sexta-feira, janeiro 13, 2006

Silogismos imperfeitos


O silogismo é uma forma de raciocínio dedutiva.
Na sua forma padronizada éconstituído por três proposições: As duas primeiras denominam-se premissase a terceira conclusão.
Como eu adorava estas coisas de raciocínios lógicos…
Ora, vamos lá ver se ainda me lembro como funciona esta coisa das deduções:
- Quem comprar acções de uma empresa cotada em bolsa torna-se accionistadessa empresa.
- A Iberdrola comprou acções da EDP.
- A Iberdrola tornou-se accionista da EDP.
- Os ministros da Economia têm acesso a informações e contactosprivilegiados.
- Pina Moura foi ministro da Economia.
- Pina Moura teve acesso a informações e contactos privilegiados.
- Para conquistar mercado, a Iberdrola teria de contratar uma pessoadetentora de informações e contactos privilegiados.
- Pina Moura ainda é detentor de informações e contactos privilegiados.
- A Iberdrola contratou Pina Moura.
- A EDP e a Iberdrola são duas empresas do mesmo sector, o energético.
- Duas empresas do mesmo sector são concorrentes directas.
- A EDP e a Iberdrola são, portanto, concorrentes directas.
- Nas reuniões, as empresas definem as estratégias para enfrentar aconcorrência.
- A Iberdrola terá assento nas reuniões da EDP.
- A Iberdrola participará na definição da estratégia da EDP para enfrentara concorrência (a Iberdrola poderá apresentar sugestões para se enfrentar asi mesma).
- A concorrência não pode ter acesso a informações confidenciais de umaempresa.
- A Iberdrola é concorrente da EDP.
- A Iberdrola não pode ter acesso a informações confidenciais da EDP (não,está visto que pode… devo estar destreinado nisto).
(...)
Fonte: Corre nos email's por essa internet fora.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Onde fica a crise?

Na terra em que o Primeiro Ministro faz férias de alto risco e de custos elevados são pedidos sacrifícios aos seus súbditos...

"De acordo com O Correio da Manhã, Maria Monteiro, filha do antigo ministro António Monteiro e que actualmente ocupa o cargo de adjunta do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros vai para a embaixada portuguesa em Londres.

Para que a mudança fosse possível, José Sócrates e o ministro das Finanças descongelaram a título excepcional uma contratação de pessoal especializado.

Contactado pelo jornal, o porta-voz Carneiro Jacinto explicou que a contratação de Maria Monteiro já tinha sido decidida antes do anúncio da redução para metade dos conselheiros e adidos das embaixadas.

As medidas de contenção avançadas pelo actual governo, nomeadamente o congelamento das progressões na função pública, começam a dar frutos.

Os sacrifícios pedidos aos portugueses permitem assegurar a carreira desta jovem de 28 anos que, apesar da idade, já conseguiu, por mérito próprio e com uma carreira construída a pulso, atingir um nível de rendimento mensal superior a 9000 euros.

É desta forma que se cala a boca a muita gente que não acredita nas potencialidades do nosso país, os zangados da vida que só sabem criticar a juventude, ponham os olhos nesta miúda.

A título de curiosidade, o salário mensal da nossa nova adida de imprensa da embaixada de Londres daria para pagar as progressões de 193 técnicos superiores de 2ª classe, de 290 Técnicos de 2ª classe ou de 290 Assistentes Administrativos.

O mesmo salário daria para pagar os salários de, respectivamente, 7, 10 e 14 jovens como a Maria, das categorias acima mencionadas, que poderiam muito bem despedir-se, por força de imperativos orçamentais.

Estes jovens sem berço, que ao contrário da Maria tiveram que submeter-se a concurso, também ao contrário da Maria já estão habituados a ganhar pouco e devem habituar-se a ser competitivos.

Também a título de exemplo, seriam necessários os descontos de IRS de 92 portugueses com um salário de 500 Euros a descontar à taxa de 20%.

Melhor só mesmo, mas mesmo, mesmo: Vítor Constâncio, o governador do BANCO DE PORTUGAL ganha 272.628 € por ano. Mais do que Alan Greenspan, o presidente da Reserva Federal dos EUA.

Porém, os outros membros do Conselho de administração do BP também têm ordenados chorudos:
O Vice-governador, António Pereira Marta € 244.174,00/ano (A que acresce a Reforma do próprio BP!)
O Vice-governador, José Martins de Matos € 237.198,00/ano
José Silveira Godinho € 273.700,00/ano (Mais uma pensão do BP, de € 139.550,00/ano), total: € 413.250,00/ano
Vítor Rodrigues Pessoa – € 276.983,00/ano (Mais uma reforma adicional de €39.101,00€/ano), total: € 316.084,00/ano
Manuel Ramos Sebastião apenas: € 227.233,00/ano

Ao todo, para estes sete portugueses, pelo menos, o Estado português desembolsa € 1.657.916,00/ano.

