quinta-feira, novembro 08, 2007

AS FRASES ASSASSINAS.

IN CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS


Victor Baptista na sessão de Câmara

“Não venho para aqui [como Luís Vilar] discutir horários de bares”, afirmou Victor Baptista, que também se demarcou do seu camarada a propósito da localização do aeroporto destinado a substituir o de Lisboa."

“Gostaria que o futuro aeroporto fosse construído em Cernache (Coimbra), mas a política é a arte do possível”, assinalou o deputado."

"As situações com Luís Vilar só a ele responsabilizam e o seu envolvimento é a título pessoal e não mais do que isso”, sustentou"

JORGE PATRÃO ARRASA VICTOR BAPTISTA

veja in Campeão das Províncias...

Jorge Patrão acena com questão da honestidade política pública


O presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, considera que Victor Baptista (PS) “devia preocupar-se mais com a honestidade política pública (ou falta dela) que grassa no mundo partidário de Coimbra”.
( Mais claro que isto é impossível! Aqui está o que um correlegionário seu, irmão do até há pouco Chefe de Gabinete do senhor Primeiro-Ministro José Sócrates, socialista dos 7 costados , pensa sobre o PS-Coimbra liderado por Baptista e Vilar).

A opinião consta de uma carta, a que o “Campeão” teve acesso, enviada por Jorge Patrão ao diário As Beiras ao abrigo do exercício do direito de resposta.
Na edição de sexta-feira daquele Jornal, o líder distrital do PS/Coimbra e deputado à Assembleia da República, Victor Baptista, acusou o presidente da RTSE de “confundir uma região de turismo com o produto turístico da região”.

A polémica tem como pano de fundo a provável aprovação, na reunião de hoje do Conselho de Ministros, do Decreto-Lei destinado a estabelecer o novo regime jurídico das regiões de turismo.
Para cobertura do Centro de Portugal (entendido como região - plano) está prevista uma região de turismo em alternativa à meia dúzia delas actualmente existentes; no país deverá haver cinco em vez de 19.
“A região Centro tem uma grande diversidade de produto turístico (...), mas isso não impede que a gestão possa e deva ser feita a uma escala mais alargada”, sustentou o deputado, em cujo ponto de vista a regionalização administrativa será uma “oportunidade política” para recentrar [o papel de] Coimbra.

Ao manifestar “a certeza” de que a sede da futura Região de Turismo do Centro (RTC) ficará em Coimbra, Victor Baptista alude à “força política” do presidente da Câmara local no seio do PSD e faz notar que a maioria dos líderes das câmaras municipais são correligionários de Carlos Encarnação.
Ao invocar “a falta que faz Fausto Correia”, Jorge Patrão indica estar previsto que a sede da RTC funcione na Guarda e estranha que o articulista de As Beiras tenha escamoteado isso.
(Mas Baptista sabia que a sede da RTC seria na Guarda? E nada disse? )
(Ao ponto a que chegámos! Baptista reconhece de forma clara a sua incapacidade e a falta de peso político que tem face ao seu partido e ao seu Governo, dizendo que só acredita que a sede da Região Turismo Centro ficará em Coimbra por causa dopeso político de Carlos Encarnação e da maioria das Câmaras PSD da Região, não obstante ser esta uma competência do Governo!)

“Portugal precisa de uma Coimbra à antiga e os conimbricenses merecem muito mais e melhor”, alega Jorge Patrão, cujo irmão foi chefe de gabinete dos primeiros-ministros José Sócrates e António Guterres.
Segundo o presidente da RTSE, Victor Baptista desconhece o que é um produto turístico e uma “região de facto”.
“Há tantos deputados a quem a política verdadeira passa ao lado...”, comenta Jorge Patrão ao fazer notar que sempre defendeu uma “regionalização turística baseada nas marcas reconhecidas”.

