sábado, agosto 27, 2005

NUM BLOGUE DEMOCRÁTICO CADA UM DOS ADMINISTRADORES TRANSMITE LIVREMENTE A SUA OPINIÃO

Por isso permito-me discordar do colega Sargento Pimenta em alguns pontos do seu último post "a estratégia muito própria de baptista"


Concordo com o essencial da análise feita por sargento pimenta, mas discordo, de forma absoluta, quanto ao facto de ter passado a ideia de que o actual governo mentiu e que governa mal e que isso também prejudica Baptista, sobretudo quando afirma que " ... As ultimas mensagens de propaganda politica são promessas que não inspiram a mínima confiança. Parecem os últimos slogans do seu camarada não cumpridor, o sr. Sócrates.O muito mau governo de Sócrates, também não abona a seu favor ... ".
Em primeiro lugar pode ser verdade que as mensagens políticas de Baptista não são de confiar, mas nada disso tem comparação possível com José Sócrates.

O governo PS está no poder há menos de meio ano e a única promessa que fez e que já assumiu não poder cumprir foi o não aumento de impostos, em especial do IVA. Porém à semelhança, aliás, de Durão Barroso e Manuela Ferreira Leite também a situação económica do país estava bem pior do que se esperaria e pior do que estava previsto ( de forma mentirosa) pelo orçamento de Estado de 2005.
Sabiam que Santana Lopes aumentou os funcionários públicos e Bagão Felix não previu no orçamento de Estado de 2005 esse aumento ? Claro que já sabia que iria deixar de ser poder, pois o orçamento de Estado de 2005 foi aprovado em Dezembro de2005, dissolvida que estava a Assembleia da República, e convictos que todos estavam da derrota social democrata nas urnas em Março de 2005. Por isso, fizeram um orçamento de Estado de mentira porque os"camelos"que seguiriam não seriam os mesmos!

Quanto ao juízo de opinião sobre o mau governo de Sócrates, a mim parece-me que é de mau tom tentar avaliar um governo com 5 meses de existência e com tantos buracos e grandes reformas para fazer.
Se a qualificação advém da contestação na rua, bom, isso até pode ser um bom sinal. Grandes reformas provocam convulsões. Ninguém gosta de perder as suas pequeninas conquistas. Como ninguém assume as suas responsabilidades de viver em comunidade e de ter responsabilidades enquanto cidadão. Não é só o Estado.

Mas, o facto é que esse mesmo Sócrates continua nas sondagens com maioria absoluta e Marques Mendes transformou-se numa decepção que nem oseu partido convence.

Por último, Baptista se tivesse brilho próprio não precisaria de depender do grau de popularidade do Governo.Lembro que Manuel Machado teve as suas maiores maiorias absolutas no tempo das maiorias absolutas de Cavaco Silva. O povo sabe distinguir a natureza do voto autárquico.

Mas, de todo o modo, se a popularidade do governo fossem assim tão determinantes, Baptista ganharia a Câmara de Coimbra, pois o PS ao nível nacional mantem-se entre os 42% e os 45%, ou seja,com maioria absoluta e o PSD nos 25%. No dia 9 de Outubro compararemos os resultados de Baptista com os do governo socialista, entre outras comparações.

1 comentário:

Anónimo disse...

a começar por si caro oragaita