sexta-feira, janeiro 18, 2008

A FRASE

"Coimbra, cidade, assume-se ou pretende assumir-se como uma 'Cidade do Conhecimento'. Mas como tudo na vida, não basta dizer, é preciso fazer."

Maria Reina Martín, "Jornal de Notícias", 18-01-2008

UM DOCE PARA QUEM ADIVINHAR OS NOMES DOS COLABORADORES DO SENHOR GOVERNADOR CIVIL?




Quem são os colaboradores do Sr. Governador Civil ?

terça-feira, janeiro 15, 2008

COMISSÃO POLÍTICA DISTRITAL DO PS FOI VERGONHOSA


A COMISSÃO POLÍTICA DISTRITAL DO PS-COIMBRA
DEU ESTE FIM DE SEMANA O PIOR EXEMPLO QUE SE PODE DAR À SOCIEDADE CIVIL
Entre insultos, agressões verbais, insinuações, acusações, expressões de faca e alguidar, confissões de carácter pessoal, ameaças, tudo isto aconteceu na reunião magna do mais importante órgão político do partido da rosa no distrito de Coimbra.
Fonte do POLITICAE confessou que tudo aquilo, infelizmente, acabava por dar um retrato fiel do estado em que se encontra o partido em Coimbra.
Trata-se de um órgão de debate político distrital. Julgamos que matérias interessantes e importantes para o distrito não faltariam para serem debatidas, mas a verdade é que nada disto sucede há anos e à medida que o tempo passa mais baixo é o nível da discussão política.
Todavia, a discussão política centrou-se nas acusações de José Valério a um artigo de opinião de um sobrinho de Teresa Alegre Portugal, e filho de Manuel Alegre, que num jornal nacional na semana passada manifestara o seu pensamento sobre a situação a que chegara a distrital do PS em Coimbra, tecendo-lhe várias criticas. Nada que Jorge Patrão - irmão do ex-chefe de gabinete de José Sócrates - não dissera e escrevera semanas antes!
Não fosse José Valério o militante que também há anos proferira acusações graves contra Luis Parreirão e Manuel Alegre, tendo tido necessidade de ir a Tribunal por isso, e não sendo este militante colaborador de Luis Vilar na Região Turismo do Centro, talvez algumas das criticas por si transferidas para Teresa Alegre, quanto a nós mal porquanto não é correcto atacar quem não está presente, poderiam merecer alguma credibilidade.
A Comissão Politica continuou com o tom a agravar-se, tornando-se cada vez mais pesado, com Luis Vilar a fazer uma intervenção de carácter pessoal que ninguém entendeu, referindo-se a um "suposto" processo disciplinar de um ex-militante socialista da Polícia Judiciária, deixando no ar a possibilidade de ter sido esse ex-militante o autor de uma carta anónima que motivou a investigação à sua pessoa.
A ver vamos se estes excessos de Luis Vilar não o farão ir mais uma vez a tribunal, achamos que ele gosta, na medida em que parece pouco preocupado ou pouco consciente sobre as consequências da intriga convertida em ofensas à honra e ao bom nome das pessoas. No tribunal não valem as mesmas regras que nos partidos e nos tribunais não vale tudo e a intriga tem consequências.
Mais tarde, e já no final, estava para acontecer o momento quente da reunião: uma intervenção de Mário Ruivo em resposta a Baptista foi o mote para um fim de noite triste onde ameaças, tons exaltados, enxovalhos, tudo foi possível!
Assim, quem conscientemente se quer tornar militante em Coimbra de um partido deste tipo?!

LUIS MARINHO VENCE SONDAGEM POLITICAE

LUIS MARINHO VENCE DESTACADO SONDAGEM PARA AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS PARA A CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA.

PS PERDE MAIORIA ABSOLUTA

PS perde maioria absoluta
Estudo da Eurosondagem para a SIC, Expresso e Rádio Renascença

Segundo o estudo da Eurosondagem feito para a SIC, Expresso e Rádio Renascença, a distância entre o PS e o PSD está mais curta do que no último mês. Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS voltaria a ganhar, mas sem a maioria absoluta dos votos dos portugueses.

Desde que José Sócrates chegou ao poder, há quase três anos, é a primeira vez que o PS perde a maioria absoluta num estudo da Eurosondagem. No último mês, o PS continuou a sua tendência de queda, tendo caído quase um ponto percentual. O que quer dizer que a distância entre o PS e o PSD é, este mês, mais curta, uma vez que as intenções de voto no PSD continuaram a subir. O PSD cresceu quatro décimas.

Em queda de popularidade junto dos portugueses está o Governo, apesar do primeiro-ministro ter recuperado em relação ao mês passado. O saldo do Executivo liderado por José Sócrates caiu quase dois pontos percentuais, no último mês. Na lista das descidas encontra-se, logo a seguir, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que ficou agora em terreno negativo. Segue-se o coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, que, tal como o presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, não acompanhou a subida do partido que lidera.

sexta-feira, janeiro 11, 2008

quinta-feira, janeiro 10, 2008

BAPTISTA IRRITADO COM REIS MARQUES.

A Assembleia Municipal de Coimbra deliberou, na última reunião, recomendar ao Governo a escolha da Ota para localização do futuro aeroporto internacional do país, mas, embora se trate de um reparo a Carlos Encarnação (PSD), a moção desapontou Victor Baptista (PS).

Deputado à Assembleia da República e vereador da Câmara de Coimbra, o presidente da Federação do Partido Socialista infligiu um remoque ao líder da respectiva bancada na Assembleia Municipal, António Reis Marques, disseram ao “Campeão” fontes partidárias

Reis Marques subscreveu o documento em sintonia com, entre outros, José Manuel Ferreira da Silva, Carlos Cidade, Isabel Vargues e Carla Violante.


A atitude de Victor Baptista coincide com o respectivo comportamento na reunião camarária de 05 de Novembro de 2007, altura em que teve uma altercação sobre o assunto com o seu camarada Luís Vilar .

“A eventual construção do futuro principal aeroporto (...) a Sul do [rio] Tejo prejudica a grande região Centro”, considerou Luís Vilar.
Victor Baptista replicou, então, não comungar da intervenção do seu camarada e aludiu à política como “a arte do possível”.

O gesto da bancada socialista, bem acolhido pela bancada de Centro-Direita, consistiu num reparo a Carlos Encarnação, que tem declinado privilegiar a Ota em detrimento de Alcochete (ou vice-versa).

EIS VICTOR BAPTISTA

Víctor Baptista (sem CP) declarou ao balcão do Jornal de Negócios que Armando Vara é alvo “de tentativa de assassínio político”. Na caixa do lado, sem tirar o avental, o brilhante bancário-banqueiro pediu licença…sem vencimento.

terça-feira, janeiro 08, 2008

MÁRIO RUIVO ESCREVE SOBRE A POLÍTICA, OS PARTIDOS E O PS.

"... A política é a ciência que governa os povos. Torna-se necessário assumir a capacidade de a fazer regressar à sua nobre condição de servir. Perseguir esse objectivo é um imperativo. Importa torná-la perceptível a todos os cidadãos, apelando à sua consciência cívica. Paralelamente, torna-se imperioso que os membros dos partidos políticos se assumam como activistas de causas e não como representantes de interesses..."
MÁRIO RUIVO

comentário politicae

Achamos interessante como é possível escrever e defender posturas, comportamentos e atitudes quando a nossa prática demonstra o contrário.
Mário Ruivo, por muito respeito que nos mereça, tem um passado que demonstra o contrário do que agora escreve.
Extraimos uma pequena parte dos seus escritos publicados na imprensa local por acharmos tratar-se de pequenos excertos deliciosos que só nos fazem sorrir.

" TORNA-SE NECESSÁRIO ASSUMIR A CAPACIDADE DE FAZER REGRESSAR À SUA NOBRE CONDIÇÃO DE SERVIR". Bom, antes disso torna-se necessário que quem se dedida à política, a tal ciência de governar os povos, tenha já produzido e contribuido com o seu trabalho para o desenvolvimento da comunidade, da polis, pois só nesse momento estará em condições de desenvolver a tal ciência de governar os povos, com ganhos para o povo governado. Antes disso o político que não tem profissão e que não contribuiu ainda com a força do seu trabalho para a comunidade onde vive só está em condições de se servir através da política e nunca servir o povo.
Quanto à tal nobre condição de servir de que fala Ruivo: ela esteve seguramente presente na actividade de Mário Ruivo, principalmente quando nunca se opos à gestão de Baptista nem à forma como conduzia até hoje os destinos do PS em Coimbra (mesmo sabendo que o fim da linha era o enorme abismo de que hoje Ruivo fala).

"TORNA-SE IMPERIOSO QUE OS MEMBROS DOS PARTIDOS POLÍTICOS SE ASSUMAM COMO ACTIVISTAS DE CAUSAS"

Parece-nos que Ruivo só pode estar a brincar com o leitor! Activista de causas? Não podemos estar mais de acordo, mas esse não é um histórico de que se possa orgulhar.
Essa forma de estar não esteve presente quando Ruivo decidiu, tacticamente, não afrontar Victor Baptista colocando a nú a forma prejudicial como conduzia esse partido da rosa e indirectamente a vida dos seus concidadão de Coimbra. Essa nobre condição de servir também nunca esteve presente na vida de Ruivo quando aceitou a candidatura de Baptista à Câmara, não fazendo ouvir nos órgãos próprios do seu partido a sua contestação, apesar de nessa altura ser oposição na no PS de Coimbra contra Luis Vilar.

REMODELAÇÃO À VISTA!


REMODELAÇÃO ESTARÁ PARA MUITO BREVE
Parece-nos que chegou o tempo de efectivamente remodelar. Para nós o calendário provável é entre este mês e o mês de Fevereiro.
Não será tão extensa como inicialmente pensada ou exigível, mas afectará alguns, poucos, ministros e nessa sequência vários Secretários de Estado.
A Remodelação, apesar de tudo, será fundamentalmente de 2.º e 3.ºs níveis, mas quanto a nós não poderá deixar de atingir o Ministro das Obras Públicas, Mário Lino e o Ministro da Economia e a Ministra da Cultura.

segunda-feira, dezembro 31, 2007

EM 2008 O POLITICAE INICIA NOVA LINHA EDITORIAL.




ANO NOVO
VIDA NOVA
EIS 2008
COMEÇA COM UMA MEGA-SONDAGEM E VOLTA A PERMITIR COMENTÁRIOS, DESDE QUE POR USURÁRIOS REGISTADOS.

sexta-feira, dezembro 28, 2007

quarta-feira, dezembro 26, 2007

LUIS MARINHO VENCE DESTACADO ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS VIRTUAIS NO INQUÉRITO POLITICAE





Sublinhe-se que no inquérito POLITICAE só se pode votar 1 x pois o programa regista os IP dos computadores, não sendo possível um IP votar mais de uma vez.

  1. LUIS MARINHO VENCE DESTACADO AS "ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS PARA A CÂMARA DE COIMBRA" VIRTUAIS, COM MAIORIA ABSOLUTA.
  2. HENRIQUE FERNANDES FICA EM 2.º LUGAR.
  3. CARLOS ENCARNAÇÃO APARECE EM 3.º LUGAR DENOTANDO-SE TOTALMENTE DESGASTADO NA SUA IMAGEM.
  4. HORÁCIO PINA PRATA NÃO EXISTE.

COMENTÁRIO POLITICAE

Se juntarmos a votação de Carlos Encarnação à de Horácio Pina Prata verificamos um empate técnico entre a Encarnação e o seu Ex-Vice Presidente e Henrique Fernandes.

Ou seja, o PS com Henrique Fernandes continua a navegar em águas difíceis, tudo levando a crer que a lista deste candidato a candidato do PS para a futura Assembleia Municipal será decisiva, apesar de, caso seja HF o escolhido, alguma votação de Luis Marinho irá para ele, pelo que os socialistas parecem ter vantegem sobre os sociais-democratas.

Quanto a Carlos Encarnação está claramente em declínio e se se confirmar a sua recandidatura é bom que refresque totalmente a sua lista de candidatos, devendo apresentar uma lista para a futura Assembleia Municipal, de onde sairá o seu executivo, que seja competente, renovada e rejuvenescida com perfis de competência comprovados na sociedade civil.

Quanto a Luis Marinho é o que, aparentemente, só depende de si mesmo pois a votação nesta pequena amostra revela que o seu nome por si próprio gera confiança e credibilidade nas pessoas. Se for o escolhido, com uma lista credível, jovem e madura simultaneamente poderá arrancar para os socialistas uma maioria absoluta.

JOÃO SILVA ESCREVE NO PÚBLICO SOBRE COIMBRA.

Neste tempo de Boas Festas, em que se deseja o melhor para os nossos familiares e amigos, importa começar por desejar um Bom Ano Novo a todos aqueles que vão tendo a paciência de caminhar por este Passeio Público e confrontar-se com as opiniões comprometidas e tendenciosas de quem acha que sendo Coimbra o centro do mundo, merece ser uma causa permanente.

Para a minha cidade é óbvio que desejo o melhor e consequentemente um Bom Ano de 2008 ainda que uma análise objectiva dos elementos de que se dispõe não permita augurar aquele ano dourado e brilhante que ela merece, muito longe disso.Acredito que mais uma fase das obras do Polis seja concluída e que a cidade se aproxime mais e melhor do Mondego, na realização dum sonho e duma visão de quem governou a cidade nos finais do século passado e que o actual presidente da Câmara atrasou tanto quanto pode e que por pouco não pôs definitivamente em causa.

Mas no próximo ano vamos decerto assistir ao discurso hipócrita - com sorriso composto e palavras adocicadas - de inauguração das obras em que terá o cuidado de as referir como suas e dizer, como sempre faz, que já deviam ter sido feitas há trinta anos.Para além desta importante vitamina de qualidade de vida e de requalificação urbana não há muito mais a esperar.

Claro que vão continuar a surgir novas e interessantes iniciativas privadas em diversos domínios, particularmente na área da nova economia, sejam spin offs com origem na Universidade ou em empresas que se vão, desta forma, diversificando na resposta às necessidades duma economia global que também aqui vai encontrando parceiros de qualidade.

Do governo da cidade, de que temos seis anos de desconsolo e incompetência, tudo o que se pode esperar é a continuação dum ciclo de falta de visão estratégica, de indefinições, de ausência de ambição e sobretudo de manobrismo politico-partidário na procura de manutenção do poder nas eleições de 2009.A única alteração apregoada, na sequência dum orçamento dito de contenção mas que é imposto pelas consequências do despesismo e dos disparates que os agora milagrosos gestores fizeram ou apoiaram entusiasticamente durante quatro anos, tem a ver as competências do vereador da Cultura Popular que passa a encarnar o espírito místico duma reencarnada gestão, assumindo que esperam que ele, para além do desastroso orçamento que foi capaz de pedir para a cultura, seja uma milagreira Rainha Santa dos nossos tempos.

Claro que sendo 2008 um ano de preparação das referidas eleições é natural que surjam afloramentos de ambições que dêem azo a alguns momentos de maior tensão na política local, com reflexos importantes na vida autárquica. Hoje, no campo da actual maioria, até já há quem já venha temperando o destempero de fortes afirmações elaborados artigos politico-reflexivo-filosóficos, sob um lema de campanha eleitoral.

Depois haverá aqueles que se apregoando da Esquerda pura mas vivendo há seis anos amancebados com a Direita, numa partilha efectiva de poder, se vão, pé ante pé, tentando demarcar, ainda que não muito porque acreditam que o seu futuro continua a passar por ali.Coimbra confronta-se, portanto, com um quadro para 2008 pouco animador, tanto mais que também não se perspectivam alterações substanciais no PS que poderia ser a grande esperança de Coimbra em 2009 se, mantendo os seus valores e honrando o seu património, conseguisse encontrar novas práticas políticas e novos protagonistas a nível concelhio e distrital.

Apesar de tudo isto ficam os votos dum Bom Ano e a partir deste desejo, quem sabe, talvez o Dr. Carlos Encarnação se torne um presidente de Câmara a sério, a CDU abandone os seus compromissos com a Direita e o PS de Coimbra se renove, passe a ser uma verdadeira oposição e traga a esperança num excelente 2009.