quarta-feira, maio 25, 2005

HABEMUS ALTO COMISSÁRIO: ANTÓNIO GUTERRES

António Guterres acabou por ser escolhido numa short list de 3 nomes. Nomes fortes, com grande curriculum pessoal e profissional. Guterres consegue assim dar a resposta merecida a um povo tradicionalmente invejoso e que, por regra, não sabe reconhecer as grandes figuras que tem no desempenho de funções públicas.
É verdade que Guterres cometeu erros. Sim. É igualmente verdade que Guterres tinha um problema complicado nas tomadas de decisão, mas o essencial é sabermos reconhecer orguhosamente que Portugal tem grandes personalidades da política que nos enchem de brio e de orgulho português.
Guterres, é indiscutível, é um grande senhor na política e ninguém ainda foi capaz de perceber as diferenças entre o seu abandono da vida política em 2001 e o abandono de Durão Barroso em 2004. Também já ninguém se recorda que Guterres foi convidado para presidir à Comissão Europeia em 2000 e recusou, afirmando, à época, ter um compromisso com os portugueses. Como também ninguém diz que antes de ser escohido Durão Barroso fora escolhido o Primeiro- Ministro do Norte da Europa que recusou por ter um compromisso com o seu povo. Só Barroso pensou primeiro em si, depois em si e finalmente em si.
Guterres foi embora para dar a palavra aos portugueses. Foi embora agastado com uma classe política, da qual, claro, fazia parte, mas com a qual não se identificava. Foi embora para permitir ao país mudar se essa fosse a sua vontade. E tinha razão na sua análise. O povo queria mesmo mudar.
Barroso, ao contrário, governou apenas 3 anos e mal teve uma oportunidade para ir embora, ao perceber a invogernabilidade do país e a sua incapacidade para tomar decisões difíceis e inteligentes, fugiu para se governar a si próprio, longe da confusão e da politiquice daquela classe política que fez, igualmente, com que Guterres saisse.
Sinais dos tempos: a comunidade política internacional é capaz de reconhecer as grandes figuras da política portuguesa, mas Portugal não é.

6 comentários:

Anónimo disse...

concordo e assimo por baixo.
ganda Guterres. Tinhas razão quando recusaste várias vezes a inclusão do nome de Fausto Correia na lista dos secretás de estado e só depois de muita insist~encia de Manuel Alegre é que acabaste por aceitar.
Este foi um dos teus erros.

Anónimo disse...

TEMOS DE LIMPAR COM A MERDA DOS POLÍTICOS D ETRAZER POR CASA CÁ DO BURGO

Anónimo disse...

viva cavaco....silva

Anónimo disse...

MISS CÂMARA..LENTA..SEXY...SEDUTORA

os machitas companheiros /camaradas/amigos dos blogs da zona,andam tão entretidos com os homens, que já não ligam
às mulheres?

Para quando uma votação sobre as mais belas da freguesia,digo,da câmara.

Aceitam-se sugestões
(também podem votar em mim...de quem se lembram...mas talvez não saibam o nome.. uma pista? o meu ex - namorado chamava-me FODER LOCAL)

Aceitam-se nomes para candidatas à primeira pré eliminatória

O juri pode ser o charmoso António Maló.
(Nas AM não o perco de vista)

A premiada podia desfilar no Coimbra fashion...


Nota:
vale tudo,desde porteira a vereadora

Anónimo disse...

Quanto mais quietos estivermos, mais os políticos incompetentes nos vão desgovernar. É pela sua incompetência que o país bateu no fundo. ESTAMOS NA MERDA.

Anónimo disse...

Sempre é um cancro a menos...