sexta-feira, fevereiro 16, 2007

CÂMARA DE LISBOA EM SÉRIAS DIFICULDADES. PSD SOZINHO.

Carmona convoca todos os vereadores para reunião ao final da tarde

Lisboa, 16 Fev (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, convocou todos os vereadores do executivo para uma reunião nos Paços do Concelho ao final da tarde de hoje para discutir a situação da autarquia, disseram à Lusa fontes municipais.
Na reunião deverá ser abordada a actual situação da Câmara da capital, depois de o vice-presidente, Fontão de Carvalho, ter sido acusado do crime de peculato em co-autoria, com outros quatro arguidos, no processo que envolve o pagamento de prémios aos administradores da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL).
A situação de Fontão de Carvalho, que quinta-feira à noite anunciou que irá manter-se no cargo, deverá também ser discutida, depois de ser conhecida a decisão do PSD, que ao início da tarde estava reunido para ponderar se mantém a confiança política no autarca, eleito como independente pelas listas sociais-democratas à autarquia.
Hoje, o presidente da câmara, Carmona Rodrigues, afirmou aos jornalistas que a direcção nacional do PSD apoiou "inteiramente" a decisão do vice-presidente de se manter em funções.

O autarca disse que a acusação do vice-presidente tem a ver com a atribuição de prémios a administradores da EPUL, "que não foi autorizada" pelo actual executivo.
"Aliás, mal soubemos disso, dissemos para devolverem os prémios e os [administradores] que lá estão assim o fizeram", afirmou hoje Carmona Rodrigues.
Na opinião do presidente da Câmara, "ainda está para ser provado se é legal ou não" a atribuição de prémios aos gestores.
"Do nosso ponto de vista, é legal", sustentou.

Para o autarca, não há assim razão para Fontão de Carvalho suspender o seu mandato.
"Há que relativizar as coisas. Há que assegurar a governabilidade da Câmara", disse, acrescentando que a suspensão do mandato da vereadora Gabriela Seara, arguida no caso Bragaparques, deu- se em circunstâncias diferentes.

O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa anunciou quinta-feira que cinco pessoas, sem as identificar, foram acusadas em co-autoria de crime de peculato no âmbito do caso "prémios pagos a administradores da EPUL", a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa.


"Considero que devo manter o exercício das funções para as quais fui eleito e de que muito me orgulho", disse Fontão de Carvalho, durante uma conferência de imprensa nos Paços do Concelho.
O vice-presidente sublinhou que esta decisão foi "pessoal" e adiantou que transmitiu a sua intenção de manter-se no cargo a Carmona Rodrigues, que lhe terá demonstrado a sua "solidariedade".
Para Fontão de Carvalho, a acusação de peculato neste caso não justifica a suspensão do mandato.

1 comentário:

Anónimo disse...

Onde anda o Santana Lopes?