Luís Vilar acusado de cinco crimes
pelo Ministério Público
O presidente da concelhia do PS/Coimbra, Luís Vilar, revelou hoje que foi acusado pelo Ministério Público de cinco crimes, um dos quais de corrupção no processo relativo à construção do parque de estacionamento subterrâneo da Bragaparques.
Em conferência de imprensa na sede do PS, convocada por Luís Vilar para prestar "esclarecimentos sobre o processo em que foi constituído arguido", o vereador socialista da Câmara de Coimbra disse que vai requerer a abertura de instrução.
Segundo o que revelou na conferência de imprensa, Luís Vilar foi acusado de um crime de corrupção por acto ilícito no processo de construção do parque de estacionamento subterrâneo do Bota-Abaixo, em Coimbra, pela empresa Bragaparques.
"A minha votação na sessão da Câmara foi igual à dos outros. Estranho que, não tendo eu os pelouros dos solos, do urbanismo, do ordenamento ou do departamento jurídico, tenha sido constituído arguido. Sou adepto de mais parques de estacionamento subterrâneos na baixa de Coimbra", afirmou o autarca.
( A votação poderá eventualmente ter sido igual, mas terão os restantes vereadores tido comportamentos idênticos ? Alguma coisa foi diferente para terem tido tratamento diferente! A menos que estejamos a pensar estar Luis Vilar a tecer uma crítica à investigação, assumindo que tudo isto é uma grande armadinha traçada com o envolvimento da máquina judiciária para o prejudicar! Apesar de tudo, Luis Vilar não é secretário-Geral de um partido. É apenas presidente de uma concelhia política e sem qualquer importância nas decisões nacionais do seu partido, pelo que não conseguimos vislumbrar o seu ponto de vista!)
O líder da concelhia do PS disse ainda que foi acusado de crimes de abuso de poder por "ter conhecimentos na área do ambiente e ter sido consultor de uma empresa" e por ter votado na Câmara o plano de pormenor da Quinta de São Jorge de Milreu.
( Conhecimentos na área do ambiente ? Ou vereador da Câmara Municipal de Coimbra com pelouro na área do ambiente ? Ou tem formação/conhecimentos técnicos nessa área desconhecidos que foram aproveitados pela empresa ?)
Foi ainda acusado dos crimes de tráfico de influências e abuso de poder por "ter ajudado um amigo [que não quis identificar] sendo avalista de uma livrança de 100 mil euros" para a qual contribuiu com 20 mil euros.
"Sinto que me querem coarctar a minha actividade política, pessoal e económica. Estou de consciência tranquila, não permitirei que haja convulsões no PS e aumentarei a vigilância no exercício das minhas funções como vereador", afirmou.
( quer isto dizer que Luis Vilar acha que tem e mantém as mesmas condições, agora que houve uma decisão de um Magistrado, para ficar na Câmara Municipal e para continuar à frente dos destinos do PS/Coimbra e quiçá- nesta fase já acreditamos em tudo - re-candidatar-se?! E oq ue dirá Victor Baptista? )
De acordo com Vilar, "a carta anónima pretendia coarctar" a sua actividade política e "os actos da investigação foram coincidentes com os "timings" da vida interna do PS".
( Mas se Luis Vilar pensa isso, quer dizer que isso só pode ter tido o envolvimento e a participação da Polícia Judiciária! Donde, trata-se de uma cabala montada para eliminar Luis Vilar, face à importância que tem na tomada de decisões do seu partido e junto do Secretário-Geral e face às decisões difíceis que ajuda a tomar no Governo dopaís, afrontando grupos económicos poderosos . Só uma história deste tipo permitirá imaginar uma cabala bem montada e com o participação e o envolvimento das instâncias judiciárias: a PJ e até o magistrado que decidiu acusar...)
"Há casos em Coimbra que estranho que não tenham merecido investigação do Ministério Público ou da Polícia Judiciária", disse ainda o líder da comissão política concelhia socialista.