quarta-feira, novembro 07, 2007

ESTRADAS DE PORTUGAL, SA

VERGONHOSO PARA O GOVERNO DO PS QUE AS ESTRADAS DE PORTUGAL, BEM PÚBLICO ESSENCIAL, SEJA TRANSFORMADO EM SOCIEDADE ANÓNIMA
O Governo PS, eu não me esqueço, DISSE no Governo de Durão Barroso, e bem, que transformar os hospitais em Sociedades Anónimas era vergonhoso e correspondia a alienar um bem público essencial que deveria ser pago por todos os portugueses. Por isso, a primeira coisa que o Governo de José Sócrates fez quando chegou ao poder foi transformá-los em EPE´s. E fez bem!
Hoje, este mesmo PS, muda de camisola e usa no debate do Orçamento de Estado exactamente os mesmos argumentos aduzidos por Durão Barroso nessa defesa, ocupando o PSD de Menezes o lugar do PS na oposição da altura, mas desta feita sobre a Estradas de Portugal.
Até acho que no caso das Estradas de Portugal é muito mais grave. É que Durão Barroso não alienou os hospitais por 99 anos e isso permitiu que o Governo de José Sócrates mudasse imediatamente isso.
Agora no caso das Estradas de Portugal Sócrates alienou-as por 99 anos e nenhum Governo futuro poderá mudar isso.
É por isto, fundamentalmente por isto e também pela vergonha de situações políticas como as que o PS/Coimbra vive de falta de transparência, de clareza, de lucidez e de vergonha na cara que cada vez a classe política está mais mal vista e é menos respeitada pelos cidadãos.
Hoje é político, grosso modo, quem não tem trabalho e/ou profissão, e que por isso vê na política um meio para se servir e viver melhor, e perdoar-nos-ão os, já poucos, políticos capazes, competentes, lúcidos, transparentes e respeitáveis que sabemos que existem em todo o país, jovens e mais velhos. Mas estes não precisam de defesa. Estes, os competentes e capazes, são respeitados na sociedade pelas suas profissões e por isso sabem que estes escritos a eles se não aplica, naturalmente.

domingo, novembro 04, 2007

EM NOME DA VERDADE E SEM MEDOS.

in campeão das provincias...


JORNAL CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS PEDE A LUIS VILAR, À LUZ DO NOVO CÓDIGO PROCESSO PENAL, AUTORIZAÇÃO PARA DIVULGAR ESCUTAS.


O “Campeão” acaba de pedir autorização a Luís Vilar para publicar os excertos de escutas telefónicas em que é interveniente, efectuadas no âmbito do inquérito ao abrigo do qual lhe foi deduzida acusação pelo Ministério Público.
Idêntico pedido foi enviado a seis pessoas com quem o líder concelhio do PS/Coimbra trocou impressões.



Ainda que tenha terminado a fase de segredo de Justiça, uma nova norma do Código de Processo Penal, em vigor há mês e meio, proíbe, sob pena de desobediência simples, a reprodução de excertos de escutas sem consentimento dos intervenientes.
A proibição, que inspira dúvidas ao titular da Procuradoria-Geral da República, tem sido posta em xeque por vários juristas de renome.


O professor catedrático de Direito Manuel Costa Andrade defendeu, na semana passada, que “o valor da liberdade de Imprensa não pode ser pura e simplesmente esquecido” e acrescentou que “o interesse público da informação prevalece, geralmente, sobre outros interesses”.
Neste contexto, o jurista insurgiu-se contra a criminalização de quem divulgue o teor de escutas telefónicas depois da conclusão de um inquérito.


O “Campeão” espera receber até meados da próxima semana as respostas das pessoas a quem pediu consentimento para proceder à reprodução.


Aguardemos todos já que...." QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME".

POLITICAE DE REGRESSO.




WE ARE BACK.
O POLITICAE DECIDIU REGRESSAR, COM MENOS 2 ADMINISTRADORES, PROVANDO QUE QUANDO DECIDIU FECHAR NÃO FOI PORQUE TEVE DE FECHAR MAS PORQUE QUIS FECHAR, DA MESMA FORMA QUE AGORA DECIDIU REABRIR, EM NOME DE TODOS QUANTOS NOS FORAM PEDINDO O SEU REGRESSO.

segunda-feira, outubro 29, 2007

ABRIMOS UMA EXCEPÇÃO...POR TI FAUSTO.


