segunda-feira, março 06, 2006

VILAR JÁ APARECEU COM MÚLTIPLAS CARAS A PROPÓSITO DA CO-INCINERAÇÃO. AGUARDEMOS A PRÓXIMA...COM CURIOSIDADE!

EM 1999 FOI ASSIM ...

" ... Sobre este assunto o Sr. Vereador Luís Vilar disse julgar que a posição da Câmara Municipal deverá ser naturalmente acompanhar e compaginar-se com a Comunidade Científica.
Lamenta-se que o processo não tenha sido bem tratado de início mas não há dúvida que depois da reunião com o Sr. Primeiro Ministro, a situação se modificou, embora não seja motivo para descansar.
Terminou dizendo que ( ... ) não se podem esquecer e que data de 1992, altura em que se começaram a estudar as incineradoras dedicadas disse-se na altura que era o melhor processo de resolver sem problemas ambientais ... ".

E AINDA ... EM 2002 FOI ASSIM ...

" ... A Câmara Municipal de Coimbra, reunida em Souselas a 21 de Janeiro de 2002, decide:

1. Reafirmar a sua total oposição à co-incineração, em Souselas ou em qualquer outra cimenteira;
2. Afirmar que a tecnologia actual oferece uma grande variedade de processos alternativos de tratamento de lixo tóxico, que não estavam disponíveis quando há alguns anos muitos dos países mais desenvolvidos optaram pela co-incineração e pelas incineradoras dedicadas, mas que agora nos oferecem a possibilidade de evitar a queima de lixo tóxico;
3. Manifestar a intenção de usar de forma multifacetada todos os meios políticos e jurídicos ao seu alcance para levar o Governo Português a abandonar o processo de co-incineração;
4. Declarar a sua intenção de colaborar com todas as estruturas da sociedade civil que têm protagonizado a luta contra a co-incineração, particularmente a Universidade de Coimbra e aquelas que estão reunidas na Comissão de Luta contra a Co-incineração, além de outras sediadas fora do concelho de Coimbra;
5. Colaborar com a Câmara Municipal de Setúbal na tarefa comum de evitar ao país os riscos da co-incineração;
6. Reiterar a absoluta necessidade da realização de um referendo local que permita a participação democrática dos munícipes de Coimbra como suporte das deliberações a emitir no uso das competências próprias da Câmara Municipal;
7. Denunciar vigorosamente o incompreensível atraso da efectivação do estudo epidemiológico à população de Souselas, atraso esse inteiramente assacável ao governo e estruturas regionais de saúde;


Relativamente ao documento apresentado pelo Sr. Presidente usou da palavra o Senhor Vereador Luis Vilar que referiu que o mesmo merece, na generalidade, o seu acordo.
Referiu também que a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal, desde 23 de Novembro de 1998, em nenhuma ocasião deliberaram a favor da co-incineração de resíduos industriais perigosos na cimenteira de Souselas. No dia 9 de Janeiro de 1999, a Câmara e Assembleia Municipais, a Junta de Freguesia de Souselas e a Associação de Defesa do Ambiente de Souselas, numa reunião havida em Lisboa, obtiveram uma garantia do então e actual primeiro-ministro Eng. António Guterres, de que se fosse posta em causa a saúde pública, no todo ou em parte, o processo seria imediatamente suspenso.

http://www.cm-coimbra.pt/actas/2002/acta0121.htm

http://www.cm-coimbra.pt/actas/1999/acta0109.htm

3 comentários:

Anónimo disse...

É um cretino imbecil

Anónimo disse...

A previsível decisão do Governo não apanhou ninguém de surpresa. Souselas seria, para quem leu o relatório da Comissão Independente, a primeira opção por ter a cimenteira mais moderna, onde a produção de «resíduos de resíduos» é menor.

No entanto, o circo mediático já saiu à rua. A pressão e a intimidação estão aí sobre os defensores da co-incineração. A glória de aparecer na televisão está ao alcance de qualquer um. Quem tem posições diferentes não é ouvido nem respeitado.

Carlos Encarnação multiplica-se em entrevistas e fala da morbilidade da população de Souselas gaguejando as moléstias de que padece, pouco habituado ao jargão médico e a relatórios epidemiológicos.

Antes de inaugurar o Metro, de cuja construção fez depender a sua recandidatura, antes da demolição do último andar das torres sobre o Mondego cuja ordem se esquece de fazer cumprir, já ameaça interditar a co-incineração em Souselas.

Entendamo-nos. A Comissão Independente não foi contestada na sua composição nem nas suas conclusões. Apenas o actual Provedor do PSD para o Ambiente votou contra, sem ter apresentado argumentos. Quem, como eu, não é cientista acredita no que dizem os técnicos. E os cientistas da referida Comissão estão ao abrigo de suspeitas partidárias e gozam de enorme prestígio académico.

Se a população de Souselas se encontra enferma não é por causa da co-incineração que ainda não começou. É, quando muito, por causa da fábrica de cimento. Assim, o que há a fazer é pedir a transferência da fábrica, não é impedir que 260.000 toneladas anuais de Resíduos Industriais Perigosos (RIP) continuem a envenenar o País.

É esta incúria, e a atitude irresponsável que Durão Barroso legou ao PSD, que devia envergonhar os adversários da co-incineração.
http://ponteeuropa.blogspot.com/

Anónimo disse...

Mais irresponsável é o dito cientista Massano que nunca mudará uma virgula sobre a co-incineração.
Isto dum cientista tem outro valor.