Assim se cumpre Abril em Portugal!!!

terça-feira, janeiro 10, 2006

A Figueira da Foz no Jornal PÚBLICO

Duas semanas depois de ter sido afastado da vice-presidência da Câmara da Figueira da Foz, Paulo Pereira Coelho revela que não quis integrar a lista do PSD. Admite que já teve a ambição de ser presidente da câmara, mas garante que essa vontade não o "move" actualmente.


Há quatro meses, Paulo Pereira Coelho foi eleito vereador da Câmara da Figueira da Foz e assumiu a vice-presidência no executivo da maioria social-democrata. Alegando divergências quanto à gestão da autarquia, colocou o seu lugar à disposição de Duarte Silva, que o afastou por "quebra de confiança política".As divergências que mantém com Duarte Silva significam que pretende vir a gerir a Câmara da Figueira da Foz?Não é isso que me move neste momento, mas se as pessoas não acreditam, não posso fazer nada. A verdade é esta: há quatro anos, após a saída de Santana Lopes, tive a intenção de ser presidente da Câmara da Figueira da Foz. Fiz, até, várias diligências nesse sentido. Podia ter forçado a candidatura, porque era presidente da distrital [do PSD de Coimbra], mas verifiquei que não reunia o consenso junto das esferas directivas do próprio partido e que havia quem achasse, incluindo o próprio dr. Santana Lopes, que o eng. Duarte Silva era o candidato mais indicado. Por isso entendi pôr o interesse colectivo acima da minha ambição. Depois constato que as coisas não estão bem na câmara, mas isso não pode dar o direito a ninguém de pensar que tenho alguma intenção pessoal sobre o futuro da Câmara da Figueira da Foz. Eu prezo-me por ser uma pessoa minimamente inteligente e, se quer que lhe diga, pelo andar da carruagem, não há nenhum protagonista do PSD que tenha condições para ganhar a autarquia daqui a quatro anos. Hoje, muita gente está preocupada com quem é que se vai candidatar à câmara, mas lembro-me do tempo em que fazia os convites e ninguém aceitava. Convidei o eng. Duarte Silva três/quatro vezes, antes e no próprio ano em que Santana Lopes viria a candidatar-se. A verdade é que, antes de Santana Lopes, a derrota era mais do que certa.
Se teve vontade de ser presidente de câmara, e se se foi apercebendo de uma gestão com a qual não se identificava, porque integrou a lista de Duarte Silva?Após a saída de Santana Lopes, o eng. Duarte Silva teve total liberdade para fazer a sua equipa e entendeu que era importante que eu participasse. Obviamente, não podia dizer que não, até para não subsistir a ideia que tinha ficado beliscado por não ser eu o candidato do PSD. Depois, houve vicissitudes que me levaram a estar na câmara apenas seis meses. Questões de saúde e, depois do PSD chegar ao poder, outras funções na CCDR e no Governo. Relativamente às eleições de 2005, a verdade é que não quis integrar a lista do eng. Duarte Silva, por considerar que a solução que estava a ser gizada para a Figueira não era a mais adequada. No entanto, a direcção do partido, quer ao nível distrital, quer ao nível concelhio, entendeu que eu devia participar. Tenho uma carta do partido a pedir-me expressamente para pertencer a esta lista e a verdade é que eu não podia negar um pedido tão vincado. No entanto, fiz questão de realçar que a minha postura dentro do executivo não seria a mesma, caso o rumo político da autarquia não mudasse. E, de facto, a realidade é tão má que posso dizer que ainda bem que avisei a quem tinha de avisar.Mas a situação financeira da autarquia não resulta tanto da gestão de Santana Lopes como da de Duarte Silva?No tempo de Santana Lopes, a Figueira deu um salto qualitativo muito grande. A sua passagem deu uma visibilidade à Figueira da Foz que é inestimável. Agora houve, talvez, um volume de investimento desadequado, que não foi ao encontro das prioridades do concelho. Era mais necessário um centro de congressos do que um Centro de Artes e Espectáculos (CAE). O CAE não serve os desígnios da Figueira da Foz e é um equipamento devorador de centenas de milhares de euros por ano. Se calhar, o eng. Duarte Silva é vítima disso e está a pagar a conta, como se diz. Só que isso não pode ser desculpa. Hoje, a leitura dos números diz-nos que uma boa parte da responsabilidade pela situação actual foi da gestão dos últimos quatro anos. Não vale a pena diabolizar o dr. Santana Lopes. "

