terça-feira, novembro 13, 2007
A aproximação entre Paz Cardoso e algumas figuras do PSD é encarada com desconforto no seu partido. Ao ponto do próprio vereador do PS admitir ser “um alvo político a abater”.
O número dois da lista socialista que nas últimas eleições autárquicas concorreu à câmara tem consciência que incomoda a estrutura local do partido. “A minha maneira de estar na política é diferente da de algumas pessoas...”, vinca. Acrescenta ainda: “quando eu decidir que não tenho nada para acrescentar em prol da Figueira, eu próprio me irei embora, mas não porque alguém me empurra”.
Num evento público recente, onde também estavam dirigentes locais do PS, Paz Cardoso ficou na mesa de Lídio Lopes. E a sua recente entrada para uma confraria gastronómica onde se destacam militantes e dirigentes do PSD também não foi vista com bons olhos por alguns socialistas.
Victor Sarmento, líder da vereação socialista, desdramatiza as movimentações do seu colega. Não obstante, declara: “admito que Paz Cardoso possa pôr à frente outros interesses que não aqueles do projecto do seu partido”.
Paz Cardoso não concorda com a estratégia política que o seu partido adoptou em relação à câmara de maioria PSD.
Na vereação do PSD há quem advogue a retirada de pelouros a José Elísio. Neste cenário, o vereador socialista seria convidado a assumir algumas das competências do autarca da maioria.
Lídio Lopes não confirma a “teoria da conspiração”. Não obstante, sustenta: “dentro do actual quadro, tem de ser encontrada uma solução de compromisso entre os vereadores para que se crie estabilidade e condições de trabalho na governação da câmara”.
COMENTÁRIO POLITICAE
Pois é. Esta foi a lista escolhida por António Paredes, João Portugal e Victor Baptista para a Figueira da Foz. Estava mais do que visto que só podia terminar assim. Para além do resultado ter sido vergonhoso num momento em que o PSD já contava com 8 anos de poder e com várias fracções expostas, a própria lista e a fragilidade política e pessoal de algumas das escolhas no que aos interesses outros para além dos do PS e da Figueira da Foz só podiam dar este resultado.
segunda-feira, novembro 12, 2007
MOVIMENTAÇÕES AGITAM PS-COIMBRA
sábado, novembro 10, 2007
POLITICAE DECIDIU NÃO PERMITIR COMENTÁRIOS DURANTE UM TEMPO.
O POLITICAE PUBLICA ESTES ÚLTIMOS DOIS COMENTÁRIOS E ESCLARECE NO FINAL QUE....
anónimo disse:
Ainda bem que voltaram. Os vossos comentários já nem são comentados.Quanto às companhias do Vilar, cá estaremos para vos combater internamento:
- ao inspector do Botão;
- ao acompanhante da Juísza;
- à jurista que quer ir para o CEJ;
- à brigada do reumático que agora (eleições e tachos para eventualmente distribuir);
- ao Rui Avelar e quejandos;
- outros mediocres e débeis mentais.
Aguardamos as vossas propostas.
Aguardamos
anónimo disse:
A estes pode-se acrescentar um outro famoso jurista das mil avenças que vai aproveitando o nome do pai para enriquecer. só não se percebe porque insiste na política caseira da concelhia e distrital de Coimbra do PS. O que vale é que ninguém o leva a sério! Força Mário chuta com estes oportunistas de cá para fora.anónimo disse:
Aos dois ultimos comentadores deste Sábado:
- Está a referir-se ao inspector da PJ da freguesia do Botão, Mestre em Medicina Legal e proposto a doutoramento pelo Prof. Doutor Faria Costa? Grande profissional e técnico qualificado da investigação criminal, como atestam as suas qualificações académicas ?
- Refere-se aqui ao cidadão honesto, professor do ensino secundário e pessoa honrada desta cidade casado com a senhora meretíssima Juiz do MP, outra honesta e respeitada cidadã, tributária do maior respeito e consideração sociais, ao contrário de uma cada vez mais generalizada e mediocre classe política que a encaram como verdadeira central de empregos?
