Pretendo, por esta via, dar conselhos ao VB (como ainda não decidiu em que ficamos ...) acerca de como deve conduzir a oposição ao executivo camarário. São eventualmente dicas (na linha do "jornal" do LIDL) muito certeiras que, em primeira mão, refletem as ansiedades do Povo e as suas preocupações do dia a dia. Como corre pelo infinito saber popular: "Água mole em pedra dura...". Ora, vou começar pelas pequenas coisas, aquelas que podemos comparar aos mosquitos em noite de verão, incomodam-nos à brava.
1- A pior coisa que o cidadão pode sentir é a falta e desleixo pelo cumprimento das regras. A polícia municipal e a PSP nada faz àqueles individuos que gozam nitidamente com todos os outros que estacionam no parque da Ecovia na Casa do Sal ou junto dos locais com parquímetro, porquanto, do lado poente estacionam no local assinalado para inversão de marcha, no lado nascente estacionam em cima de uma zebra assinalada no piso em que é expressamente proibido estacionar. Isto é um abuso que até hoje não vi sancionado.
2- Na Rua Simões de Castro, somos quase sempre surpreendidos pelo estacionamento que supomos abusivo no local destinado ao "adormecido" (?) Jornal de Coimbra. Quase sempre máquinas de alta gama. Outro abuso que nunca vimos ser devidamente sancionado.
3- No Terreiro da Erva há um negócio de parqueamento que nem as Polícias fiscalizam e que nem as Finanças tributam. Este é um odioso procedimento que "enerva" o cidadão cumpridor. Mina de que forma o respeito pelas autoridades.
4- Outro problema grave é a proliferação de franschisings de arrumadores de carros. A segurança das pessoas está em causa e as autoridades nada fazem.
Caro VB, hoje fico por aqui.
Tenha lá calma, fale pouco (obrigatório falar pouco, porque dizer é outra coisa que o transcende) e deixe que os outros façam os estragos, e assim acredito que venha a sentir a responsabilidade máxima do edil.
Para a semana há mais. Entretanto, trabalhe estes temas porque o Povo quer ver soluções.