FAUSTO CORREIA FARIA HOJE 56 ANOS.
Em tua memória e para que saibas que não serás esquecido!
Depois da tua partida também nós reflectimos sobre se vale a pena tanta coisa que fazemos, muitas vezes em nome de nada.
Também em tua memória, abrimos a excepção de publicar hoje.

POLITICAE PONDERA REABRIR


Muitas centenas de emails e comentários têm entrado na nossa caixa de mensagens pedindo que continuemos.
No momento apenas ponderamos essa hipótese.
Se o fizermos talvez optemos por abrir com um novo formato.
A todos agradecemos a força, o incentivo. Confesso que não imaginámos nunca quantos nos liam com assiduidade confessa. Porém, para que tal seja possível teremos de reunir todos os administradores e avaliar se todos têm disposição para regressar. Talvez seja cedo. Talvez o estado de espírito de alguns deles não esteja voltado para isso. Talvez muitos queiram descansar.
Veremos.
Mas todos esses leitores anónimos que admitem sentir a nossa falta, todos vós, merecem que pensemos em reabrir o blog.
Não será o mesmo blog. Por todas as razões explicadas e que motivaram o seu encerramento, mas prometemos pensar em reabri-lo......num outro registo, numa nova fase, com outros objectivos, ou, quem sabe, os mesmos objectivos..... lutar por uma sociedade mais justa, mais respeitadora, mais equilibrada, mais transparente, mais honesta, mas sobretudo mais LIVRE.

segunda-feira, outubro 22, 2007

AO COBARDE ANÓNIMO DE DOMINGO...ESPECIALMENTE PARA SI.

Anónimo disse...
A vergonha, é que ao longo deste tempo tiveram o descaramento de zurzir em toda a gente que quiseram e nunca deram a cara.Infelizmente são professores universitários e outros.Que pena.Que desastre, tal Paíos, ter este tipo de Professores universitários e outros.COBARDES
Domingo, 21 Outubro, 2007

Excepcionalmente e depois de encerrarmos, decidimos publicar este comentário deixado este Domingo por este COBARDE anónimo que ofende e não dá a cara.
Foi mais do que uma vez explicada a razão pela qual os administradores deste blog não se identificavam, quer os iniciais, quer os que o encerraram.
Porém, sempre tivemos o cuidado de evitar publicar comentários ofensivos e lesivos do bom nome das pessoas.

Aliás, não imagina as preciosidades que temos na nossa conta de email. Acusações graves, histórias verdadeiras, falsas ou mais ou menos sobre partidos e pessoas (do PS ao PSD). Enfim! NUNCA PUBLICÁMOS.
Mesmo em relação a posts nossos, o cobarde anónimo reconhecerá que nos assuntos mais polémicos sempre nos limitamos a publicar o que já havia saído em notícias de jornais e citámos sempre a fonte, pelo que....
De iniciativa própria nunca chamámos cobarde a ninguém, com a excepção deste preciso post de resposta ao seu e porque queremos demonstrar que a sociedade vive, de facto, momentos doentios: o leitor chama-nos cobardes mas não se identifica também :-). Estranha coragem essa a sua!
Finalmente, para que saiba não fazemos mais que qualquer NOITE DA MÁ LÍNGUA, e note-se que esta tinha muito mais visibilidade e, aprecie-se ou não o estilo, foi propositado. Sabe, quando a Democracia está doente ou mesmo quando não há Democracia não se pode ter os mesmos pruridos nem cuidados linguísticos. Gostava de saber se os portugueses corajosos de 74 teriam feito Abril dentro da Assembleia Nacional ou ao lado de Salazar?
Zurzir toda a gente? Não. Engana-se mais uma vez o cobarde comentador. Apenas Zurzimos em quem se pôs e continua a pôr a jeito!

terça-feira, outubro 16, 2007

O ADEUS DESTE BLOG. DECIDIMOS ENCERRAR.


Tal como Aristóteles referiu, na verdade, "... Decidir e desejar algo não é, contudo, a mesma coisa .."

Mantendo citado Aristóteles "...Os que dizem que a decisão é um desejo, ou uma afecção, ou anseio, ou uma certa opinião, não parecem dizê-lo correctamente, porque os animais irracionais não tomam parte nela. Por outro lado, quem não tem autodomínio age cedendo ao desejo, e, desse modo, não age de acordo com uma decisão...".

