terça-feira, dezembro 20, 2005

SOARES E CAVACO FALAM UM DO OUTRO.


Cavaco Silva: " ... estou convencido que Mário Soares sentiu a derrota do PSD nas legislativas de 1995 como uma vitória sua, mas incompleta porque eu, por decisão própria, não estava em causa ...".
in autobiografia Política II

Mário Soares: " ... considero-o genericamente um homem correcto, competente na sua área, eficaz, embora sem aquilo que Sá-Carneiro chamava o "golpe de asa" (...) o que falta a Cavaco é "golpe de asa"...".
in Soares, O Presidente

Cavaco Silva não pode dizer, com honestidade intelectual, que, por decisão própria em 1995 ele, Cavaco, não estava em causa. É óbvio que era mesmo aquele que mais estava em causa, caso contráro seria para todos muito fácil fugir às críticas e responsabilidades, saindo pelo próprio pé antes do veredicto popular.
Cavaco em 1995, sem pré-aviso e sem preparar o partido que fez dele Primeiro-Ministro, o PSD, foi embora deixando Fernando Nogueira com o "menino nos braços" e isso muitos terão esquecido, mas eu, como social democrata não esqueci.
Como não esqueci o que Cavaco fez ao PPD/PSD nas últimas eleições e, até mesmo, ao governo de coligação PSD/PP.
Cavaco apoiou-se no partido socuial democrata quando era um ilustre desconhecido, ganhou asas à custa do PPD/PSD, esteve 12 anos na política activa como Primeiro-Ministro, poderá vir a estar mais 10 anos na Presidência e tem a "lata" de afirmar que, com 22 anos de política activa ao mais alto nível, não é político profissional.

Sem comentários: