sexta-feira, março 31, 2006

ADEUS REGIÃO TURISMO CENTRO. FOI EXTINTA.

PORQUE MOTIVO NÃO HOUVE ESTE ENTUSIASMO NAS AUTÁRQUICAS ?


Porque razão José Sócrates e o PS continuam bem alto nas intenções de voto, não obstante as medidas de austeridade e em Coimbra o PS definha ?
É hora de mudar. De dar o salto. De voltar a dar alegrias aos muitos socialistas do distrito. É hora de voltar a ter orgulho na credibilidade e competência da liderança distrital do PS.
Importa que todos dêem aos mãos e abracem a Mudança.

segunda-feira, março 27, 2006

PARABÉNS DAVID COIMBRA.

David Coimbra, candidato a Presidente da Concelhia de Coimbra do PS, obteve um resultado histórico: 27% dos votos contra Luis Vilar.
David Coimbra avançou com a candidatura na última semana antes do acto eleitoral. Foram-lhe negadas listagens, etiquetagens ou qualquer outro meio de acesso ao contacto com os militantes.
Luis Vilar teve a oportunidade de preparar a reeleição com meses de antecedência, tendo tido acesso à informação que o seu adversário nunca teve. Enviou duas cartas para os militantes de Coimbra e visitou todas as secções.
David Coimbra não só não visitou qualquer secção, por falta de informação e tempo, como teve de lutar, no dia da votação, com informações trocadas que inviabilizaram a correcta fiscalização do acto eleitoral por parte de alguns dos fiscais que tinha preparados para cada uma das secções.

CONCLUSÃO: Luis Vilar tem "à cabeça" cerca de 30% de descontentes que, facilmente, com trabalho, com mais fiscalização e com mais vontade sobem.

SEM COMENTÁRIOS...

Foto gentilmente furtada do nosso vizinho Beira-Mar

Eleições polémicas

A lista C, liderada por Rui Carvalheiro, à Comissão Política Concelhia da Figueira da Foz do PS, pondera impugnar o acto eleitoral decorrido sábado, por considerar que a Lista B, de António João Paredes, "manipulou" a intenção de voto dos militantes com "o pagamento de quotas".
Em causa está uma roulote que, alegadamente, serviu para "entregar" dinheiro e cheques aos militantes que votassem na lista B. A autocaravana estava estacionada a poucos metros da sede do partido, à saída de um almoço, organizado por aquela lista, que acabou por vencer as eleições com 307 votos. "Isto é um acto de política siciliana", disse, ao JN, Rui Carvalheiro.
Ao que o JN apurou, diversos responsáveis partidários "andaram de notas e cheques em punho" a entregar a vários militantes, sob pretexto que seria um "empréstimo temporário".
Também António Alves, da Lista A, "condenou" a situação. "Nem no tempo do Salazar as coisas funcionavam assim! A direcção nacional do partido tem de agir", exortou o socialista, "indignado" com os acontecimentos.O JN tentou, sem êxito, ouvir João Paredes, da Lista B, sobre o assunto.

in JN

Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, o novo líder do partido admitiu “não esperar um resultado tão significativo”, mas fazendo a leitura dos resultados, entende que “mostram que os militantes desejavam uma mudança, um partido mais credível, mais aberto à sociedade e que se assuma como uma verdadeira alternativa ao poder local”.Em termos internos, a primeira medida será, “em conjunto com os outros candidatos, unificar para reforçar o PS”. A nível externo, promete dar uma “imagem de credibilidade e articulação com os eleitos pelo PS nos órgãos autárquicos,” através de uma “política de intervenção e construtiva, apresentado soluções e alternativas para os problemas da Figueira”.

in Beiras

É preciso reagir...

É preciso reagir contra o que não é normal em democracia!!

Não é normal que, a pretexto de um almoço de porco preto, um candidato pague quotas aos militantes para que votem nele...

Não é normal que se recusem as listas de militantes a um candidato às eleições que a elas tinha direito...

Não é normal que se chegue à mesa de voto e esteja afixado um cartaz que faz publicidade a uma das listas...

Não é normal ameaças entre candidatos...

Não é normal que não existam condições para exercer o direito de voto de forma secreta, obrigando os militantes a votar à vista de todos...

Não é normal que os regulamentos eleitorais não sejam cumpridos...

Não é normal que apesar de tudo isto acontecer ainda haja quem diga que isto é normal!!

Porque falamos de um Partido democrático, num País democrático, ao qual ajudou a devolver a democracia....é preciso reagir, é preciso mudar!!

Ou será que vivemos felizes com a opressão, a ameaça e a ilegalidade?

É preciso protestar! É preciso reagir!

É preciso mudar...

sexta-feira, março 24, 2006

Comentários que merecem o devido destaque...

No próximo Sábado vamos ter eleições para a Concelhia de Coimbra.Encontram-se em confronto dois projectos diferentes: um deles promete fazer agora o contrário de tudo quanto foi realizado nos últimos cinco anos, ou seja, apresenta razões para ir a votos, quando essas mesmas razões justificariam a não comparência nesta disputa eleitoral; o outro, apela à ruptura com a prática seguida, defende a refundação do partido em Coimbra, devolvendo-o à sua história e aos seus militantes.
O primeiro, apresenta protagonistas cuja qualidade (ou falta dela) foi manifestamente comprovada ao longo dos últimos anos, os de maior infelicidade e de descredibilização do PS de Coimbra; o segundo, integra militantes de elevada craveira intelectual, de sólida moral, e que sempre pautaram a sua actuação pelos mais elementares princípios éticos, sendo que alguns deles sofreram a privação da liberdade por se terem oposto ao regime autoritário, corporativista e obscurantista que vigorou 48 anos no nosso país?
Assim sendo, pergundo:Por qual devemos optar no próximo Sábado?

AMANHÃ O PS SAIRÁ RENOVADO NALGUMAS CONCELHIAS.

Na Figueira da Foz, a CPC do PS faz despontar três listas, à semelhança do que aconteceu no final de 2003, mas apenas António João Paredes se recandidata, tendo desta vez como opositores António Jorge e Rui Carvalheira.
Em Arganil, a CPC é disputada por Dúlio Pimenta (ex-vereador) e Eugénio Fróis (membro da Assembleia Municipal), com o presidente cessante, Mário Vale, a apoiar o antigo edil.
Albertina Jorge recandidata-se à presidência da CPC socialista de Montemor-o-Velho, tendo como opositor Emílio Torrão.
Em Soure, Jorge Mendes passa o testemunho a Mário Jorge.
José Cabeças recandidata-se, sem opositor, à liderança da CPC de Góis.
Eliana Pinto, adjunta do subsecretário de Estado Rocha de Andrade, sucede a Fernando Antunes na presidência da CPC do PS / Pampilhosa da Serra.
Rui Crisóstomo (Cantanhede), Francisco Rolo (Oliveira do Hospital), Luís Antunes (Lousã), Nuno Moita (Condeixa-a-Nova) e Pedro Coimbra (Penacova) são outros candidatos à liderança de estruturas socialistas.

quinta-feira, março 23, 2006

Palavras de um sábio...

Crónica de um militante desiludido
É sempre doloroso confessar a desilusão que por vezes se sente com o partido político a que se aderiu livremente, com que se sonhou transformar o mundo, em que se teceram camaradagens e cumplicidades, e em nome de quem, tantas vezes se terçou armas.
A consolação reside contudo no facto de que o desconforto que sinto não é ideológico, nem tão pouco com o PS no seu todo, é, isso sim, com a forma como é realizada a actividade partidária e como é encarada a acção política a nível local.
É que é difícil entender e aceitar o processo de decadência e de irrelevância que o PS vem sofrendo em Coimbra, no começo desta primeira década do século XXI depois daquilo que foi e que representou no concelho na anterior década de noventa. Muitas são as análises e as razões apontadas e até há quem negue esta evidência que os últimos resultados eleitorais de forma clara evidenciaram.
Várias serão também as soluções para ultrapassar a crise que se sente e que para alguns não terá solução nos tempos mais próximos, porque sentem um autismo bloqueador que quanto mais sente perder terreno mais se fecha e se entrincheira no apelo a uma unidade fictícia, eminentemente clientelar.
O desconforto não é pois ideológico ou de princípios é de práticas e de atitudes, que comprometem aquilo que a sua Declaração de Princípios afirma e que levam a que o PS Coimbra não seja visto como uma mais valia no contexto nacional do partido. Em Coimbra, como os resultados eleitorais têm demonstrado, o PS alimenta-se do sucesso nacional e não contribui, como seria de esperar, para esse mesmo sucesso, antes pelo contrário.
É hoje óbvio que o PS em Coimbra não tem capacidade orgânica de catalizar nem de exprimir ideias, nem de contribuir para o debate dos problemas locais e nacionais que emergem cada dia com mais força.
Mais, tem demonstrado uma enorme incapacidade de percepção de que a verdadeira força radica na diversidade e no debate franco de militantes entre si e com a sociedade e não no seguidismo amorfo e acrítico que levam a um partido vegetativo e inconsequente.
Chegou ao extremo de se ter deixado acorrentar, na política autárquica local, a uma maioria de direita que, para além de o ter derrotado nas eleições, o exibe como troféu e aval das suas políticas.
Por outro lado, sabe-se que os partidos nas democracias representativas têm uma função importante que é a de escolher candidatos. Mas os partidos não podem reduzir-se a isso, nem fazê-lo de uma forma leviana. Escolher candidatos, mais do que função é uma enorme responsabilidade, cada vez mais importante e exigente. É, aliás, evidente que os cidadãos valorizam cada vez mais a integridade, a competência e a coerência dos candidatos.
Ora, se somarmos a um fechamento e a uma ausência de debate uma escolha de candidatos feita na base de fidelidades pessoais e não de ideias nem de projectos, temos um quadro sombrio que os cidadãos rejeitam e que determinou, por exemplo, o último fracasso eleitoral autárquico, em que é bom ter presente foram derrotados claramente pelos eleitores e simultaneamente, presidente da distrital e presidente da concelhia. Se dou à estampa esta minha desilusão, que sei compartilhada por muitos outros militantes, é porque estando num tempo de eleições internas e de escolhas é importante aproveitar esse momento para reflectir maduramente e decidir em consciência.
É forçoso acabar no PS em Coimbra com este estado de coisas e com o permanente balanceamento entre a regência e a orfandade, assumindo claramente que o PS é um partido plural, coeso e fraterno, aberto à comunicação permanente com as diferentes organizações e correntes de opinião que fazem a riqueza da sociedade civil, e assente na intervenção social e cívica dos seus membros, militantes e simpatizantes, cidadãos livres e activos unidos pela ampla plataforma política da democracia e do socialismo democrático.
João Silva

DAVID COIMBRA É CANDIDATO À CONCELHIA DE COIMBRA

NO SÁBADO O PS DO DISTRITO DE COIMBRA VAI A VOTOS.
O PANORAMA E O DESENHO DAS LIDERANÇAS CONCELHIAS SERÃO RENOVADAS, NUNS CASOS, NOUTROS, DISPUTAM-SE ALTERNATIVAS.
in campeão das províncias
"... David Coimbra, jurista e professor do ensino secundário, é o opositor à recondução do vereador Luís Vilar como presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra (CPCC) do PS no âmbito das eleições a disputar depois de amanhã.
Ex-adjunto do antigo secretário de Estado Luís Parreirão, foi chefe de divisão na Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral e no Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral (STAPE).
Pelo PS, por Coimbra, com oura atitude!” é o lema da lista encabeçada pelo jurista, enquanto Luís Vilar se recandidata sob as palavras de ordem “Unir e transformar”.
O vereador da Câmara de Coimbra propõe-se “juntar as diversas sensibilidades para que o debate interno seja uma realidade permanente” e “fazer com que a CPC tenha voz, capacidade de análise e de crítica quer em relação aos órgãos autárquicos, quer, se necessário, relativamente a órgãos de soberania”.
David Coimbra julga indispensável “uma nova atitude perante o descalabro na gestão autárquica”, defendendo que o Partido Socialista rompa com “a conivência” com o poder de Centro-Direita, e preconiza “outra atitude de clareza e transparência políticas”.
De facto, o programa de campanha de Luis Vilar é a prova maior de que até o recandidato considera a sua liderança um fracasso.
É a prova de que Vilar considera que nunca fez o que agora se propõe fazer, razão pela qual quer, AGORA, fazer tudo diferente.

terça-feira, março 21, 2006

BOA SORTE ...

"...Mas porque ainda há quem se recuse a aceitar o défice abrupto de democracia e liberdade e acredite nos valores e princípios que pautaram a criação do partido e consequentemente a sua juventude partidária, eis que surge este blogue. Pretendo, através do debate e da denúncia, ser a pedra no sapato daqueles que teimam em ser senhorios do partido..."

Aos nossos "Jovens" vizinhos, o desejo de uma boa caminhada neste mundo da Blogoesfera, esperando que denunciem a mediocridade, o marasmo e a inércia de ideias em que se encontra aquilo que toda a gente sabe o que é, mas parece que tem tudo medo de falar e de agir...

segunda-feira, março 20, 2006

CREDIBILIDADE ?

REGIÕES DE TURISMO PODEM TAMBÉM " IR AO AR " COM O PRACE.


O PRACE pode igualmente ditar o fim das Regiões de Turismo, pelo menos no figurino em que elas hoje existem.
Ou serão da total responsabilidade dos municípios da região, donde os seus órgãos são escolhidos pelos municípios exclusivamente. Ou serão apenas da responsabilidade do Instituto do Turismo e é o Estado, Administração Central Directa, que assume a sua integral tutela, ditando-lhe um brutal emagrecimento.
Os municípios escolhem...

SERÁ???


Que já começaram as demolições dos Jardins do Mondego???








Quem o diz são os nossos vizinhos e amigos do Piolho da Solum...