Considera então que Duarte Silva foi uma má escolha para a Figueira da Foz?O eng. Duarte Silva é uma óptima pessoa, tem conhecimentos e, como se costuma dizer, "tem mundo". É importante ter uma pessoa com o seu perfil à frente da câmara, com capacidade de interferir noutras esferas de poder. Mas, ao nível de gestão corrente, a situação é diferente. Parece-me que o eng. Duarte Silva não tem nem a urgência nem a equipa para levar a cabo os desafios que se põem nesse âmbito à autarquia. Como será a sua postura daqui para frente no seio do executivo camarário? Tudo o que contribuir, no meu entendimento, para o bem da Figueira da Foz terá o meu apoio. Desse ponto de vista, o eng. Duarte Silva poderá contar com toda a solidariedade e apoio. Agora, também não cedo a pressões. Face ao actual estado da câmara, ninguém me vai ver a votar políticas despesistas, quando temos o défice astronómico e a dívida que temos. O ex-vice-presidente da Câmara da Figueira da Foz considera que os resultados das eleições autárquicas de 2005 "não foram nada lisonjeiros para o PSD" e que o PS "não subiu por culpa própria". "Só quem não quiser ler os números é que não vê que o PSD baixou e que há um descontentamento claro. E só não baixámos muito mais porque as condições políticas nacionais e locais permitiram que mesmo assim pudéssemos manter uma certa distância relativamente ao PS. Obviamente, num outro enquadramento não resistiríamos. "Felizmente, o PS não capitalizou esse descontentamento", avalia.

Assim vai o Distrito...

MARQUES MENDES E RIBEIRO E CASTRO EXIGEM A CAVACO UMA APARIÇÃO.

Os partidos da direita que apoiam e lançaram Cavaco Silva, mas cujo candidato procura esconder, exigiram a Cavaco uma aparição pelo menos.
Afinal, um resultado potencialmente favorável a Cavco Silva não poderia ser aproveitado politicamente por Marques Mendes e Ribeiro e Castro se a tendência para o isolamento e pretenso apartidarismo de Cavco se mantivesse.
Agora só falta mais uma pedra deste tipo no percurso curto de 15 dias e talvez algum grupo económico forte obrigue cavaco a alguma declaração que o denuncie, também, quanto a financiamentos da sua campanha.

segunda-feira, janeiro 09, 2006

BEM PREGA FREI CAVACO !


Cavaco, entusiasmado com as palmadas populares nas costas ( as mesmas que dele disseram o que ele nunca esperou ouvir dos porugueses em 1996 ) afirma que vai estar atento às clientelas políticas, às nomeações por amizade e por fidelidades partidárias ( coisas que ele, enquanto Primeiro-Ministro, se fartou de fazer ) .
Quem ouvia Cavaco Silva dizer isto e não conhecesse o passado do social democrata poderia apenas dizer : "mais um a prometer o mesmo que todos os outros".
Mas a verdade é ainda mais perplexa: Cavaco foi Primeiro-Ministro durante 12 longos anos e saiu pela porta pequena numa altura que não conseguia aguentar mais os escandalos que semanalmente assombravam os seus últimos governos com nomeações medíocres, escandalos de usurpação de poder e nomeações de clientelas puramente sociais democratas, feitas por muitos dos seus ministros .
Por tudo isto, é muito bizarro que, não tendo conseguido suster o desmoronamento da sua casa em matéria de manutenção de clientelas e nomeações de incapazes,venha agora armar-se em paladino da pureza e da transparência que nunca conseguiu nos seus governos, muito antes pelo contrário!

domingo, janeiro 08, 2006

OBRIGADO DR. CAVACO.

Obrigado, Dr. Cavaco.
Depois do comovente abraço desta tarde entre Cavaco Silva e Alberto João Jardim, só faltam mesmo mais uns desviozitos a Leiria e a Bruxelas para borrar ainda mais a pintura. Não vale a pena gastar muito latim - em desespero Cavaco recorre ao que de mais rasca e menos recomendável tem o populismo. Poderá ter ganho um ou outro voto na Madeira e Leiria mas contribuiu irremediavel e inapelavelmente para o descrédito dos políticos e das instituições à escala nacional, ponto. Quem não gosta de Soares ponderá votar Cavaco, mas estará também a votar em Alberto João Jardim, Isabel Damasceno e em tudo o que eles representam.
Obrigado, Dr. Cavaco.

