto a propósito de ser sempre interessante ouvir os representantes dos partidos a falarem de assuntos e matérias onde todos os partidos fazem ou fizeram coisas semelhantes para não dizer iguais.
Por outro lado parece-nos absolutamente decrépito, isso sim, o assunto ter tido a importância que teve na sessão de câmara onde se devem discutir coisas bem mais importantes para os cidadãos. Claro que o assunto mereceria a importância que assumiu se o vereador Marcelo Nuno não tivesse uma explicação razoável, lógica e racional para dar.

Senão vejamos:
O que está em causa são duas formas de gestão.
Uma gestão feita para a imagem (a do Gouveia Monteiro). Ou seja, a que é feita para o "parece ser" , "vou a pé", "vou de transportes públicos", "ando no meio do povo", "uso o meu carro pessoal".
Claro que Gouveia Monteiro sabe bem que tal é possível atendendo ao pelouro que tem não lhe exigir deslocações a Lisboa ou a outro local onde tenha funções de representação. Aliás, caso houvesse dúvidas, o amigo Gouveia Monteiro sempre poderia olhar para as Câmaras Municipais comunistas do Alentejo para ver se os seus camaradas "andam a pé", "usam carro próprio", "andam de transportes públicos".
Depois a outra gestão, feita com racionalidade e objectividade financeira, não obstante se saber das responsabilidades graves que o anterior executivo e o actual de maioria de direita teve e tem na situação em que se encontra financeiramente o município. E, já agora, com Gouveia Monteiro genericamente a colaborar nessa gestão, assumindo, aliás, uma postura ligeira e suave, coisa que nunca fez nos mandatos de governo municipal socialista que, pelo menos, não delapidou o município (e isso Gouveia Monteiro também saberá, já que fala com fornecedores e colectividades).
Ora a gestão feita com racionalidade olha friamente para números e precisamente neste caso Marcelo Nuno, a ser verdade o que afirmou na sessão de Câmara, andou bem e tem razão. Parece que para Gouveia Monteiro o que interessa é a imagem que dá ter carros novos em frente da Câmara. Se se gasta menos ou não, isso não interessa. Todos sabem que a frota automóvel, quando muito usada, começa a dar muitas despesas de manutenção. Ora as despesas de oficina saiem da disponibilidade líquida dos cofres do município. E quanto mais se gastar em oficina mais dificuldade a Câmara tem, precisamente de pagar a quem deve.

Para Gouveia Monteiro é mais difícil explicar aos munícipes isto.É preferível não educar o povo a pensar de forma fria e manter todos no reino do "parece ser".

Finalmente Victor Baptista não pode e não deve mesmo falar sobre o assunto. É que o seu colega Presidente da Concelhia socialista Luis Vilar e, muito em breve, de novo colega na vereação da Câmara, mudou de carro duas vezes na Região Turismo do Centro, organismo do Estado, com participação de dinheiro do Orçamento de Estado e dos Orçamentos das Câmaras da Região e, ao contrário do executivo municipal que tinha carros com 11 e 12 anos, Luis Vilar trocou um carro com 3 anos (OPEL) para um Volvo S60 full extras que custou seguramente mais ou menos o dobro do veículo que Carlos Encarnação agora tem.






37 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo nada com a vossa apreciação. Foi bastante pertinente a discussão do executivo camarário.

De facto, é ultrajante a coragem que a maioria de direita assume na compra de uma frota completa! de carros novos. Não falamos de um qualquer carro, mas sim de carros topo de gama!

Não posso deixar de estranhar tanta preocupação com veículos antigos (com pormenores sobre quilometragens e custos por km) quando, ao contrário do que vinha sendo habitual com Manuel Machado, sempre que é necessário renovar a frota dos SMTUC o Sr. Encarnação adquire Autocarros Alemães em 2ª mão!

Haja coerência!

São uns pedantes que usam o erário público para se pavonearem na rua!!! É vergonhoso!

À mulher de César não basta sê-lo, tem de parecê-lo!

Mais, quanto aos pormenores técnicos: eu também tenho carro e olhos na cara para saber que em momento algum!!! um Volvo ou um Peugeot 406 gasta 4,9 litros por 100 km!!! "In you dreams!!!"

