quarta-feira, janeiro 25, 2006

ALEGRE TEM MAIS VOTOS QUE VICTOR BAPTISTA E EM CONJUNTO COM VOTAÇÃO DE MÁRIO SOARES DÃO A VITÓRIA AO PS EM COIMBRA.

ALEGRE VENCE 13 DAS 31 FREGUESIAS. BAPTISTA VENCEU 5 NAS AUTÁRQUICAS PASSADAS.

Cavaco Silva também venceu em Coimbra, mas com uma diferença de pouco mais de oito por cento sobre Manuel Alegre.
Aliás, a votação no concelho foi das mais expressivas que Alegre alcançou no país (32,92%, com 25.790 votos), enquanto o novo Presidente da República, o primeiro de uma força política de direita na vida democrática portuguesa, atingiu 41,11% (32.206 votantes).
Soares convenceu apenas 10.340 eleitores (13,20%) e ficará, assim, associado à maior derrota alguma vez sofrida pelo Partido Socialista em Coimbra.
Somando os 32.92 de Alegre com os 13,20 de Soares temos um conjunto de 46,12% de votantes que votaram à esquerda, em socialistas.
Quer isto dizer que Carlos Encarnação e Pina Prata devem olhar para estes resultados com atenção e perspectivando o futuro.
Se o PS mudar, e para isso é imprescindível que mude muito, e escolher para honrar as suas bandeiras políticas pessoas com credibilidade, a Câmara de Coimbra voltará a ser socialista.
Os resultados presidenciais de Coimbra são um espelho para onde Baptista e Fausto devem passar a olhar de vez em quando e com preocupação. Eles são os dirigentes socialistas dos últimos 15 anos.
É bom não esquecer que Baptista foi um dos principais apoiantes de José Sócrates, ficando-lhe muito mal criticá-lo agora pela escolha presidencial que tomou, ele que foi dos primeiros presidentes federativos a enviar o "fax da ordem" a apoiar o candidato escolhido pelo PS.
É bom não esquecer que as decisões que tomou nas últimas autárquicas, enquanto presidente do PS, deixaram marcas negativas na sociedade civil, escolhendo e impondo candidaturas pouco credíveis e polémicas.
É bom afirmar, por último, que fica mal a Baptista pedir agora responsabilidades políticas ao secretário-geral, José Sócrates, destes resultados quando ele não as quis tirar quando teve a derrota mais humilhante de sempre nas autárquicas de 2005.



3 comentários:

Politicae disse...

Engano seu meu caro Sargento Pimenta:
Se há coisa que estou a ser é coerente.
Apenad respondi às declarações de Baptista no Diário de Coimbra de segunda-feira.
Senão vejamos:
1. Baptista foi o primeiro a enviar para a comunicação social um fax de apoio imediato a Mário Soares, portanto, concordou com a decisão de José Sócrates;
2. Ao longo da campanha, qual covarde, foi-se afastando e mal se via nas acções de campanha de Mário Soares ou mesmo na sede de candidatura onde quase nunca parou;
3. Teceu, ao longo da campanha, várias críticas indirectas a José Sócrates pela escolha presidencial que ele, Baptista, mesmo se apressou a apoiar;
4. Quanto às autárquicas, Baptista recusou-se sempre a retirar consequências afirmando que uma derrota avassaladora fora na verdade uma meia vitória ( sem comentários);
5. Quanto a Manuel Alegre, nunca escondi que houve alguma influência, na sua expressiva votação, das medidas difíceis do Governo, mas sobretudo Alegre viu concentrar em si os votos dos que não concordaram com o método da escolha do PS, de alguns descontentes, mas sobretudo do facto de o candidato Mário Soares ter já 80 anos e de essa situação ter sido claramente inultrapassável no subconsciente colectivo.
6. Mas relembro que os votos de Alegre e Soares juntos dariam à esquerda em Coimbra maioria e a vitória, ao contrário de Baptista nas autárquicas.
Compreendo a vontade que o caro amigo Sargento Pimenta, social democrata que é, desejar agora proteger Baptista pois é seguramente o que mais lhe interessa para manter a maioria de direita actual na Câmara de Coimbra até 2013, mas isso só acontecerá se o PS definitivamente perder todo o juízo!

Anónimo disse...

Batista outra vez?
DEUS NOS LIVRE E GUARDE!

Esse não. E que tal o Tatonas? Pois é,não dá, já morreu! Então um qualquer!

Miguel Oliveira disse...

e o poloticae não acha que o PS vai continuar a perder o juízo?..
duvida que Vilar ganhe para a concelhia?

duvida que Baptista e Fausto continuarão a fazer parte da comandita?

não se iluda.. o ps com estes srs vai passar uns bons anitos no dakar.. ao não ser que tenha a boleia de alguém..