Assim se responde a quem não compreende que os políticos, TODOS SEM EXCEPÇÃO, têm telhados de vidro, são hipócritas e se preciso for têm TODOS as doses de cinismo necessárias para engolir sapos, em nome dos tradicionais votos !

CAVACO LANÇA O "PAPÃO" NO DISCURSO COM MEDO DA SEGUNDA VOLTA.


Cavaco ao seu estilo pouco respeitador da Democracia, veio introduzir o conhecido e déjà vu "papão".
É lamentável mas define o personagem.

O argumento de que Portugal teve muitos actos eleitorais e que é importante que tudo fique decidido já, à 1.ª Volta, representa um brutal desrespeito pela essência da Democracia e demonstra o desconforto com as sucessivas descidas de Cavaco nas sondagens, apesar de estar a ser levado ao colo pelos grandes agentes económicos e pela imprensa em geral.
Cavaco não gosta de ser contrariado. Fica desconfortável com as críticas à sua pessoa e o seu rosto não o trai.

Ele é o que raramente se engana e raramente tem dúvidas, lembram-se ?
Adquiriu, com a experiência, um cinismo mais temperado e fino, conseguindo, no dia de hoje, falar ao coração dos funcionários públicos, na presença da sua delfim Manuela Ferreira Leite que tão mal tratou os funcionários da Administração Pública quando foi Ministra das Finanças, há apenas 2 anos atrás.
Haja decoro. É o mínimo que se exige.

QUEM ERA CAVACO SILVA E ONDE ESTEVE NOS MOMENTOS MAIS DECISIVOS PARA PORTUGAL?


"Os outros cometeram um erro ao passarem o tempo a falar de mim" Depois de dois dias fortes de campanha na Madeira, Cavaco Silva fala em "esperança forte na sua candidatura" e até já deixa recados à forma de actuar dos adversários "Cometeram um erro ao passarem o tempo a falar de mim".Depois de uma manhã de estrada e antes da descida para a Ribeira Brava, (…) .

in Diário de Noticias

Sabemos que Cavaco Silva preferia que os outros candidatos não lembrassem aos Portugueses que enquanto alguns dos candidatos lutavam, arriscando a própria vida, pela Liberdade, ele, Cavaco Silva, olhou para o seu umbigo e foi tratar da sua vida em Londres, preparando o seu doutoramento.
Assim como Cavaco gostaria que os outros candidatos não lembrassem que quando saiu do Governo Portugal tinha as maiores taxas de trabalho infantil da Europa e as mais elevadas taxas de abandono escolar na Europa.
Como também estamos certos que Cavaco não gostaria que os outros candidatos lembrassem como tratou milhões de Portugueses, tratando-os como números e que as vias e infra-estruturas construídas o foram graças ao muito dinheiro que veio da Europa, para onde Mário Soares, com a sua visão à frente do Mundo e da Europa, conduziu Portugal.
Bem assim, onde estava Cavaco Silva quando Portugal lutou ao lado de Timor, pela libertação de Timor Loro Sae ?
Quem era Primeiro-Minitro era António Guterres e Presidente da República Jorge Sampaio, tendo ambos tido a preciosa ajuda de Mário Soares cujo prestígio, reconhecimento e talento na política internacional permitiram ajudas importantes para a liberdade e a independência de Timor.
Em todos os momentos decisivos para Portugal, onde esteve Cavaco Silva ? Aliás, quem era para o exterior Cavaco Silva?
Nos longos 10 anos após a derrota humilhante nas Presidenciais de 1996, voltou-se, de novo, para o seu umbigo e voltou a tratar da sua vida. Não o vimos a ajudar os outros, a lutar pelos outros noutras instituições e noutros projectos de solidariedade. Não. Vimo-lo a tratar da sua vida.

ARGÉLIA : FALECIDO AYALA NUNCA SIMPATIZOU COM ALEGRE E PITEIRA SANTOS.



Ayala, lutador da Liberdade, foi preso, humilhado em Argélia. Verdadeiro lutador, Ayala é digno do nosso respeito, muitas vezes denunciado, perseguido, na Argélia.

quarta-feira, janeiro 04, 2006

AINDA EM COIMBRA....NA CÂMARA MUNICIPAL.


O Politicaehouse noticiou, com base em informações oriundas da Câmara Municipal, que um Eng.º Craveiro foi contratado para avaliar os terrenos que o município quer expropriar, e não lhe paga nada mal.
Isto é um facto de fácil confirmação.
Foi-nos dito tratar-se de família do ex-fiscalizador do Eurostadium e Dolce Vita, Eng.º João Paulo Craveiro, que recebia da Câmara de Coimbra a módica quantia de aproximadamente 4000 euros/mês para realizar esse trabalho.
Se o mesmo apelido for mera coincidência, pedimos, naturalmente desculpa aos visados, porém, isso não retira a essência da notícia: a Câmara continua a ser albergue de sociais democratas que, assim, não sentem a crise!