- Ah! Refere-se à Jurista que quer ir para o CEJ? Aqui ultrapassou-me! Ou terá a fonte vindo do Governo Civil que, por ser novinho e de tenra idade, não sabe o que é informação selectiva! Compreende-se. Tem muito para crescer, apesar da convivência e dependência ao actual aparelho socialista não lhe augurar nada de distintivo. Bom, mas olhe que antes vai para Nova York fazer uma especialização. Está portanto com 1/1000 da informação. Claro, são apenas os soudbytes que um jantar lhe proporciona!
- Aque refere-se áquela brigada do reumático composta pelas pessoas honestas, transparentes, honradas e respeitadas desta cidade que acham que os actuais lideres do PS só envergonham os socialistas?
- Ahhh O Rui Avelar aquele excelente jornalista de investigação que por ter olho e viver em terra de cegos reina? Muita coisa se compreenderia se se soubesse quem são os donos do Diário de Coimbra e Beiras.
- Os atrasados e Débeis Mentais? Humm esta é a parte em que o amigo se viu ao espelho?
- Quanto ao famoso jurista das mil avenças, talvez fosse mais honesto reconhecer a enorme dor de cotovelo que graça por aí. Já agora, uma correcção: mil e uma avenças hoje. Quanto à força ao tal de Mário.... que tal ele ir trabalhar pelo menos uma vez na vida e arranjar uma profissão primeiro para, pelo menos, poder dizer ter uma avença.
COMENTÁRIO POLITICAE:
Ao contrário do sugerido pelo primeiro anónimo, o POLITICAE apenas decidiu seleccionar melhor a publicação dos comentários, razão pela qual aparecem muito menos comentários publicados aprovados.
Não queira imaginar a quantidade e sobretudo o teor do conteúdo de algumas delas que pela gravidade que comportam jamais serão por nós publicadas.
Exactamente por se avizinharem tempos muito difíceis para os dois principais partidos em Coimbra, PS e PSD, optamos, agora, não não permitir comentários. À medida que o tempo for tornando mais sólida e consistente a democracia participativa ou caso encontremos uma nova fórmula para identificar os comentadores, com pré-registo e envio de dados biográficos, por exemplo, pensaremos em reabrir os comentários a todos.
quinta-feira, novembro 08, 2007
AS FRASES ASSASSINAS.
Victor Baptista na sessão de Câmara
“Não venho para aqui [como Luís Vilar] discutir horários de bares”, afirmou Victor Baptista, que também se demarcou do seu camarada a propósito da localização do aeroporto destinado a substituir o de Lisboa."
“Gostaria que o futuro aeroporto fosse construído em Cernache (Coimbra), mas a política é a arte do possível”, assinalou o deputado."
"As situações com Luís Vilar só a ele responsabilizam e o seu envolvimento é a título pessoal e não mais do que isso”, sustentou"
JORGE PATRÃO ARRASA VICTOR BAPTISTA
Jorge Patrão acena com questão da honestidade política pública
O presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, considera que Victor Baptista (PS) “devia preocupar-se mais com a honestidade política pública (ou falta dela) que grassa no mundo partidário de Coimbra”.
A opinião consta de uma carta, a que o “Campeão” teve acesso, enviada por Jorge Patrão ao diário As Beiras ao abrigo do exercício do direito de resposta.
Na edição de sexta-feira daquele Jornal, o líder distrital do PS/Coimbra e deputado à Assembleia da República, Victor Baptista, acusou o presidente da RTSE de “confundir uma região de turismo com o produto turístico da região”.
A polémica tem como pano de fundo a provável aprovação, na reunião de hoje do Conselho de Ministros, do Decreto-Lei destinado a estabelecer o novo regime jurídico das regiões de turismo.
Para cobertura do Centro de Portugal (entendido como região - plano) está prevista uma região de turismo em alternativa à meia dúzia delas actualmente existentes; no país deverá haver cinco em vez de 19.
“A região Centro tem uma grande diversidade de produto turístico (...), mas isso não impede que a gestão possa e deva ser feita a uma escala mais alargada”, sustentou o deputado, em cujo ponto de vista a regionalização administrativa será uma “oportunidade política” para recentrar [o papel de] Coimbra.
Ao manifestar “a certeza” de que a sede da futura Região de Turismo do Centro (RTC) ficará em Coimbra, Victor Baptista alude à “força política” do presidente da Câmara local no seio do PSD e faz notar que a maioria dos líderes das câmaras municipais são correligionários de Carlos Encarnação.
