quarta-feira, julho 06, 2005

ENCARNAÇÃO FOLGADO PARA NOVO MANDATO.

A Sondagem dá folgada vitória a Encarnação Se as eleições autárquicas se realizassem hoje, Carlos Encarnação obteria clara vantagem e seria reconduzido na presidência da Câmara Municipal de Coimbra, a avaliar pelo estudo de opinião que hoje publicamosUma sondagem efectuada pelo Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião do IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing) em parceria com o Diário de Coimbra indica que Carlos Encarnação, concorrendo como cabeça de uma lista de coligação PSD/CDS-PP/PPM, conquistaria a confiança de 38,3% dos eleitores para novo mandato à frente do município de Coimbra.A sondagem, respeitante às eleições autárquicas no concelho de Coimbra, atribui 13,3% das intenções de voto ao candidato socialista, Victor Baptista, e, quanto aos restantes candidatos já conhecidos, 5,1% a José Manuel Pureza, do Bloco de Esquerda, e 4,6% ao actual vereador Gouveia Monteiro, da CDU.Dos 400 inquiridos, 130 afirmaram que não iriam votar (32,5%) e 74 que não sabiam se iriam votar (18,5%). Nos restantes 196 (os predispostos a votar) há ainda uma percentagem significativa de indecisos – 27% não souberam responder em que candidato votariam e 10,2% não quiseram responder. Fazendo estatisticamente a distribuição de votos dos indecisos, de acordo com a matriz de transferência/fidelização de voto tendo em conta as autárquicas de 2001, a coligação PSD/CDS-PP/PPM obteria 61% dos votos, o PS 22%, a CDU 11% e o BE 5%.Recorde-se que nas últimas eleições autárquicas, em 2001, a coligação PSD/CDS-PP/PPM obteve 50% dos votos, contra 29,83% do PS, 12,74% da CDU e 1,84% do BE.


É verdade que é uma sondagem com uma amostra pequena ( 400 inquiridos ) , como também é verdade que há uma fatia importante de sondados que não definiram o seu voto, pelo que achamos que os resultados, quer os do campeão, quer os do Diário de Coimbra são exagerados e o melhor mesmo é esperar pela campanha eleitoral e pelo dia da avaliação final que é o dia das eleições. O que nos parece, porém, irreversível é a esmagadora vitória de Carlos Encarnação face a Victor Baptista, constituindo uma derrota pessoal para este último se não conseguir ficar pelo menos um pouco acima de Manuel Machado nas últimas eleições de 2001.

6 comentários:

ALMIRANTE disse...

Meus caros
Sempre a considerá-los. Quando à meia-noite vos fiz uma provocação, chamando a atenção para o facto de estarem atrasados na publicação dos resultados da sondagem, prova isso mesmo. De outro modo ignoráva-vos.
Um abraço e vamos a isso...

jls disse...

Concordo em absoluto. Não só 400 inquiridos é uma amostra pequena, como apenas 196 aparecem predispostos a votar (menos de metade). E destes, 37 por cento estão indecisos (não sabem ou não respondem) o que "atira" o número de votantes efectivos (e já esclarecidos) para pouco mais de 120. Também me parece irreversível a vitória de Encarnação mas, a fazer fé nesta sondagem, há muito boa gente em Coimbra que, ou está-se nas tintas ou não sabe o que há-de fazer ao voto! Vamos mesmo ter de esperar por Outubro porque com sondagens destas... :) Um abraço

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Politicae disse...

Começa a ser repetitivo termos de apagar comentários que insistem em lançar nomes de A, B ou C quanto aos autores deste blog.
Apagaremos todos os comentários ofensivos ou que insistam em lançar nomes como sendo os autores do politicaehouse.
Apenas diremos que quando e se os 5 mosqueteiros do politicaehouse quiserem revelar as suas identidades isso será feito, mas dependerá apenas da nossa vontade e não de outros factores.

Anónimo disse...

ah ah ah ah ah .... pois é. Pinacolada é o que se precisa!

Anónimo disse...

Era de esperar o bluff do Batista, e agora se explica a manobra da Figueira...