quinta-feira, novembro 09, 2006

POIS É SENHORES POLÍTICOS !



Pedro Bingre, delegado ao XV Congresso do PS (eleito pela Secção de São Martinho do Bispo), vai alertar José Sócrates para o Governo adoptar a retenção pública das mais-valias urbanísticas, indicou o próprio ao “Campeão”.

Professor da Escola Superior Agrária de Coimbra, licenciado em Engenharia florestal e mestre em planeamento regional e urbano, Pedro Bingre do Amaral concedeu uma entrevista ao nosso Jornal (vide edição de 25 de Maio de 2006) em que define a “posse pública das mais-valias urbanísticas” como “uma pré-condição fundamental para o urbanismo moderno”.

“O acto de lotear um terreno multiplica o seu valor centenas de vezes e o proprietário enriquece instantaneamente sem trabalho nem risco”, declarou o entrevistado.

Segundo o docente universitário, “a apropriação de mais-valias urbanísticas tal como se passa em Portugal configuraria no resto da Europa e dos estados ocidentais um crime económico da categoria de «rent-seeking activity» ou «directly unproductive activities», na medida em que os alvarás de loteamento são meros actos administrativos do Estado capazes de enriquecer alguns cidadãos em detrimento de outros sem que os primeiros prestem qualquer contrapartida económica válida e proporcional aos segundos”. Para Pedro Bingre, o Estado deve assegurar que seja respeitado o “princípio de indiferença dos proprietários face aos planos urbanísticos”.

Segundo ele, “a nossa legislação terceiro-mundista acrisolou uma especulação imobiliária feroz e deu cobertura jurídica à mais abjecta incompetência de planeamento urbano”.
Ao lamentar a “profunda dependência do poder político” relativamente a determinadas práticas, Pedro Bingre manifestou ao “Campeão” o desejo de ser escutado por um líder partidário que já desempenhou a função de ministro do Ambiente.

26 comentários:

Anónimo disse...

Secção do PS de S. Martinho do Bispo, das poucas Secções irreverentes e não submissas à desgraça que vai pairando pela estrutura concelhia e distrital de Coimbra do PS.

Creio que este delegado vai também perguntar umas outras coisitas ao Sócrates sobre o que se ouve dizer do PS Coimbra. Será? Esperemos todos

Anónimo disse...

eu axo bem.

Anónimo disse...

AINDA GOSTAVA DE SABER PORQUE O AVELAR ANDA A PROMOVER ESTE BRINGUE...VCS AINDA SE LEMBRAM, O RUIZINHO FOI ASSESSOR DO FAUSTITO...

Anónimo disse...

O Bingre lá disse aquilo que poucos têm coragem para dizer. Temos homem.

Pena é que os manda-chuvas não o queiram ouvir: ninguém quer pôr em causa a legitimidade das suas fortunas. Ó senhores autarcas, se a Lei for reformada, os escândalos de Marbella não serão nada comparados com os nossos!

Anónimo disse...

Temos vários homens e mulheres na distrital com qualidade, mas aconselho a todos que façam o vosso percurso por fora desse antro de vícios em que se transformou o PS-Coimbra!

Anónimo disse...

sabiam que na sede nacional o Baptista é muito mal afamado??!!

Anónimo disse...

O anónimo das maiúsculas está a tentar desconversar. Para desviar as atenções da mensagem, procura desvalorizar o mensageiro. Não importa quem são as pessoas Bingre, Avelar ou Fausto. O que importa são as ideias de cada um.

Lá diz o ditado: "Great Minds Discuss Ideas; Average Minds Discuss Events; Small Minds Discuss People".

Não importa sequer saber quem é Bingre. O que importa é saber se as suas ideias são válidas. E saber quais são, a respeito dos tópicos das políticas de ordenamento, as ideias contrapostas por Baptista, Vilar, &c.

Debate-se política, ou faz-se fofoca?

Anónimo disse...

"aconselho a todos que façam o vosso percurso por fora desse antro de vícios em que se transformou o PS-Coimbra".

Ó anónimo, está a sugerir aos socialistas que deixem o PS-Coimbra entregue à bicharada?!

Anónimo disse...

VILAR, TEM CALMA! QUE PARANÓIA, ARRE! SEMPRE QUE ALGUÉM RECEBE MAIS ATENÇÕES QUE TU JULGAS LOGO QUE ESTÃO A CONSPIRAR CONTRA TI! DEIXA LÁ O GAJO CRITICAR A LEGISLAÇÃO, QUE TU TENS A CONSCIÊNCIA TRANQUILA! OU NÃO É?

Anónimo disse...

Falou o quê? Onde?

Anónimo disse...

Caro J.Silva das 5:57 PM:
Sim estou a sugerir isso precisamente. O PS-Coimbra tem precisamente oq ue merece. Não tenho pena de nenhum militante que com o seu voto, com ou sem pressões, escolheu a actual classe dirigente socialista. Têm todos o que merecem. Os quadros devem mandar os militantes responsáveis por essas eleições Pastar POIS FICAM ENTREGUES À BICHARADA QUE ESCOLHERAM.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 4:15:
Como sugere que actuem os militantes do PS-Coimbra que não votaram na pandilha Fausto, Vilar & Baptista? E que têm vergonha de o seu partido estar a ser dirigido, em Coimbra, por um clube de meliantes semi-analfabetos?

Anónimo disse...

Caro anónimo das 4:15:
Como sugere que actuem os militantes do PS-Coimbra que não votaram na pandilha Fausto, Vilar & Baptista? E que têm vergonha de o seu partido estar a ser dirigido, em Coimbra, por um clube de meliantes semi-analfabetos?