Por isso foi nossa DECISÃO, dos administradores deste blog, ENCERRA-LO, apesar de não ser esse o nosso desejo.
Depois de uma aturada reflexão, discussão, mas também, admitimos, de algum cansaço, foi decidido pelos actuais administradores deste canal aberto de opinião que era chegada a hora de o encerrar.

As razões são muitas.
As motivações para o mantermos também foram desaparecendo e a esperança de algo mudar, depois do confronto dos leitores com algumas realidades, para melhor ter-se esvanecido, é hora de deixar a realidade para quem a quer ver.

Não vale a pena "obrigar" os cegos a ver. Quem quer manter-se cego cego permanecerá. A cegueira é muitas vezes inevitável, mas outras é uma opção.

Sabemos ter chocado alguns leitores pela vulgaridade de alguns posts, porventura por parecerem demasiado personificados. Mas isso também foi uma DECISÃO, apesar de não um DESEJO.

DESEJARÍAMOS ter conseguido contribuir para mudar as consciências usando apenas a elevação do estilo e do conteúdo, mas DECIDIMOS que o melhor seria mesmo confrontar as consciências com algumas personalizações (note-se a diferença com perseguições) por mais baixo que possa ter parecido o estilo usado. Mas foi uma DECISÃO.


Quisemos chocar.


Não quisemos discutir temas genéricos de relevante interesse nacional. Não foi esse nunca o nosso propósito. Isso seria continuar a assobiar para o lado. Basta lembrar que resultados foram obtidos pelas personalidades que de forma elevada tentaram discutir temas relevantes e muito importantes para o país. Do ponto de vista do seu contributo para mudar o nível, o respeito, a consideração e a credibilidade dos principais partidos em Coimbra, ele equivaleu a ZERO, pois continuámos a ter mais do mesmo, cada vez para pior.

PONTO FINAL.

Post Scriptum: os administradores deste blog lembram que cada um deles tem profissão, ao contrário de alguns políticos, uns na universidade, outros em empresas, outros no hospital e outros no Estado, onde, honestamente, ganham o suficiente para ter uma vida digna e confortável. O PS, o Bloco e o PSD para nós, respectivamente, nunca foi uma agência de emprego. Nunca precisamos de o ver como tal, mas sim como um ponto de discussão política e um centro de poder para ser usado em prol do conceito de desenvolvimento e progresso de cada partido.
Só para que conste e para responder a alguns, poucos, comentadores e postadores, os administradores deste blog merecem da sociedade onde estão inseridos toda a estima, elevação e consideração sociais, ao contrário de alguns, também poucos, políticos do nosso burgo.
Estamos a falar de administradores que são professores universitários, empresários, médicos, arquitectos e funcionários públicos em topo de carreira.
Para que conste, para nós, e falo mandatado por todos, NUNCA MAIS VOTAREMOS NESTE PS E NESTE PSD.

REFLEXÃO


A Felicidade Depende do Destino ou Carácter de Cada Um.

"...Todos os homens aspiram à vida feliz e à felicidade, esta é uma coisa manifesta; mas, se muitos têm a possibilidade de alcançá-la, outros não a têm em virtude de algum azar ou vício de natureza (pois a vida feliz requer um certo acompanhamento de bens externos, em quantidade menor para os indivíduos dotados de melhores disposições e em quantidade maior para aqueles cujas disposições são piores), e outros, finalmente, tendo a possibilidade de ser felizes, imprimem desde o início uma direcção errada na sua busca da felicidade..."

Aristóteles, in 'Ética a Nicómaco'

segunda-feira, outubro 15, 2007

ATÉ JÁ FAUSTO.