REUNIÃO DE CÂMARA AZEDA ENTRE SOCIAIS-DEMOCRATAS. UMA VERGONHA!


Durante a reunião do Executivo municipal:

-"Quem não tem educação não deve participar (nas reuniões)", disse Pereira Coelho, depois de ter sido interrompido por Lídio Lopes.
- "Deve ser para rir, não?" retorquiu Lídio Lopes
- "Isto é mais para a taberna e não estamos em nenhuma", sublinhou Coelho
- "Só se for na taberna vossa excelência costuma estar", disparou de novo Lopes.
Duarte Silva teve então que intervir para acalmar os ânimos entre os dois autarcas.

Perguntamos o que teria sido se o PS, na Figueira da Foz e na distrital , não tivesse andado a brincar e a colocar alguns interesses pessoais à frente dos do partido e da Figueira e tivesse candidatado alguém com mais credibilidade e curriculum político?!

terça-feira, janeiro 03, 2006

Sobre o post :"CÂMARA DE COIMBRA CONTINUA A SER ALBERGUE DE SOCIAIS-DEMOCRATAS. "

Pois bem Confirmo que não tenho nenhum irmão, nem sequer nenhum familiar que colabore com a Câmara de Coimbra.Tenho duas irmãs que vivem bem longe de Coimbra.No que me diz respeito, a notícia é totalmente invenção.Se quiserem confirmar, usem o meu email que é público, porque aparece todas as segundas-feiras no Diário de Coimbra:jpaulocraveiro@gmail.com .Sendo assim, da próxima vez que tiverem necessidade de confirmar alguma notícia que me envolva, terei todo o gosto em colaborar.Tenham um bom ano novo.
Assinado,João Paulo Craveiro

O Politicaehouse não quer deixar de publicar o desmentido recebido por João Paulo Craveiro, porque este se encontra no seu direito e além do mais estamos num blog democrático...

domingo, janeiro 01, 2006

O BALANÇO DO ANO 2005 NO PÚBLICO.


BAPTISTA AOS OLHOS DO PÚBLICO.
Afinal também há olhos como os nossos !

BAPTISTA NA TOCHA JÁ CRITICA O PRIMEIRO-MINISTRO!



O Politicaehouse soube que Victor Baptista, a passar esta época festiva na Tocha e em Mira, já critica o Primeiro-Ministro José Sócrates.

Baptista entende não ter sido a melhor a escolha de Mário Soares como candidato a Presidente da Republica, esperando por uma desastrosa derrota ( a ver vamos se será tão má como a sua em Outubro último ) , para além de criticar as medidas de restrição na Função Pública e a forma como elas têm sido tomadas por Sócrates e pelo Governo Socialista.

Aliás, foram muito poucas as iniciativas em que Baptista apareceu no âmbito da campanha presidencial de Mário Soares, deixando, neste particular, Fausto sozinho no trabalho. Correu a mandar o fax para a imprensa a apoiar Soares, mas aos poucos tem desaparecido do trabalho político desta campanha.

Bom, o Politicaehouse dá um conselho a José Sócrates: que não volte a confiar nas estruturas do seu partido nas próximas autárquicas, tomando ele as decisões que ora deixou a Jorge Coelho e às distritais.

Talvez assim, em 2009, não passe pelo vexame de ter candidatos como Baptista em cidades e concelhos com a dimensão de Coimbra.

Quanto ao mais, que assobie para o lado sempre que os cães ladrem ( alguns lideres partidários não são capazes de encarar as pequenas verdades - como as suas incapacidades para estar entre os melhores, no elenco governativo, optando por criticar aqueles que apoiaram no passado, a partir do momento em que percebem não ter o peso e a importância que julgavam ter para ocupar determinados lugares ).


PARA ALGUNS NÃO HOUVE NEM HAVERÁ CRISE.





O Politicaehouse deseja que em 2006 haja uma melhor distribuição da riqueza, mas deseja, sobretudo, que os melhores em cada sector de actividade sejam aproveitados, respeitados e desejados por Portugal, para que juntos possam contribuir para um futuro colectivo melhor.
Que a distribuição da riqueza seja mais equitativa e resulte do mérito de cada um e não do tão típico oportunismo e lobby de interesses das sociedades ditas capitalistas e neo-liberais, ondeos partidos políticos em vez de vigias da democracia se transformaram em sociedades comerciais.