Ao invocar “a falta que faz Fausto Correia”, Jorge Patrão indica estar previsto que a sede da RTC funcione na Guarda e estranha que o articulista de As Beiras tenha escamoteado isso.
“Portugal precisa de uma Coimbra à antiga e os conimbricenses merecem muito mais e melhor”, alega Jorge Patrão, cujo irmão foi chefe de gabinete dos primeiros-ministros José Sócrates e António Guterres.
Segundo o presidente da RTSE, Victor Baptista desconhece o que é um produto turístico e uma “região de facto”.
“Há tantos deputados a quem a política verdadeira passa ao lado...”, comenta Jorge Patrão ao fazer notar que sempre defendeu uma “regionalização turística baseada nas marcas reconhecidas”.
quarta-feira, novembro 07, 2007
ESTRADAS DE PORTUGAL, SA
domingo, novembro 04, 2007
EM NOME DA VERDADE E SEM MEDOS.
in campeão das provincias...JORNAL CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS PEDE A LUIS VILAR, À LUZ DO NOVO CÓDIGO PROCESSO PENAL, AUTORIZAÇÃO PARA DIVULGAR ESCUTAS.
O “Campeão” acaba de pedir autorização a Luís Vilar para publicar os excertos de escutas telefónicas em que é interveniente, efectuadas no âmbito do inquérito ao abrigo do qual lhe foi deduzida acusação pelo Ministério Público.
Idêntico pedido foi enviado a seis pessoas com quem o líder concelhio do PS/Coimbra trocou impressões.
Ainda que tenha terminado a fase de segredo de Justiça, uma nova norma do Código de Processo Penal, em vigor há mês e meio, proíbe, sob pena de desobediência simples, a reprodução de excertos de escutas sem consentimento dos intervenientes.
A proibição, que inspira dúvidas ao titular da Procuradoria-Geral da República, tem sido posta em xeque por vários juristas de renome.
O professor catedrático de Direito Manuel Costa Andrade defendeu, na semana passada, que “o valor da liberdade de Imprensa não pode ser pura e simplesmente esquecido” e acrescentou que “o interesse público da informação prevalece, geralmente, sobre outros interesses”.
Neste contexto, o jurista insurgiu-se contra a criminalização de quem divulgue o teor de escutas telefónicas depois da conclusão de um inquérito.
O “Campeão” espera receber até meados da próxima semana as respostas das pessoas a quem pediu consentimento para proceder à reprodução.
Aguardemos todos já que...." QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME".
POLITICAE DE REGRESSO.
segunda-feira, outubro 29, 2007
ABRIMOS UMA EXCEPÇÃO...POR TI FAUSTO.
POLITICAE PONDERA REABRIR

segunda-feira, outubro 22, 2007
AO COBARDE ANÓNIMO DE DOMINGO...ESPECIALMENTE PARA SI.
A vergonha, é que ao longo deste tempo tiveram o descaramento de zurzir em toda a gente que quiseram e nunca deram a cara.Infelizmente são professores universitários e outros.Que pena.Que desastre, tal Paíos, ter este tipo de Professores universitários e outros.COBARDES
Domingo, 21 Outubro, 2007
Excepcionalmente e depois de encerrarmos, decidimos publicar este comentário deixado este Domingo por este COBARDE anónimo que ofende e não dá a cara.
Foi mais do que uma vez explicada a razão pela qual os administradores deste blog não se identificavam, quer os iniciais, quer os que o encerraram.
Porém, sempre tivemos o cuidado de evitar publicar comentários ofensivos e lesivos do bom nome das pessoas.
Aliás, não imagina as preciosidades que temos na nossa conta de email. Acusações graves, histórias verdadeiras, falsas ou mais ou menos sobre partidos e pessoas (do PS ao PSD). Enfim! NUNCA PUBLICÁMOS.
Mesmo em relação a posts nossos, o cobarde anónimo reconhecerá que nos assuntos mais polémicos sempre nos limitamos a publicar o que já havia saído em notícias de jornais e citámos sempre a fonte, pelo que....
De iniciativa própria nunca chamámos cobarde a ninguém, com a excepção deste preciso post de resposta ao seu e porque queremos demonstrar que a sociedade vive, de facto, momentos doentios: o leitor chama-nos cobardes mas não se identifica também :-). Estranha coragem essa a sua!