Anónimo disse...

É uma vergonha. Essse Vilar neste momento tira votos ao PS. Ele e quase todas as primeiras figuras do PS. Quanto ao PSD, Meu Deus, ainda consegue estar pior!

Anónimo disse...

e cá vamos cantando e rindo.

e ainda que mal pergunte quantas vezes M.M. trocou de carro???

....mas é da vida, agora podem torcer a orelha ...

Anónimo disse...

....é pá mas os exemplos não devem vir de cima??

....é pá esse V. não é exemplo para ninguem.

Anónimo disse...

AOS IGNORANTES QUE ANDAM DE OLHOS TAPADOS PORQUE NÃO QUEREM VER. A VERDADE INCOMODA:

http://www.volvocars.com.pt

S40 1.6D (109 cv - consumo médio 4.9) - A partir de 31.145 (VERSÃO SEM ESTOFOS DE PELE - caso dos carros comprados pela CMC) * note-se que este valor tem IVA e o Estado não paga IVA pelo que estes carros terão ficado por cerca de € 23000 cada.Este carro está longe de ser TOPO DE GAMA.

Não o confunda com o carro que o sr. Luis Vilar mandou vir para todos nós pagarmos e que é, esse sim, um topo de gama.

Anónimo disse...

CARRO QUE O VEREADOR SOCILAISTA NA REGIÃO TURISMO CENTRO COMPROU PARA ELE, CLARO, COM O NOSSOD INHEIRINHO.

VOLVO S 60, ESTOFOS EM PELE -

S60 D5 (185 cv) - A partir de 48.800€

Novos e super-eficientes motores turbodiesel de cinco cilindros em alumínio Resposta rápida e confortável em qualquer regime do motor Economia de combustível superior Emissões de gases menos poluentes Elevado binário.
cONSUMOS MÉDIOS DO CARRINHO DO SR. LUIS VILAR PAGOS PELOS CONTRIBUINTES - 8,7 L/100KM

Anónimo disse...

O Volvo S40 1.6 D, com um consumo anunciado de 4,9 litros aos 100 Kms é o mais económico ...

www.volvocars.co.pt/_Tier3/AboutUs/NewsEvents/News/ - 209k -

Anónimo disse...

que demagogia, senhores laranjinhas. parece que preparam-se para deixar o poder da praça 8 de maio com dívidas a fornecedores a 2(!) anos.

Anónimo disse...

Ao BURRO da 1:41 e repetente à 1:46:

O carro que o Vilar possa ter comprado através da Regiao de Turismo do Centro é problema da Regiao de Turismo do Centro!
Aqui trata-se da Câmara Municipal de Coimbra!

Isto não é uma competição entre entidades da Administração Pública!

Mais. O site da Volvo até podia dizer que o dito Volvo gasta 1,1 l/km que eu não comia na mesma (já tu... és fácil de enganar!!).

Que eu saiba o carro é da Câmara de Coimbra. para circular no Concelho, isto é, na Cidade. EM consumo urbano o Volvo nunca fará 4,9 l/km! Nem que ande o tempo todo de marcha-atrás!!!!

Anónimo disse...

CARO IDIOTA POPULISTA SUPRA:

Como é óbvio essa sua análise é válida também para os anteriores carros com 11 e 12 anos e que, já agora, eram a gasolina. E também esses consomem bem mais por andar em Coimbra quase exclusivamente.
Por outro lado, ninguém está a colocar nenhuma entidade a competir com nenhuma. O que estou a dizer é que o XUXIALISTA VILAR que também participará nas futuras reu niões e que faz parte da bancada do Baptista não pode falar porque a sua conduta tem comportamentos bem piores e mais reclamáveis.
Não estoua comparar entidades.
ESTOU A COMPARAR HOMENS. ESTOU A DIZER QUE UM POLÍTICO QUANDO FALA NÃO PODE TER TELHADOS DE VIDRO. O QUE QUIS DIZER É QUE BAPTISTA QUANDO FALOU, PARA SER CORRECTO DEVERIA FAZER AVISO BEM MAIS SÉRIO AO SEU COMPANHEIRO VILAR POIS ELE PÕE EM CAUSA A CREDIBILIDADE DO QUE DIZ.
QUE LATA TEM UM HOMEM QUE ENCHE A BOCA PARA CRITICAR A TROCA DE VEICULOS EM FIM DE VIDA E JÁ ALTAMENTE PENALIZADOS NO SELO POR TEREM MAIS DE 10 ANOS QUANDO NO SEU PARTIDO, SENTADO AO SEU LADO ESTÁ UM HOMEM QUE EM FUNÇOES PÚBLICAS REPRESENTANDO O PS FAZ MIL VEZES PIOR: SUBSTITUI UM CARRO COM APENAS 3 ANOS POR UM OUTRO QUE CUSTA AOS CONTRIBUINTES QUASE DEZ MIL CONTOS?

Anónimo disse...

finalmente caro "burro" das 2:52 tire lá as vendas que tem nos olhos.
Comq ue então "...O carro que o Vilar possa ter comprado através da Regiao de Turismo do Centro é problema da Regiao de Turismo do Centro!..."
ENGANO SEU AMIGO. PROBLEMA NOSSO. O DINHEIRO DA REGIÃO TURISMO CENTRO VEM DO MESMO SITIO DO DA CAMARA DE COIMBRA. VEM DO OE OU SEJA DO NOSSO BOLSO.

Anónimo disse...

Caro BURRO por opção:

O problema da RTC é de todos, assim como o é o da CMC.

Eu percebo que o Vilar ou o Baptista lhe devem ter ido a um lado qualquer sem pagar, mas isso é problema seu.

Aqui, mais uma vez, trata-se da CMC. Conseguiu perceber a notícia? Ou não sabe ler?

Por outro lado, mau seria se, por conhecer alguém que não é imaculado, eu não pudesse ver o que está mal.

É uma vergonha o que se passa na CMC, mas como já se percebeu que também lé deve mamar o suficiente não se importa. (Se calhar um dos carros até é para si...).

Quem deve dinheiro EM BARDA devia ter vergonha de se pavonear em carros topos de gama. Caso não saiba há quem em Coimbra não possa investir nos seus negócios simplesmente porque não é pago pelos seus serviços. A CMC não paga o que consome, percebeu? Sabe o que é trabalhar de borla? Não deverá saber. Assim como não o sabe nenhum dos premiados com um destes carros. PERCEBEU? Mas são precisamente estes prendados que nada têm feito para que os fornecedores da CMC recebam o que é seu. Ou que as Associações Culturais recebam os seus subsídios. PERCEBEU?

Não fale do que não sabe...

Anónimo disse...

Ao mal educado acima:

Já percebi que deve ser um dos que forneceu a Câmara e ainda não recebeu mas saiba que, ao contrário do que sugeriu ou pensa não trabalho na CMC, nunca trabalhei, trabalho por conta própria e por acaso tenho uma empresa também e já agora o Estado também me deve muito dinheiro.
TAMBÉM PERCEBI QUE NA CMC AKGUÉM LHE FOI A ALGUM SITIO E TB NÃO LHE PAGOU
Mas caríssimo, quando forneço o Estado com medicamentos sei que recebo, só não sei é quando. Sabeno como é só forneço se aceitar estas regras. É da vida!
Quanto aos carros topod e gama, engano seu. Nem o peaugeot nem os Volvos S40 são topos de Gama. São carros de gama média.
Topos de gama são S60 do Vilar na Região Turismo Centro que tb deve, já agora, a fornecedores que merecem tanto respeito como os que fornecem a CMC.
PERCEBEU ?

Anónimo disse...

Finalizo dizendo-lhe que a ultima factura paga pelo Estado ao meu laboratório e farmácia datam de 2002. O Estado tem portanto várias facturas em atraso de 2003,2004, 2005 e 2006

Anónimo disse...

E para o tranquilizar não beneficio desses Volvos. Aliás não gosto de Volvos. Ando de Mercedes e fui eu que comprei. Nunca me servi do Estado. Não preciso dos carros do Estado, ao contrário de muitos políticos mediocres,

Anónimo disse...