Anónimo disse...

Falou o quê?
Onde?

Anónimo disse...

Lamentavelmente, mentiras e mais mentiras!!
http://politicaehouse.blogspot.com/2005_05_01_politicaehouse_archive.html

Politicae disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Politicae disse...

Caro anónimo, o que é lamentável é o caro leitor ou leitora falar de cor e pior, tentar baralhar os restantes leitores lançando notícias anteriores do politicaehouse, verdadeiras, no sentido de procurar provar que elas contrariam outras notícias mais recentes aqui publicadas.O que representa uma mentira. Não há nem nunca houve qualquer contradição entre notícias, o que tem de acontecer é lê-las com cuidado e sabedoria.
O Politicae procurará esclarece-lo(a) o mais detalhadamente possível.
Assim:
A noticia que quis ir buscar aos arquivos do politicae que retrata uma medida(reforma) do actual Governo, tomada em Maio de 2005, relativamente ao fim das pensões vitalícias dos políticos e ao fim de uma forma de cálculo do tempo de serviço para a aposentação que beneficia os políticos por permitir contagens de tempo a duplicar.
Ora, confessamos a nosso incapacidade de percepção do alcance da sua acusação, e citamos " Lamentavelmente, mentiras e mais mentiras!!"
É que julgamos estar a procurar defender Luis Vilar, mas caríssimo anónimo, Luis Vilar aposentou-se mal perdeu as eleições autárquicas de 2001, ou seja em pleno Governo de Durão Barroso. Como imagina ele e outros beneficiaram, como é óbvio destas benésses pois a alteração legislatica deu-se em 2005 e como sabe a Lei não pode ser retroactiva para situações consumadas(como é o caso, Luis Vilar, aquando da altura da alteração da Lei de 2005 já estava aposentado de pleno direito, tendo beneficiaso, como tantos outros, de todas estas benésses).
Quanto à aposentação por invalidez presumível(confessando nós desconhecer o alcance de uma tal expressão, pois ou é inválido ou não é)também aqui tal aposentação por invelidez presumível(e foi o próprio que o declarou à imprensa)hoje já não seria possível, mas isso é hoje, porque o Governo alterou a lei, simplesmente também aqui ela não pode ser retroactiva, logo as situações já existentes mantêm-se.
Esperamos tê-lo(a) esclarecido.

Anónimo disse...

Dura Lex sed Lex.

Anónimo disse...

O Politicae mente. Pior sabe que mente.

Anónimo disse...

Para ajudar a este disputa de comedres devo informar o último anónimo postador que foi o Sr. Luis Vilar que o disse numa congferência de imprensa dada este ano em que, PASME-SE, até forneceu aos jornalistas a sua declaração ao tribunal constitucional, a tal onde mentiu, e informou estar aposentado desde 2003 por INVALIDEZ PRESUMÍVEL. Todos os jornalistas desta cidade sabem-no pois têm esses documentos que esse senhor, de forma totalmente inconsciente, forneceu!
Quem mente é quem nele acredita

Anónimo disse...

Mente o blog porque:
1. Também estive lá e o que ele deu não é confidencial;
2. A invalidez presumível é a forma que se encontrava à época no ACTV e tem a ver com Fundos de Pensões e NÂO REFORMA;
3. Continua a mentir o blog porque a invalidez presumível é desde 2000;
4. Finalmente porque não existe qualquer reforma CGA, ou seja do ESTADO PORTUGÊS, ou seja de DINHEIROS PÚBLICOS.

Por isto mesmo é que o politicae mente e sabe que mente.

Anónimo disse...

Então, agora já vai com censura e não publicam a explicação toda?

Anónimo disse...

Continua a censura, porqu não ...

Anónimo disse...

Ó BURRO DAS 3:44 PM :
VOSSEMECÊ NÃO DÁ UMA DENTRO. QUE GRANDE BARALHADA. VOCÊ PERCEBEU O QUE ESCREVEU OU OUVIU O OUTRO BURRO E PROCUROU ESCREVER AS PALAVRAS SOLTAS QUE OUVIU ?

Fundo de Pensões é uma espécie de Tesouro que perante um pedido de reforma paga ao reformado, portanto é claro que o Fundo de Pensões esté directamente relacionado com reforma.

INvalidez presumível não tem nada a ver como activo. Invalidez presumível é a situação dos que têm mais de 65 anos, O QUE NÃO É O CASO DO VILAR NÉ!!! ...RS

A INVALIDEZ PRESUMÍVEL NÃO É DESDE 2000. Desde 2000 é porque foi quando ele pediu a Junta médica para se aposentar, o que sucedeu após perder as eleições na Câmara de Coimbra em 2001, ou o Vilar em 2000 tinha 65 anos ?? Bom isso faz dele um homem claramente na 3.ª idade pois hoje já tem 71 anos então!!!!!
Então nem trabalhar pode pois tem mais de 70 anos!
QUEM MENTIU FOI O LUIS VILAR. ALIÁS, NELE ISSO JÁ É DOENÇA.

Anónimo disse...

O Blog continua a mentir.
Sabe que mente.
O que pretende o Blog?
Mentir e continuar a mentir.
Nunca houve Junta Médica.
O ACTV do Sector Bancário não diz isso.
Foi mesmo antes das Autárquicas de 2001.
O Fundo é privado.
O politicaehouse continua a mentir.

Anónimo disse...

Olha a censura...