Finalmente, para que saiba não fazemos mais que qualquer NOITE DA MÁ LÍNGUA, e note-se que esta tinha muito mais visibilidade e, aprecie-se ou não o estilo, foi propositado. Sabe, quando a Democracia está doente ou mesmo quando não há Democracia não se pode ter os mesmos pruridos nem cuidados linguísticos. Gostava de saber se os portugueses corajosos de 74 teriam feito Abril dentro da Assembleia Nacional ou ao lado de Salazar?
Zurzir toda a gente? Não. Engana-se mais uma vez o cobarde comentador. Apenas Zurzimos em quem se pôs e continua a pôr a jeito!
terça-feira, outubro 16, 2007
O ADEUS DESTE BLOG. DECIDIMOS ENCERRAR.

Mantendo citado Aristóteles "...Os que dizem que a decisão é um desejo, ou uma afecção, ou anseio, ou uma certa opinião, não parecem dizê-lo correctamente, porque os animais irracionais não tomam parte nela. Por outro lado, quem não tem autodomínio age cedendo ao desejo, e, desse modo, não age de acordo com uma decisão...".
Por isso foi nossa DECISÃO, dos administradores deste blog, ENCERRA-LO, apesar de não ser esse o nosso desejo.
Depois de uma aturada reflexão, discussão, mas também, admitimos, de algum cansaço, foi decidido pelos actuais administradores deste canal aberto de opinião que era chegada a hora de o encerrar.
As razões são muitas.
As motivações para o mantermos também foram desaparecendo e a esperança de algo mudar, depois do confronto dos leitores com algumas realidades, para melhor ter-se esvanecido, é hora de deixar a realidade para quem a quer ver.
Não vale a pena "obrigar" os cegos a ver. Quem quer manter-se cego cego permanecerá. A cegueira é muitas vezes inevitável, mas outras é uma opção.
Sabemos ter chocado alguns leitores pela vulgaridade de alguns posts, porventura por parecerem demasiado personificados. Mas isso também foi uma DECISÃO, apesar de não um DESEJO.
DESEJARÍAMOS ter conseguido contribuir para mudar as consciências usando apenas a elevação do estilo e do conteúdo, mas DECIDIMOS que o melhor seria mesmo confrontar as consciências com algumas personalizações (note-se a diferença com perseguições) por mais baixo que possa ter parecido o estilo usado. Mas foi uma DECISÃO.
REFLEXÃO
"...Todos os homens aspiram à vida feliz e à felicidade, esta é uma coisa manifesta; mas, se muitos têm a possibilidade de alcançá-la, outros não a têm em virtude de algum azar ou vício de natureza (pois a vida feliz requer um certo acompanhamento de bens externos, em quantidade menor para os indivíduos dotados de melhores disposições e em quantidade maior para aqueles cujas disposições são piores), e outros, finalmente, tendo a possibilidade de ser felizes, imprimem desde o início uma direcção errada na sua busca da felicidade..."
Aristóteles, in 'Ética a Nicómaco'
segunda-feira, outubro 15, 2007
ATÉ JÁ FAUSTO.
quinta-feira, outubro 11, 2007
ADEUS FAUSTITO

"... Por onde passou, assumiu-se sempre como um homem de Coimbra, terra que amava e conhecia como poucos, deixando atrás de si um rasto de respeito e admiração. Amigo íntimo de Torga, de Mário Soares, António Guterres, António Campos, António Arnaut e outros mais, trocou uma dúzia de anos de vida pela entrega aos outros e às causas em que acreditava e que assumia como suas. A morrer, ele que da vida tanto gostava, de certeza que preferia morrer agora, lutando, do que acomodando-se atrás das trincheiras onde se refugiam os políticos sem dimensão. E ele que me desculpe, lá longe no lugar para onde foi e onde só mora o pensamento e a imaginação, eu também preferi que morresse agora, a que o fizesse depois de vender ao desbarato a integridade que sempre lhe conheci. Coisa que ele nunca faria, eu sei. Mas para resistir iria sofrer muito mais, logo ele que já pagara cara a coragem de muitas vezes dizer “eu não vou por aí”..."
(...)
"... Mas o tempo dirá o quanto a honra valerá como lenitivo compensador, sobretudo para a família daqueles que a viver, se recusariam a fazê-lo sem ela..."