A saber.
o Burro do Sr. Encarnação não fez uma compra de 5 viaturas novas para a CMC, aliás a viatura que lhe estava distribuida era um BMW serie 5 que ele teve nojo em sentar lá o seu rabito, com medo que M.Machado lhe propaga-se uma doença venerea.
é de lamentar é que estas viaturas tenham sido adiquiridas atravez de renting, isto é elas não são da CMC são alugadas a uma gestora de frota, não benififiando a CMC de qualquer beneficio fiscal, a saber as viaturas antigas estão a sofrer enormes reparações, porque há alguem "motoristas" dessas viaturas que tem interesse em ficar com elas.

Anónimo disse...

Anda de Mercedes e o Volvo S60 é um carro de gama média... Ok. Já percebi o seu ponto de vista. Sem mais comentários.

P.S. Já agora informo que de facto alguém na CMC me foi "a algum sítio" e não me pagou. Foi o Dr. Encarnação que me foi ao bolso!!!

Anónimo disse...

Caríssimo:

Não pense que consegue embrulhar o que disse e vou extrair do meu comentário acima o que disse:

"...Quanto aos carros topod e gama, engano seu. Nem o peaugeot nem os Volvos S40 são topos de Gama. São carros de gama média.
Topos de gama são S60 do Vilar na Região Turismo Centro que tb deve, já agora, a fornecedores que merecem tanto respeito como os que fornecem a CMC.
PERCEBEU ?..."

OU SEJA:

1. EU DISSE QUE PEUGEOT 407 E VOLVOS S 40 SÃO DE GAMA MÉDIA, foram estes que a CMC COMPROU;

2. DISSE QUE DE GAMA ALTA SÃO OS VOLVOS S60, ou seja o carro que o Sr. Vilar com o nossod inheiro comprou para sentar o rabo,

3. Finalmente disse que não compreendia o ataque porque os carros da Câmara têm 12 anos quando o carro atribuido ao Sr. Vilar, tb vereador xuxa na C,C era um carro OPEL, bastante razoável só com 3 anos, tendo ido a correr, qual pacóvio, comprar um topo de gama VOLVO S60 com o dinheiro de todos nós, não com o dele.

Anónimo disse...

Finalizo dizendo que os políticos em geral "vão-nos a algum sítio sem nos pagarem" não o Dr. Encarnação em especial. O Sr. Vilar tb nos vai "a algum sitio" sem pagar, o sr. Sócrates a mesma coisa. SÃO TODOS IGUAIS. É ISSO QUE QUIS DIZER. TODOS IGUAIS. E EU QUE NUNCA TRABALHEI PARA O ESTADO. ESTUDEI, ESFORÇEI-ME E NÃO TENHO DIFICULDADES FINANCEIRAS ESTOU À VONTADINHA PARA CAGAR AS POSTAS DE PESCADA QUE ME APETECER, PERCEBEU. QUANDO QUERO UM BOM CARRO COMPRO. NÃO CHULO O ESTADO PARA ISSO. MAS TAMBÉM NÃO SOU MESQUINHO.

Anónimo disse...

mesquinho?
á quem cmame poulismo de direita isto se for na boca de um esquerdista, bem como outros adjectivos agora em voga para enganar papalvos votantes nesta maltosa, afinal andam todos a safar-se bem se importando com o Povo ou o País.
Quanto ao resto já se viu que ninguem passa sem pópó e télélé desde que pago pelo contribuinte.
E tudo afinal a bem da nação.
Só não entendo é porque esta gente como qualquer cidadão não vai para o trabalhinho no pópó de cada um.
Ou estão sempre em representação oficial???
E de pois bem falar de moralidades pretendendo dar lições de democracia e desapego ao poder.