" As pessoas valem pelo que fazem, mas valem sobretudo pela herança moral que deixam”.
António Arnaut

quinta-feira, outubro 11, 2007

ADEUS FAUSTITO


(...) Por Lino Vinhal in http://www.campeaoprovincias.com/

"... Por onde passou, assumiu-se sempre como um homem de Coimbra, terra que amava e conhecia como poucos, deixando atrás de si um rasto de respeito e admiração. Amigo íntimo de Torga, de Mário Soares, António Guterres, António Campos, António Arnaut e outros mais, trocou uma dúzia de anos de vida pela entrega aos outros e às causas em que acreditava e que assumia como suas. A morrer, ele que da vida tanto gostava, de certeza que preferia morrer agora, lutando, do que acomodando-se atrás das trincheiras onde se refugiam os políticos sem dimensão. E ele que me desculpe, lá longe no lugar para onde foi e onde só mora o pensamento e a imaginação, eu também preferi que morresse agora, a que o fizesse depois de vender ao desbarato a integridade que sempre lhe conheci. Coisa que ele nunca faria, eu sei. Mas para resistir iria sofrer muito mais, logo ele que já pagara cara a coragem de muitas vezes dizer “eu não vou por aí”..."

(...)

"... Mas o tempo dirá o quanto a honra valerá como lenitivo compensador, sobretudo para a família daqueles que a viver, se recusariam a fazê-lo sem ela..."

Luís Vilar admite ter recebido da TCN mais de 128.000 euros

O líder concelhio do PS/Coimbra, Luís Vilar, admitiu, no âmbito do inquérito em que foi constituído arguido, ter recebido 128.807 euros da firma Tramcrone (TCN) com a qual assinou, em 2002,
um contrato para prestação de serviços de consultor.



O União de Coimbra, segundo o ex-presidente Simões da Costa, chegou a ser sondado por Luís Vilar, na qualidade de consultor da TCN, para também tomar de arrendamento uma parcela do referido imóvel, mas o definhamento do bingo pôs de parte esse cenário.


No âmbito das averiguações efectuadas pela PJ de Coimbra, apurou-se que Luís Vilar terá aspirado a receber 776.750 euros da TCN, sendo que o arguido reclamou, em 2005, o pagamento de 444.000 euros.

Nas declarações para efeitos fiscais, Luís Vilar assumiu ter recebido da TCN (a título de trabalho independente) 9.000 euros nos anos de 2002 e 2003.


A diferença (119.807 euros) desembolsada pela Tramcrone foi paga à firma Rosigma, de que o arguido foi gerente entre Janeiro de 2003 e Setembro de 2004.
Segundo a PJ, a Rosigma, dedicada a “consultoria à implementação de projectos”, foi constituída para ajudar a justificar os proventos auferidos por Luís Vilar.


Para efeitos fiscais, o líder concelhio do PS/Coimbra declarou ter recebido da Rosigma 24.180 euros nos anos de 2003 e 2004.


Da empresa Cértoma, de que também foi consultor, o arguido recebeu 5.000 euros, em 2002, mas para efeitos fiscais apenas foram declarados 27.


Em 2002, Luís Vilar indicou para efeitos fiscais remunerações de 18.500 euros, mas entraram nas suas contas bancárias 227.233 euros.


Segundo Graça Alferes – inspectora que interrogou a maior parte das testemunhas ao abrigo do inquérito no âmbito do qual foi imputada ao arguido a presumível autoria de cinco crimes (um de corrupção passiva para acto ilícito, outro de tráfico de influências e três de abuso de poder) –, Luís Vilar é “uma pessoa que a outras parece interessar para ter como amigo ou colaborador”.

quarta-feira, outubro 10, 2007

ADEUS FAUSTO. ATÉ SEMPRE. PARA TI, TORGA.

Não desesperes, Mãe!
O último triunfo é interdito
Aos heróis que o não são.
Lembra-te do teu grito:Não passarão!
Não passarão!
Só mesmo se parasse o coração.
Que te bate no peito.
Só mesmo se pudesse haver sentido
Entre o sangue vertido
E o sonho desfeito.
Só mesmo se a raiz bebesse em lodo
De traição e de crime.
Só mesmo se não fosse o mundo todo
Que na tua tragédia se redime.
Não passarão!
Arde a seara, mas dum simples grão
Nasce o trigal de novo.
Morrem filhos e filhas da nação,
Não morre um povo!Não passarão!
Seja qual for a fúria da agressão,
As forças que te querem jugular
Não poderão passar
Sobre a dor infinita desse não
Que a terra inteira ouviu
E repetiu:Não passarão!