Anónimo disse...

de facto a politica desaparceu de Coimbra, apenas se discute lugares e se tenta, já começam a mexer pelos concelhos,manter um lugarzito no podium, até porque as eleições são já ali e há que tratar da vida. tudo o resto pouco importa e lá se vai assobiando para o ar.
por isso as reuniões são poucas tratam de banalidades onde apenas se chamam algum para fazer figura de corpo presente ou contrata-se um palestrante externo para parolo ver.
por cá afinal tudo como dantes Abrantes.
Mas será mesmo mesmo que esta gente julga que a malta ainda se baba com esta gente????valha-os

Anónimo disse...

Até parece que as empresas privadas em Portugal trabalham à margem do Estado. Se hoje temos uma "economia Privada" deve-se às opções que os políticos, de quem diz tão mal, tomaram e não a qualquer direito divino. Não existe sociedade, economia sem opções politicas e sem políticos .O que se dizer em contrário é ignorância

Anónimo disse...

Nem posso acreditar...reclamo, juntamente com outros munícipes, uma obra pública orçada em +/- 23.000 €, obra essa, para corrígir uma argolada dos serviços camarários e dizem, não ter dinheiro...e agora vejo, haver dinheiro para automóveis, grandes ladrões...

Anónimo disse...

Nem posso acreditar...reclamo, juntamente com outros munícipes, uma obra pública orçada em +/- 23.000 €, obra essa, para corrígir uma argolada dos serviços camarários e dizem, não ter dinheiro...e agora vejo, haver dinheiro para automóveis, grandes ladrões...

Anónimo disse...

Caro anónimo das 4:00 PM:

Não sabe o que diz. Corrigo: se hoje temos Estado, democrático acrescento, devemo-lo a algumas pessoas que lutaram contra a opressão.
Quanto à Economia Privada, essa sempre a tivemos, antes e depois do 25 de Abril.Naturalmente que sem a organizaçãodo Estado nenhum de nós poderia viver em sociedade. Pelo que não alcanço o seu comentário.
Porém, há uma coisa que lhe digo: sem economia privada não ha emprego. Sabe amigo, o Estado somos todos nós e nós não nos podemos dar ao luxo de os que trabalham governarem os que não querem trabalhar.

Anónimo disse...

Sabe outra coisa? No meu laboratório já tenho tido trabalhadores que escolhem empregos. Que apesar de desempregados se dão ao luxo de encolher a testa para trabalharem e depois de aceitarem o trabalho ainda têm a lata de dizer que não foram contratados para fazer isto ou aquilo....

Anónimo disse...

Ao camelo das 6.41 que deve ser um dos apaniguados do Vilarices (Valérice, Almirantice ou outro qualquer). Então o dinheiro público não é igual seja ele municipal ou do OGE? Sabe porque é que o falecido Alves autorizou, numa faze em que já não dizia coisa com coisa, a compra do VOLVO para o vogal? É que o Vilarices aparou-lhe o jogo do PPD/PSD/PPC e aceitou que o meliante "Ribeiral" fosse contratado para a RTC para valet de chambre do falecido

Anónimo disse...

fogo isto é tudo gente maluca... fogo meus deusss....

Anónimo disse...

comemorar Abril com almoçaradas?
Não seria melhor comemorar com exemplos.....

Anónimo disse...

MAIS:

O Sr. Vilar tem na Região de Turismo várias prestações de serviço para os seus amigos: Valério pai(agora que a imobiliária não vai tão bem), Ribeiros, Tenreiros e Tenreiras, enfim.... feitas as contas gasta à RTC mensalmente em avenças para pessoas a quem denomina de assessores (os seus ASPONs) cerca de 4500 euros/mês. Pergunto: para fazer o quê?

Anónimo disse...

Então para irem fazer número no mega jantar ora ora.....

Anónimo disse...

Abril não deve ser usado como uma lavandaria.


Tenham é vergonha.

Anónimo disse...

Só se não tivesse vergonha ia ao jantar.

Anónimo disse...

E ASSIM VAI O NIVEL DA POLITICA NA NOSSA CIDADE....

Anónimo disse...

O rei vai nu!

Anónimo disse...

O jantar é para gente séria.

Anónimo disse...

O Vilar não pensa com a vossa cabeça. Só regressa em finais de Abril e saberá o que dizer.
Conheço-o, tem ideias para a cidade e para fazer oposição.