GRANDE ORIENTE LUSITANO DE LUTO.


FAUSTO DE SOUSA CORREIA
Nascido em Coimbra a 29 de Outubro de 1951.Casado, três filhos.

Habilitações académicas:Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.

Actividade profissional:Advogado e consultor de empresas. Jornalista do "República", co-fundador de "A Luta" e chefe da Delegação Regional Centro da ANOP - Agência Noticiosa Portuguesa. Regeu a cadeira de "Iniciação ao Jornalismo" no Liceu D. Duarte, em Coimbra. Durante quase nove anos, de 1983 a 1992, fez parte dos sucessivos Conselhos de Administração da RDP - Radiodifusão Portuguesa. Desde Abril de 1992 e até Outubro de 1995 , foi Vice-Presidente da Direcção-Geral da Agência LUSA de Informação.

Actividade política: Deputado à Assembleia da República, eleito pelo Círculo de Coimbra, nas IV, VII , VIII e IX Legislaturas. De Outubro de 1995 e até Outubro de 1999, exerceu as funções de Secretário de Estado da Administração Pública do XIII Governo Constitucional. Entre Outubro de 1999 e Abril de 2002 foi, sucessivamente, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado e Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro. Militante do PS desde 1974, foi, desde Maio de 1992 e até Outubro de 2000, Secretário-Coordenador da Federação Distrital de Coimbra, cargo que já desempenhara entre 1978 e 1980 e que voltou a exercer entre Março de 2002 e Abril de 2003. Membro do Secretariado Nacional do PS desde Março de 1994 e da respectiva Comissão Permanente desde 1996 e até ao último Congresso Nacional, em 2002, onde foi eleito membro da Comissão Nacional e da Comissão Política Nacional. Foi igualmente Vogal da Junta Distrital de Coimbra, Vice-Governador Civil de Coimbra, Presidente-Substituto e Vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Secretário do Conselho Fiscal da Associação Atlântica dos Jovens Dirigentes Políticos, Deputado à Assembleia Municipal de Coimbra e membro da Direcção do Instituto de Imprensa Democrática (IID). Actualmente, é deputado à Assembleia Municipal de Miranda do Corvo e Presidente da Mesa da Comissão Política da Federação de Coimbra do PS .

Outras actividades: Fundador e presidente da Direcção do FORUM CONIMBRIGAE, foi dirigente da Associação Académica de Coimbra, co-fundador do Clube Académico de Coimbra e vice-presidente da Assembleia Geral da Académica/Organismo Autónomo de Futebol; membro do Conselho Nacional de Solidariedade Afro-Lusitana. Foi presidente da Direcção da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol até Outubro de 1995 e hoje é membro do seu Conselho Académico. Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra durante vários mandatos e é hoje Presidente da Assembleia Geral do Olivais Futebol Clube.

Distinções:É sócio honorário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e da Secção de Andebol da Associação Académica de Coimbra, bem como militante honorário da Juventude Socialista. Homenageado em 2002 pela Casa da Académica em Lisboa.
Obras publicadas:Praça da República I (1997), Praça da República II (1998) e Praça da República III (1999). Melhor Administração, Mais Cidadania (1999), em co-autoria com o Dr. Jorge Coelho, então Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro.

NO PARLAMENTO EUROPEU:É Deputado desde Julho de 2004.É membro efectivo da Comissão Parlamentar das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos e suplente da Comissão Parlamentar dos Transportes e Turismo.É ainda membro efectivo da Delegação EU - Comunidade Andina e membro suplente da Delegação para as Relações com o Mercosul e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latina-Americana (EUROLAT).

MORREU UM DEMOCRATA, COM QUEM SE PODIA DIVERGIR. RESPEITADOR E PROFUNDAMENTE HONESTO, INDEPENDENTEMENTE DAS SUAS OPÇÕES POLÍTICAS E PARTIDÁRIAS, PODEMOS DIZER QUE MORREU MAIS UM DOS POLÍTICOS EM QUEM AINDA SE PODIA CONFIAR!
PAZ À SUA ALMA!